Tudo o que você precisa saber sobre vasos vietnamitas

Tudo o que você precisa saber sobre vasos vietnamitas

Na hora de decorar, os vasos vietnamitas podem ser usados como peças coringas. Visto que acolhem múltiplas possibilidades de ambientação, além de outras vantagens, como durabilidade e economia a longo prazo. Razões pelas quais estão se tornando cada vez mais uma tendência entre os amantes da arte de decorar. São detalhes que vão dos acabamentos até suas cores e que são essenciais para transmitir a personalidade de um lugar.

Para evitar a dor de cabeça por um resultado insatisfatório, é fundamental obter informação, antes de colocar o seu projeto em marcha. Conhecimento, aliado a um bom planejamento, facilita as escolhas e agiliza os passos rumo a decoração dos sonhos.

A partir de agora, vamos trazer em detalhes tudo o que você precisa saber sobre vasos vietnamitas. O que são e como identificá-los? Quais tipos existem e como usá-los?

Boa leitura!

O que são vasos vietnamitas e como identificá-los?

Modelos de Vasos vietnamitas

As características mais marcantes desses vasos são as cores e a intensidade do brilho. Por isso, é comum que sejam confundidos com os de com fibra de vidro ou até mesmo com uma técnica de pintura.

Portanto, para não cair no engano, observe como as informações abaixo podem ajudar na identificação da originalidade dos vasos.

O termo vietnamita vem de Vietnã, que é o país de origem e produção dos vasos. O processo produtivo é artesanal, conferindo a cada peça características únicas. Com toda a certeza, algo essencial para quem não abre mão da singularidade.

Cada molde recebe no seu interior a aplicação de várias camadas de argila. Como resultado, esse processo vai advir na maior resistência e durabilidade dos objetos. De tal forma que, podem ser quase duas vezes mais espessos que os de outras procedências.

Continue lendo sobre esse assunto: Vasos para Decoração – Os Ambientes de não serão os mesmos!

A argila pode ter várias cores: cinza, vermelha, amarela, branca, preta ou verde. É a alta temperatura que a transforma em material cerâmico. A  argila do Vietnã é rica em um mineral chamado mica, o que resulta em uma coloração mais clara e inclinada ao cinza.

A aparência esmaltada das peças é resultado da técnica utilizada na pintura. Visto que, eles não trabalham com uma “tinta pronta”. A cor é consequência da exposição do material ao calor do forno a lenha. Em outras palavras, a mistura da coloração derrete e é fundida à cerâmica. Como resultado, gera uma superfície mais encorpada e brilhante.

Como a temperatura do forno é algo variável, uma peça pode apresentar distintas tonalidades de uma mesma coloração. Como resultado, cada vaso se torna único.

Outro detalhe não menos importante é o fato de a borda do vaso e parte do seu interior também serem contempladas com a esmaltação.

Resumindo, a identificação de um vaso vietnamita envolve em:

  • Reconhecer a espessura, que tem quase o dobro de volume em relação aos demais
  • A tonalidade acinzentada da parte interna
  • A coloração de aparência “manchada”
  • O brilho em todo o exterior da peça, incluindo a borda.

Ao comparar os vasos do Vietnã com os fabricados na China e no Brasil, por exemplo, notamos a coloração da argila que é avermelhada, em função da presença do ferro, mineral presente nessas regiões de extração.

Além disso, a esmaltação é feita com tinta comum, que dá uma aparência de uniformidade na pintura em toda a extensão das peças.

Os vasos chineses também têm como particularidade a borda na tonalidade da argila, em consequência do processo de queima durante a utilização do forno.

Quais os tipos de vasos vietnamitas?

Considerando que decorar tem a ver com história, memória, comportamento, estilo de vida, entre outras manifestações pessoais, é que se pode pensar na versatilidade que os vasos vietnamitas possibilitam.

Até agora foi apresentada a superfície brilhante como uma das características para identificá-los. No entanto, estão também as possibilidades foscas, para os que se identificam mais com esse estilo.

São muitas as opções de cores, tamanhos e formatos que podem ser redondos, quadrados, ovalados, altos, baixos, vasos para fonte, cachepot e em formato de bacia com diâmetros diversos. Além disso, cada tipo de planta pede um perfil de vaso. Logo, a escolha também será influenciada por este fator.

Quanto às cores, é possível encontrar distintas tonalidades de azul, verde, vermelho, preto, cinza, branco, entre outras. Assim como, alguns vasos podem ter mais de uma cor, o que os deixam particularmente especiais pelo resultado da variedade de tons que a técnica de produção permite.

Os benefícios que envolvem a utilização desses objetos são inúmeros: beleza, qualidade, resistência, não sofre descoloração e não trinca. Independentemente da força da raiz das plantas, é raríssimo que o vaso venha a trincar.

Os vasos comuns de cimento ou cerâmica, por exemplo, com a ação do tempo perdem a cor, descascam e racham, desvalorizando a estética e impulsionando novas compras para substituição.

Os vasos vietnamitas são resistentes ao clima e mantém as suas cores e aparência ao longo do tempo. Por isso são considerados objetos de decoração completa, porque não se deterioram através da exposição solar, podendo ser utilizados também na decoração externa.

Grandes projetos, como os de condomínios e edifícios, por exemplo, já consideram tais escolhas. Já que garantem resistência e beleza, mas também por essas qualidades representarem a valorização das construçõe.

 Como posso usá-los na decoração da minha casa?

Vasos vietnamita decorando um deck

Como aliados das belezas naturais, podem ser utilizados em jardins, sacadas e áreas externas com plantas de pequeno ou grande porte.

Os espaços da varanda ou piscina também são ótimos lugares para serem harmonizados com as diferentes texturas e tonalidades.

Realçam ambientes monocromáticos com suas cores e o uso de plantas.

A variedade de modelos e tamanhos traz muitas possibilidades de personalizar espaços amplos ou aquele cantinho especial.

Com tantas possibilidades, fica evidente que, além de dar vida, cor, realce e sofisticação aos ambientes, os vasos vietnamitas são excelentes opções para economizar, já que são peças feitas para durarem por toda a vida. É a relação custo-benefício perfeita!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário