O que são casas autossuficientes? Entenda Antes!

Casas autossuficientes - Entenda Antes

Imagine uma casa que produz sua própria energia elétrica, reaproveita a água da chuva, tem um baixo impacto ambiental e os alimentos são produzidos pelos próprios moradores. Estamos falando das casas autossuficientes, um estilo de construção que procura equilibrar o consumo em geral com o desenvolvimento sustentável.

Não é à toa que as casas autossuficientes são uma grande tendência na arquitetura sustentável em todo o muito. Isso porque existem muitos benefícios ao adotar esse tipo de construção – tanto para os moradores quanto para o meio ambiente.

Então, se você quer saber o que são casas autossustentáveis e como funcionam as construções, basta continuar a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que são casas autossustentáveis? 

As casas autossuficientes, também chamadas de casas autônomas, são construções que fornecem e aproveitam a maior parte dos recursos necessários para seu funcionamento. Assim, elas não dependem de fornecedores externos de energia elétrica, água, gás, alimentos ou outros recursos.

Dessa maneira, uma casa sustentável utiliza sistemas de captação de energia sustentável, suporta a captação de água da chuva e possui um sistema de ventilação natural. Além disso, outra característica de uma casa autônoma é a utilização de produtos reciclados em sua construção.

Assim como outras construções verdes, as casas autossuficientes também se preocupam com o descarte e reaproveitamento de resíduos. Por isso, é comum que as habitações nesse estilo tenham um sistema de compostagem e reciclagem.

Casas autossuficientes

O que não pode faltar em casas autossuficientes?

Seguindo essa definição, cada casa autossuficiente pode ser configurada de uma maneira diferente, dependendo do clima, localização e as necessidades dos moradores. Mas, basicamente, o projeto de arquitetura sustentável nessas construções envolve os seguintes aspectos:

Energia elétrica

Em primeiro lugar, as casas autossustentáveis  dependem de si mesmas para obter energia elétrica. A principal forma de conseguir isso é através da energia solar, uma das fontes de energia renováveis mais eficientes para abastecer uma casa.

Os painéis fotovoltaicos instalados no telhado geram energia elétrica suficiente para operar luzes e aparelhos eletrônicos. Em muitos casos, as casas autossuficientes são capazes até de fornecer energia de volta à concessionária depois de suprir suas próprias necessidades.

Casas autossustentáveis

Água

A construção de uma casa autossuficiente também precisa considerar a fonte de abastecimento de água. Algumas residências podem optar por um sistema de poço ou cisterna para fornecer água potável.

Além disso, é essencial considerar um sistema de captação de água da chuva. Essa técnica serve para acumular e reutilizar as águas pluviais, ao invés de permitir que elas simplesmente sejam descartadas. Dessa forma, é possível regar plantas, lavar roupas e limpar a casa, por exemplo.

Veja também: “Como funciona uma cisterna? Vale a pena ter uma?”

Casas autossuficientes

Gás

Já pensou em utilizar os resíduos orgânicos (como restos de alimentos) e fezes de animais (ou até de pessoas) para gerar gás de cozinha? Isso é possível com o biodigestor, um sistema bastante utilizado em áreas rurais, como fazendas e granjas.

A novidade é que já existem biodigestores domésticos que podem ser usados em casas autônomas. Esse sistema é compacto, eficiente e possui ótimo custo-benefício. Assim, os próprios resíduos gerados pelos moradores são transformados em gás de cozinha e fertilizantes para hortas e jardins.

Alimentos

Por falar nisso, cultivar frutas e vegetais orgânicos é um passo importante para quem deseja ter uma casa autossuficiente. Apesar de exigir muito esforço e dedicação, ter uma horta no quintal ou terraço definitivamente vale a pena.

O ato de cultivar seus próprios alimentos tornam os moradores mais independentes de supermercados e varejões. Isso sem contar no privilégio de comer legumes frescos e ter uma vida saudável, concorda?

Casas autossuficientes - Entenda AntesUne Arquitetura

Veja também: “Essas casas são para quem ama jardins!”

Considerações finais

A preocupação ambiental, juntamente com o aumento nos preços da eletricidade, água e outros serviços, criaram um maior interesse em um estilo de vida autossuficiente. Assim sendo, a arquitetura sustentável tem um papel muito importante, já que as casas autossuficientes estão se popularizando pelo mundo.

Para concluir, essas moradias geram benefícios para os moradores, principalmente no que diz à economia de dinheiro a longo prazo. Além disso, o meio ambiente agradece com a redução de emissão de gases poluentes e desperdício de recursos naturais.

E então, gostou de nosso artigo? Nos diga nos comentários o que você acha das casas autossuficientes!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário