Descubra como cuidar do seu Jardim de uma forma fácil para sempre mantê-lo bonito. Entenda Antes!

Descubra como cuidar do seu Jardim de uma forma fácil para sempre mantê-lo bonito. Entenda Antes!

Para você ter um jardim incrível com folhas e flores cheias de vida parece algo possível apenas nessas revistas que falam sobre casa e jardim? Pois saiba que é totalmente alcançável ter um jardim bonito e saudável, desde que você Entenda Antes sobre os cuidados necessários e realize a manutenção das plantas.

A maioria das plantas precisa de sol, água e nutrientes para crescerem saudáveis. Além disso, a prevenção de pragas e doenças deve fazer parte da rotina de cuidados de um jardim.

Se você não sabe como cuidar de um jardim, pode ficar tranquilo. Neste artigo, você vai descobrir como manter seu jardim como um profissional. Ah…e não se preocupe pois não vai ser necessário dedicar horas e horas do seu dia para isso. Reservar um momento semanalmente para cuidar do seu jardim já é suficiente!

Veja também: Qual o melhor estilo de Jardim para sua casa? Entenda Antes!


Tenha as ferramentas básicas

Antes de começar, é preciso ter algumas ferramentas básicas de jardinagem. Quanto maior for o seu jardim, mais ferramentas vai precisar. Mas, basicamente, quem quer cultivar algo em vasos ou no quintal precisará de: luvas de jardinagem, regador, pá, garfo, faca afiada e pronto, é só colocar a mão na massa (ou melhor, na terra).

Regue regularmente

Regue o jardim regularmente para fornecer a quantidade de água necessária para cada espécie de planta, mas tenha cuidado para não pecar pelo excesso. Geralmente, fazer a rega de 1 a 2 vezes por semana já é o suficiente.

Se o jardim fica distante, você pode apostar em um sistema de irrigação para regular a quantidade de umidade no solo. Outra dica importante é regar as plantas à noite ou no início da manhã, nunca em sol forte. Assim, você garante que a água evapore naturalmente.

Retire ervas daninhas

Outra dica essencial de como cuidar do jardim é retirar as ervas daninhas. Elas acabam competindo com as plantas do jardim por água e nutrientes e podem abrigar pragas e doenças.

Assim que as ervas daninhas aparecerem, aplique produtos específicos para conter os invasores ou arranque pela raiz. Uma dica extra para manter as ervas daninhas bem longe é cobrir o solo com restos de materiais orgânicos, como cascas de árvore ou pedriscos.

Aplique fertilizantes

O solo não fornece todos os nutrientes necessários para que as plantas cresçam fortes e saudáveis. Por isso, é preciso utilizar fertilizantes para suprir os nutrientes às plantas quando elas precisarem.

Para fazer a adubação é preciso seguir as recomendações do rótulo. Tanto os fertilizantes orgânicos quanto os sintéticos não podem ser aplicados em excesso pois queimam as plantas ou estimulam o crescimento das folhas, e não dos frutos.

Faça podas frequentes

As podas são importantes para que as plantas continuem crescendo saudáveis. Removendo as flores velhas, o jardim fica mais bonito e a planta floresce mais. Colhendo os frutos maduros e retirando os galhos em excesso, as árvores dão frutos mais saborosos.

Por isso, verifique a frequência ideal para a poda das suas plantas e inclua essa atividade em sua rotina de cuidados com o jardim.

Cuide do gramado

Além de transmitir uma impressão de desleixo, a grama alta prejudica o crescimento das outras plantas. Por isso, é recomendável aparar a grama regularmente para que ela meça entre 5 e 9 centímetros de altura.

Verifique as plantas regularmente

Ao cuidar de um jardim, você precisa verificar as plantas pelo menos uma vez por semana para detectar sinais de doenças ou problemas de pragas. Se perceber algum sinal de que a planta não está saudável, use o inseticida apropriado e retire as plantas infectadas para evitar a propagação da doença para outras plantas.

Não aglomere plantas

As plantas que estão muito juntas têm seu crescimento prejudicado por causa da competição por água, nutrientes e luz. Além disso, as doenças se propagam com mais facilidade por causa da proximidade entre elas. O ideal é aparar os caules danificados e tirar algumas mudas para reorganizar as plantas, melhorando o fluxo de ar e nutrientes entre elas.

Esperamos que essas dicas simples de manutenção e cuidados com o jardim sejam úteis para manter suas plantas sempre saudáveis!

Veja também: 6 Estilos de decoração para Jardins. Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

 

 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento
×