20 ideias para montar um lindo projeto de paisagismo!

Ilustração de um projeto de paisagismo

Neste artigo, iremos abordar a respeito de diversas ideias para se montar um lindo projeto de paisagismo. Falaremos  sobre a importância de ter um bom desenho para o seu jardim. Assim como, a procura por um profissional que possa montar o seu projeto. Além, claro, de muitas dicas.

O projeto de paisagismo

Primeiramente, o projeto de paisagismo visa a construção de um espaço que seja adequado ao uso e que também  as necessidades do seu usuário. Portanto, para a criação de um determinado projeto, deve-se levar em conta algumas características. Como por exemplo: harmonia, equilíbrio, além é claro de um grande conhecimento a sobre plantas ornamentais. Entretanto, é importante destacar que o paisagismo é algo muito maior que uma simples definição de espécies vegetais.

Desse modo, existem muitas “especialidades” de paisagismo. Afinal cada área/lugar precisa de um projeto especifico. Aqui, ressaltaremos a principal divisão: espaços públicos x espaços privados.

20 ideias para montar um lindo projeto de paisagismo!

O paisagismo em espaços públicos, como o próprio nome já diz, é aquele de uso comum de todos, portanto existem:

  • Projeto de Rua: sua maior função consiste na circulação e é considerado um dos elementos mais importantes de uma cidade;
  • Projeto de Praça: utilizada na maioria das vezes para encontros de pessoas, momentos de lazer;
  • Projeto de Parque: um pouco parecida com as praças, os parques possuem a função de lazer e bem-estar para os indivíduos.

Leia também: 10 dicas para você começar a fazer um jardim vertical

Já em relação aos espaços privados, podemos destacar:

  • Paisagismo residencial: se destacam por evidenciar vários conjuntos constantes no ambiente, como por exemplo, modelo de piso, acessos, caminho etc;
  • Paisagismo em edifícios privados: dentre as várias funções importantes, cumpre mencionar a transição das pessoas e a maneira como elas devem adentrar ao edifício, e até mesmo a organização entre blocos, caso haja;
  • Paisagismo em edifícios púbicos: possuem praticamente as mesmas funções do modelo anterior, entretanto, com uma problemática com relação a manutenção necessária neste ambiente.

E você caro leitor, tem ideia de como iniciar o seu projeto? Passaremos a demonstrar a importância de um profissional para modular o seu projeto.

Como montar um projeto de paisagismo?

A princípio o jardim visa a valorização de um elemento decorativo da sua casa. No entanto, para que possamos desenhá-lo, devemos ter em mente que o jardim possui a mesma importância que qualquer outro ambiente da sua residência. Portanto, alguns itens são extremante importantes e essenciais para o inicio do seu projeto de paisagismo, as necessidades do cliente, a realização de um levantamento fotográfico, uma minuciosa coleta de dados e uma investigação a respeito dos espaços que devem constar no projeto.

Leia também: 5 Técnicas de Paisagismo e Jardinagem que você precisa conhecer. Entenda Antes!

Contudo, nada seria possível sem a ilustre participação de um profissional. O arquiteto paisagista, possui a função de pensar e planejar um determinado ambiente, deixando-o apresentável para aqueles que o usufruirão.

Embora o profissional somente é procurado quando o interesse é a estética do local, este deverá levar em consideração muitos fatores. Entre eles a harmonização dos quatro elementos essenciais em um determinado projeto: geográficas, hidrográficas, bióticas e humanas.

Além de todas as informações repassadas até o momento, selecionamos algumas ideias importante e interessantes a serem utilizadas:

20 ideias para montar um lindo projeto de paisagismo!

  1. Vale a pena investir em uma iluminação que valorize ainda mais o seu projeto de paisagismo.
  2. O jardim vertical tem sido uma tendência e uma opção muito utilizadas em projetos de paisagismo.
  3. Outra grande ideia e que cairá muito bem no paisagismo, é a utilização de pedras e madeiras nesse ambiente.
  4. Caso o seu projeto de paisagismo seja localizado em ambiente externo, utilize bancos, pufes e outros móveis de jardim para deixar o seu local ainda mais confortável.
  5. Em residências que o espaço externo seja maior, opte por plantar árvores frutíferas.
  6. Uma dica bastante utilizada é o pergolado.

 

Leia também: 90 Modelos de jardins externos para você se inspirar | Dicas para montar um incrível jardim externo.

 

  1. Pensando em algo criativo, que tal colocarmos um lago artificial.
  2. A utilização de decks em madeira é muito recomendada. Principalmente, para aqueles que buscam deixar o seu ambiente ainda mais aconchegante.
  3. Preencha os espaços vazios de sua casa. Afinal, a presença de plantas e flores fazem com que os locais que antes eram vazios, ganhem vida.
  4. A presença de fontes de água também deixará o seu projeto mais elegante. Lembrando que pode ser encontrado em diversos tamanhos e modelos.
  5. Uma dica barata e de fácil acesso, são os caixotes. Eles trazem um visual inovador ao seu projeto de paisagismo.
  6. Neste caso, lembre-se das redes e balanços.

 

Leia também: Como escolher as luzes para jardim? Entenda Antes!

 

  1. Para aqueles que não possuem uma área externa em sua residência, a dica é um jardim de inverno. Ele traz sofisticação e leveza para o ambiente.
  2. Seja sincero com o seu cliente e o oriente sobre a demora no crescimento das plantas, e que isso requer cuidados diários.
  3. Não podemos deixar de falar também que um projeto de paisagismo deve ser pensados para espaços que serão realmente aproveitados diariamente pelas pessoas.
  4. Afim de aproveitar ao máximo esse seu espaço, disponha de mesas e cadeiras no seu projeto de paisagismo.
  5. No seu projeto de paisagismo também há de ser estudado o clima. Pois, não podemos nos esquecer das chuvas, da umidade do ambiente e a incidência de luz solar.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre vasos vietnamitas

 

  1. Lembre-se que um projeto de paisagismo mal elaborado e mal planejado, possui um elevado custo de manutenção. Bem como a troca periódica de eventuais plantas que fazem parte do ambiente.
  2. Vale a pena a contratação de profissionais qualificados que realmente entendam do assunto paisagismo.
  3. Finalizamos lembrando da importância em providenciar a manutenção em seu jardim. Afinal, para que ele permaneça bonito e florido, é preciso cuidar diariamente dele.

 

Projeto de paisagismo de Flávia Bighetti

Projeto pronto, e agora?

Agora que você já conferiu dezenas de dicas extremamente valiosas  para montar um lindo projeto de paisagismo, é hora de pensar na criação do seu próprio ambiente. Como já mencionado, você precisa de um profissional capaz de lhe auxiliar com a mudança do seu ambiente. Mas, você precisa deixar ele com a sua cara, sua personalidade. Essa é a dica de ouro.

Por fim, vale lembrar que, um projeto de paisagismo sempre valoriza qualquer imóvel. Além é claro, de trazer um ambiente muito mais aconchegante para toda a sua família e amigos. Por isso, vale a pena investir, tempo e dinheiro.

 

Como o projeto de paisagismo é importante para a harmonia do jardim

 

Veja também:O que é Paisagismo e qual sua vantagem? Aqui você encontra inúmeras dicas para montar um lindo projeto de paisagismo, tornando o seu ambiente ainda mais prazeroso e acolhedor. Explicamos o conceito e as vantagens de ter uma base do projeto, bem como a necessidade da contratação de um profissional que lhe dará dicas a serem utilizadas e implantadas da melhor maneira.

Leia também: Está pensando em começar uma horta? A gente te ajuda!

Esperamos que tenham gostado do assunto. Caso tenha surgido interesse, e até mesmo restado alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, prontos para oferecer, com total segurança e eficiência, todo o suporte necessário. A Entenda Antes foi criado para que possamos ter a troca de conhecimento e informação, pois é o meio que possui o poder de melhorar os nossos negócios; além disso, acreditamos também que se faz necessário a busca pela facilidade, comodidade e agilidade.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário