Qual é a importância de um designer de iluminação? Entenda Antes!

Qual é a importância de um designer de iluminação? Entenda Antes!

A iluminação é um dos pontos mais importantes em ambientes residenciais e comerciais. Ela é responsável por trazer conforto visual, aconchego e elegância aos ambientes.

Você sabe o que é design de iluminação ou lighting design? E sabe qual a sua importância em um projeto de arquitetura? Então confira este post e Entenda Antes tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!


O que é design de iluminação?

O design de iluminação, ou lighting design, que em tradução livre significa desenho de iluminação, nada mais é do que uma técnica de utilização da luz com fim estético ou funcional.

Veja também: Quais são as técnicas solares no projeto arquitetônico?

O seu objetivo é trazer resultados visuais em ambientes fechados ou abertos a partir da luz ambiente, baseado no conjunto de ações pensadas por um profissional, o chamado designer de iluminação. A ideia aqui não é deixar apenas os espaços mais bonitos, mas sim, destacar o que importa e esconder outras em determinados espaços.

O design de iluminação é usado também em eventos, casamentos e festas com o intuito estritamente estético, produzindo cores e recantos iluminados para determinadas áreas do ambiente.

INDESIGN ARQUITETURA

O que faz um designer de iluminação?

O designer de iluminação é o profissional que vai decidir quais serão os efeitos de iluminação de um projeto. Ele irá priorizar os benefícios da ergonomia visual em espaços amplos, com entradas de luz natural.

Seu trabalho é trazer soluções de iluminação, considerando os cortes na estrutura, aberturas, uso de vidros e outras elementos que ajudam na otimização da iluminação.

Ou seja, um designer de iluminação cria condições para a entrada adequada de luz ambiente e natural em seus projetos, utilizando também luz artificial.

Flávio Lima Arquitetura

No dia a dia, um profissional de design de iluminação deve escolher fontes de luz, afastar a redução da iluminação e selecionar a distribuição de cores no ambiente, fugindo sempre de exageros.

De forma prática, podemos exemplificar seu trabalho da seguinte maneira: quando o arquiteto começa a projetar uma sala de escritório, por exemplo, precisa dar prioridade a entrada de luz natural, aproveitando o máximo que puder sua presença e seus efeitos. No entanto, não se pode também deixar entrar luz natural demais, ou terá problemas de ofuscamento. Por isso, tudo deve ser muito bem pensado e planejado pelo profissional.

Flávio Lima Arquitetura

Qual a importância do design de iluminação no projeto?  

A luz é uma ferramenta poderosa que pode valorizar qualquer ambiente quando usada de forma adequada e cuidadosa na interação com o espaço, formas, superfícies, texturas, cores e, o mais importante, com as pessoas que ali convivem.

Um bom projeto de iluminação em um ambiente corporativo ou comercial, pode fortalecer os valores da marca, aumentar a produtividade, melhorar o bem-estar e até mesmo as vendas.

Com a iluminação certa, um ambiente descontraído pode ganhar uma atmosfera mais sofisticada e os espaços mais maçantes também podem ser transformados.

Por isso, é tão importante contar com a ajuda de um profissional especializado em iluminação que saiba aliar a arte do design com as tecnologias disponíveis.

Fundos Arquitetura

O que deve ser levado em consideração em um projeto de iluminação?

Na hora de elaborar um projeto de iluminação, o profissional responsável deve levar em consideração 5 fatores:

1- Características do espaço

Esse é um dos pontos mais importantes do projeto, em função do qual a forma de iluminação será definida.

2- A cultura dos ocupantes do espaço

A origem de quem vai usufruir o ambiente, a maneira de ser de cada povo, e até mesmo a localização geográfica do imóvel devem ser observadas na hora das escolhas do profissional.

3- Preferências e estilos pessoais

O profissional deve sempre lembrar que o ambiente servirá a seus ocupantes e por isso esses devem ser consultados sobre suas preferências em relação às soluções propostas.

4- Sustentabilidade

Deve ser priorizado a luz natural ou o uso de luz artificial com baixo consumo de energia.

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

5- Funcionalidade

Por fim, os quatro fatores anteriores não podem impedir que o ambiente seja funcional e atenda às necessidades dos usuários.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento
×