Quais são as técnicas solares nos projetos arquitetônicos? Entenda Antes!

Você já parou pra pensar sobre a importância do posicionamento da sua construção em relação ao sol? Pois é, além de trazer vários benefícios para a saúde e para o humor dos moradores, a luz solar é importante para o conforto e para a iluminação natural do imóvel e por isso é bom ficar de olho nas técnicas solares na hora da elaboração do projeto arquitetônico.

Veja também: Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

Acompanhe esta matéria e aprenda algumas das principais técnicas solares e dicas que vão te ajudar na hora de comprar seu terreno e elaborar seu projeto arquitetônico.

A importância do sol para o projeto arquitetônico

O posicionamento de uma construção no terreno em relação ao sol, ou seja, a sua orientação solar, é um importante aspecto que arquitetos e engenheiros devem levar em consideração na hora de elaborarem o projeto de um imóvel.

Veja também: Por que contar com um arquiteto para planejar sua obra?

Não se deve negligenciar a influência do sol, isso poderá acarretar sérios problemas no futuro, já que a luz solar influencia em diversas variáveis como iluminação, conforto, sustentabilidade e até mesmo na duração de estruturas e móveis.

De maneira geral podemos dizer que o lado norte é o que recebe a maior parte da insolação diária. O lado leste recebe o sol da manhã e o oeste o sol da tarde.

Assim, o projeto arquitetônico deve ser pensado para obter, dentro do possível, o melhor posicionamento em relação ao sol. Na hora de definir a disposição dos cômodos, das janelas, dos elementos de proteção solar como brises, toldos e marquises e também da posição de placas solares, se assim os moradores desejarem.

FREITAS ARQUITETURA E INTERIORES

Veja também: Como alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico?

A posição ideal dos cômodos

O ideal é que os quartos e varandas estejam localizados no lado leste do imóvel, assim eles recebem o sol da manhã e não ficam muito quentes no período da tarde. A única exceção aqui, são os imóveis localizados no sul do país ou em regiões frias, nesses casos, vale construir os quartos no lado oeste, aproveitando o calor do meio dia.

Já os cômodos de pequena e média permanência, como área de serviço e garagem, devem ficar no lado oeste. Principalmente na área de serviço é importante a incidência do sol na parte da tarde para auxiliar na secagem de roupas.

O lado sul é o mais complicado, pois no inverno não teremos sol e no verão, apenas nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. Então, pode ser uma boa ideia colocar a cozinha no lado sul, já que por ser o cômodo mais quente do imóvel, ela não precisa receber muita luz do sol.

No entanto, não basta apenas analisar o percurso do sol para garantir uma casa aquecida e iluminada, é preciso levar em consideração o entorno do local, como a posição das árvores, prédios e outras edificações ao redor que podem contribuir com o sombreamento do terreno.

A iluminação natural do imóvel

Além do conforto térmico, um imóvel bem posicionado em relação ao sol pode reduzir a necessidade de lâmpadas, trazendo uma enorme economia na conta de energia. Portanto, na hora da elaboração do projeto arquitetônico é importante ter cuidado na hora de decidir onde serão colocadas as janelas, aberturas e claraboias.

As janelas, claraboias e portas de vidro deixam o imóvel mais aconchegante e ainda servem para aproveitar a luminosidade externa. Aqui vale destacar que é uma tendência atualmente as fachadas de vidro temperado, laminado ou mesmo aqueles mais resistentes que protegem contra os raios UV.

Ainda com relação à posição das janelas e portas, é bom lembrar que elas também podem auxiliar na refrigeração do ambiente. Utilizando-se a técnica da ventilação cruzada, com portas e janelas localizadas em paredes opostas ou adjacentes, de acordo a orientação do vento. Com isso você consegue um ambiente mais arejado e diminui a necessidade de utilização de ar-condicionado, um grande vilão na conta de energia.

Flávio Lima Arquitetura

Concluindo…

Ambientes ensolarados na medida certa são muito mais saudáveis. E, também fazem muito bem para o bolso, pois será possível economizar energia elétrica, seja no menor consumo de luz artificial, seja com menor consumo de aquecedores e ar condicionados.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário