Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame – Entenda Antes!

Revestimento externo para construções em sistema Steel Frame

O Steel Frame, é uma estrura formada por peças de aço galvanizado, e se configura como um sistema construtivo que tem despertado cada vez mais curiosidade dos profissionais do ramo da construção civil brasileira. Pois trata-se de um método que, tem crescido muito cada vez mais no Brasil.

Nós escrevemos este post com o objetivo de introduzir, brevemente, o contexto no qual está inserido o Steel Frame no Brasil. Para isso, buscamos em um primeiro momento realizar uma contextualização histórica do sistema para que possamos, em seguida, iniciarmos a nossa discussão sobre o caso particular brasileiro. 

Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame!

O que é o steel frame?

O método Steel Frame é um sistema construtivo criado nos Estados Unidos da América e amplamente difundido no mundo todo. Trata-se de um processo que encontra suas origens no começo do século XX. E mais precisamente naquele período posterior ao final da Primeira Guerra Mundial; mas anterior à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Esse é um momento histórico conhecido por historiadores como  “entreguerras”.

A primeira construção de uma casa no modelo Steel Frame ocorreu no ano de 1933 durante a Feira Mundial de Chicago. Contudo, fora apenas com o final da Segunda Guerra Mundial que as empresas estadunidenses adquiriram experiência o suficiente com o aço para que houvesse uma ampla difusão do método Steel Frame.

Contudo, não podemos argumentar que a propagação do sistema pelo mundo ocorreu devido à expertise dessas empresas. Encontramos outro fator fundamental na geopolítica mundial do pós-Segunda Guerra; a necessidade de métodos construtivos eficientes para a reconstrução da Europa.

Nesse sentido, o fato dos Estados Unidos da América terem se envolvido diretamente com os esforços  de reconstrução dos países destruídos durante o conflito, resultou na exportação do sistema Steel frame para o cenário mundial. Foi empregando esse método que ocorreu a reconstrução de diversos locais profundamente destruídos pela Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Licença e legislação para casas pré-fabricadas

Notavelmente, podemos destacar as cidades japonesas atingidas pelas bombas nucleares, Hiroshima e Nagasaki. Esse episódio demonstrou a eficiência do sistema Steel Frame  de tal forma para o público japonês, que a nação asiática o adotou e hoje é a metodologia mais empregada no país.  

Nesse momento, nosso leitor deve estar se perguntando no que consiste o método construtivo Steel Frame. Ele se configura em um processo de construção que faz uso de estruturas de aço galvanizado como alicerces de sua estrutura, criando uma espécie de “esqueleto”  metálico que dará a forma para a futura edificação. 

Em seguida, essa estrutura é preenchida com chapas especializadas. Geralmente essas chapas são compostas por um tipo de madeira especializada, denominada de OSB (Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientada), contudo, é possível fazer uso de materiais, tais como placas cimentícias e Siding Vinílico. 

Mais do que nunca é grande a procura por alternativas que ofereçam uma ótima relação custo-benefício e rapidez na execução da obra.

Assim, é sempre uma ótima ideia poder utilizar materiais pré-fabricados e um sistema de montagem capaz de erguer uma construção em um curto espaço de tempo e sem o uso de cimento. E, nesse contexto, um modelo se destaca: o steel frame.

Quando chegou o sistema Steel frame no Brasil? Por que ele tem se tornado um queridinho?

Com o método construtivo Steel Frame devidamente exposto, torna-se possível versarmos sobre sua chegada no Brasil. Como mencionado previamente, o método Steel Frame não é uma metodologia recente, mas que data do período pré-Segunda Guerra Mundial. Contudo, a chegada do sistema Steel Frame no Brasil foi tardiamente. Afinal, foi somente nos meados da década de 90.  

Essa chegada tardia impactou diretamente na difusão da metodologia no país. Assim sendo, resultando em uma baixa adoção do sistema Steel Frame pelas construtoras brasileiras. Nos dias de hoje, apenas 3% de todas as construções realizadas no país são feitas pelo método Steel Frame no Brasil. 

Contudo, faz-se necessário apontar que, apesar de sua baixa adoção, aquelas empresas que empregam o método Steel Frame têm optado pelo seu uso cada vez mais. Trata-se de um sistema que vem se tornado um queridinho de grandes empresas devido à sua precisão. Bem como, por sua confiabilidade e sua sustentabilidade ambiental.

Grandes empresas multinacionais, como a neozelandeza  Framecad e a estadunidense LP Building Products, têm apostado pesado no sistema Steel Frame. Essas companhias acreditam que o mercado da construção civil brasileira possui um grande potencial e que o Steel Frame no Brasil ajudará a realizá-lo.

Quando chegou o sistema Steel frame no Brasil?

Leia também: 10 Curiosidades sobre o sistema steel frame para construção de casas

Relativo às vantagens presentes no método Steel Frame, iniciamos nossa discussão discorrendo um pouco sobre a precisão desse sistema. Por se tratar de uma metodologia que mistura processos de fabricação e de montagem, o Steel Frame se configura como um processo de construção que possui maiores similaridades com uma linha de montagem do que com uma obra de alvenaria tradicional.

Essas particularidades existentes no momento da construção se traduzem diretamente nos resultados obtidos pelo sistema Steel Frame. Logo de imediato, podemos ressaltar que a primeira consequência é uma maior previsibilidade da obra. O Steel Frame permite que se estabeleça um prazo final logo no momento de planejamento de qualquer edificação. 

O segundo efeito é a rapidez que esse processo possui. A aplicação do método Steel Frame em uma obra pode resultar em uma diminuição do tempo total de construção de até 300% quando comparado com projetos de alvenaria tradicionais.

Vantagens do Steel Frame

  • Aparência dos imóveis

A beleza estética dos imóveis construídos a partir do Steel Frame é de invejar qualquer casa feita de alvenaria. Isso acontece, porque o imóvel feito com aço galvanizado é muito mais moderno e arrojado. E ao mesmo tempo também traz uma característica mais rústica e industrial.

Ao fazer uma casa em Steel Frame é possível construir uma varanda com os perfis de aço e revestir o piso com madeira por exemplo. Também é possível partir para uma arquitetura diferenciada, com ambientes integrados pelos perfis, que podem ser pintados da cor que o proprietário desejar.

Uma opção muito interessante também é fazer uma ampla janela dividida pela liga de aço, que ainda pode serviços como a fachada frontal da casa. Um ambiente bem iluminado com esse tipo de fachada/janela encanta a todos que visitam ou residem no imóvel.

A estrutura metálica desse modelo de construção também abre a possibilidade de realizar diversas aplicações decorativas, sejam elas na delimitação de ambientes, na construção de belas sacadas ou até mesmo para construir um pé direito alto no ambiente.

O uso do Steel Frame também é uma forma de investimento, já que o material agrega características únicas ao imóvel.  Isso permite também que a residência seja valorizada por sua aparência estética.

  • Sustentabilidade do modelo

Uma das coisas mais legais a respeito do Steel Frame é que ele é muito sustentável. Em obras de alvenaria, há resíduos que são gerados e que vão para uma caçamba que os leva até o aterro sanitário. Isso não é nada bom ecologicamente falando. 

Assim, com esse modelo de construção baseado em aço galvanizado, as coisas se tornam muito mais sustentáveis e ecologicamente corretas. A produção de lixo e de resíduos é bem menor. Assim como há uma limpeza maior do ambiente de trabalho.

Além disso, o Steel Frame não utiliza água, de modo que esse recurso também é preservado. 

Por esse motivo, vale muito a pena aprender as técnicas de Steel Frame agora, enquanto ainda não há tanta mão de obra e conhecimento técnico sobre o assunto. Isso faz com que o profissional da área se destaque e tenha muito mais credibilidade quando o assunto é sustentabilidade na construção civil.

  • Agilidade na obra

Para fazer construções em Steel Frame não é necessário que se demande uma grande quantidade de tempo. Essa é uma das qualidades que mais se destacam tanto para os proprietários, quanto para os profissionais da área.

Essa agilidade pode ser contabilizada em até 6x, de modo que seis é o número de vezes em que é mais rápido de construir uma obra com Steel Frame do que em outros modelos de construção. 

Por exemplo, se uma determinada obra de alvenaria levasse 6 meses para ficar pronta, caso o proprietário e os profissionais decidissem utilizar o Steel Frame, a obra levaria apenas um mês para ser concluída.

A rapidez gera menos custos e maior praticidade para todos. Dsse modo se o imóvel está sendo construído para aluguel o proprietário poderá fazer as transações muito mais rápido. Assim, o retorno pelo investimento da obra retorna com muito mais facilidade e rapidez.

  • Versatilidade de utilização

É possível utilizar o Steel Frame nos mais diversos tipos de construção. Isso permite que os profissionais do ramo não percam nada, apenas ganhem. Afinal, ao se especializar ou buscar mais conhecimento em relação a esse modelo de construção.

Os proprietários que desejam construir mais imóveis com rapidez e qualidade também podem ficar tranquilos, já que o Steel Frame se adequa muito bem aos mais diversos projetos de habitação e comércio.

Ainda em relação a versatilidade, é possível afirmar que o modelo é totalmente personalizável, de modo que é possível fazer variados tipos de acabamentos internos e externos, em especial o drywall. Isso permite que as casas e as construções em geral fiquem muito mais próximas do acabamento que o proprietário espera.

Redução do peso da estrutura: os perfis de aço galvanizado utilizados são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura. Por isso, normalmente são necessárias apenas fundações superficiais.

  • Resistência do material

Atualmente o aço galvanizado é uma das melhores matérias primas para se construir qualquer tipo de estrutura. Seja ela comercial, residencial, predial, entre outras. Isso acontece, tendo em vista que o material é super resistente a fatores climáticos. E ainda aguenta as mais altas e mais baixas temperaturas com tranquilidade.

Além disso, a ação do tempo não é tão prejudicial nas obras realizadas com Steel Frame, tendo em vista que o aço galvanizado é capaz de superar centenas de anos sem que se tenha algum defeito estrutural na construção. 

A vida útil esperada para esse tipo de imóvel é de 300 anos. Ou seja, é uma construção para a vida toda.

Outro ponto interessante é que os imóveis construídos em Steel Frame também contam com uma baixa frequência de manutenção. Isso significa que o proprietário de um imóvel construído a partir desse modelo irá gastar muito menos recursos em manutenções ao longo do tempo, fazendo com que o investimento no Steel Frame seja muito vantajoso.

Quais as vantagens do Steel Frame

  • Melhor isolamento térmico e acústico

O fechamento externo é composto pelos perfis de aço galvanizado, painel estrutural de OSB, isolante termo-acústico e placa de cimento. Após a aplicação da placa é possível aplicar o tipo de acabamento desejado.

Já o fechamento interno é composto pelos perfis de aço galvanizado, isolante termo-acústico, placa de drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento (pintura, cerâmica, etc).

A fundação, normalmente, é do tipo radier já que o steel frame é uma estrutura leve. Porém, não se deve fazer nada sem a supervisão de um engenheiro, só ele pode analisar qual é o tipo de fundação mais adequado para a edificação.

Lembrando que, no radier, as tubulações das instalações elétricas e hidráulicas já são instaladas.

Leia também: Por que você deve considerar construir em sistema steel frame? Entenda Antes de fazer

  • Várias opções de acabamento

Uma vez erguido o arcabouço estrutural, a próxima, e última etapa, consiste em seu revestimento com chapas especializadas. Geralmente essas chapas são compostas por um tipo de madeira especializada, denominada de OSB (Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientada). No entanto, como poderá ser observado mais adiante, é possível empregar outros tipos de materiais.

Saiba mais: Veja 4 tipos de revestimento externo para casas em sistema steel frame

  • Menor custo

Quando comparado com o sistema convencional, o steel frame é mais barato, principalmente em edificações menores. O custo com materiais e mão de obra é reduzido devido ao curto tempo de execução da obra.

Um ponto que vale ressaltar é: esse sistema necessita de um maior planejamento antes de se iniciar a construção, pois a industria que irá fornecer os perfis e placas de fechamento precisa ter todo o projeto bem detalhado.

Mas isso fica tudo por conta do arquiteto/engenheiro e a industria;

Desvantagens do steel frame

  • Limite no número de pavimentos

Embora já existam alguns exemplos de prédios de vários pavimentos sendo construídos, o mais comum é encontrar edificações térreas ou edifícios com até 5 pavimentos construídos em steel frame.

  • Dificuldade de encontrar mão de obra especializada

Por ser um sistema ainda pouco conhecido no país, ainda não é tão fácil encontrar mão de obra treinada para que o sistema seja realmente mais barato e rápido do que outros métodos de construção.

Quais as desvantagens do steel frame

Porém, isso vem mudando no Brasil, principalmente nas capitais e cidades mais desenvolvidas. E agora, com Entenda Antes, você pode encontrar em nível nascional os melhores porfissionais, industrias e mão de obra especializada para construir em steel frame. Prencha o formulário abaixo e peça uma proposta!

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

Considerações finais

Baseado no post é possível perceber que os benefícios do Steel Frame são muitos para todos os envolvidos. Inclusive para quem não tem um imóvel construído ainda. Isso acontece porque todos são beneficiados com a rapidez da obra. E ainda assim, não gera incômodo auditivo para quem está por perto. Bem como é feita visando ser o mais sustentável possível.

Além disso, é interessante que, com o Steel Frame, o investimento realizado é mais baixo e também tem um retorno muito mais rápido. Esse é o sonho de praticamente qualquer proprietário de imóveis em construção. Não é mesmo? 

Por isso, não deixe essa tendência ficar comum sem que você se especialize antes no assunto. Estude sobre os benefícios do Steel Frame e fique por dentro das maiores novidades sobre o tema para se destacar no mercado.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(1) Comentários

Deixe seu comentário