Por que você deve considerar construir em sistema steel frame? Entenda Antes de fazer

Por que você deve considerar construir em sistema steel frame? Entenda Antes de fazer

A cada dia que passa fica mais claro que o método construtivo Steel Frame veio para ficar no Brasil. Nesse sentido, construir em sistema Steel Frame é optar por um método inovador. Afinal, ele apresenta inúmeras vantagens quando comparado com os sistemas tradicionais.

Trata-se de um sistema que tem despertado a curiosidade de todos dentro do campo da construção civil. Porém, ainda é bem pouco discutido no Brasil. Foi pensando nisso que a Entenda Antes buscou os principais motivos que justificam construir em sistema Steel Frame.

O que é o sistema Steel Frame?

Trata-se de um método construtivo que foi exibido pela primeira vez em 1933 na Feira Mundial de Chicago. Nesse sentido, podemos compreender o sistema Steel Frame como uma resposta direta do campo da construção civil dos Estados Unidos da América. Principalmente, com as crescentes demandas por metodologias construtivas mais eficientes e céleres.

Assim, podemos compreender o Steel Frame como um verdadeiro filho da Segunda Revolução Industrial. Pois ele se configura como um método eficiente e com semelhanças profundas para com as linhas de montagem fordistas. Da mesma maneira que o fordismo, o sistema em Steel Frame foi uma verdadeira revolução no campo da construção civil mundial. Ademais, esse método adentrou a posição de personagem central no palco mundial. Pois, foi empregado em diversos eventos históricos notáveis. Tais como a reconstrução das cidades de Hiroshima e Nagasaki, a execução do Plano Marshall e a construção do Empire State Building.

A comparação com o Fordismo se torna plenamente válida quando olhamos para a totalidade do processo de construção em sistema Steel Frame. Primeiramente, os trabalhadores fazem uso de vigas de aço galvanizado para a construção. Fazendo assim uma espécie de “esqueleto” que servirá como um molde.

Leia também: 10 Curiosidades sobre o sistema steel frame para construção de casas

Uma vez erguido esse arcabouço, adentramos para a segunda etapa. Essa etapa consiste no preenchimento dos espaços entre as vigas por materiais especializados.  Comumente, esse revestimento é realizado com um tipo de painel de madeira diferenciado, denominado de OSB (Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientada). Contudo, o uso de OSB não é um pré-requisito. É possível o emprego de outros materiais como placas cimentícias e Siding Vinílico.

Os nossos leitores do blog Entenda Antes sabem que essa pequena seção não foi o suficiente para esgotar a totalidade do conteúdo do debate sobre esse método, mas também que essa não é a primeira vez que dissertamos sobre a temática do sistema Steel Frame. Caso essa seja a primeira vez que você está nos acompanhando e deseje saber mais sobre a pauta, recomendamos que acesse o post  Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame – Entenda Antes!.  

Mas afinal, por que devo construir em sistema Steel Frame?

Nesse momento, esperamos que nossa escrita tenha atiçado a curiosidade de nosso leitor, pelo menos o suficiente para que ele esteja se perguntando agora “Tá, mas afinal, por que devo construir em Steel Frame?”. Para responder essa pergunta que oferecemos quatro motivos que façam você considerar o uso do sistema em sua obra.

1 – A velocidade da obra

Na seção anterior mencionamos brevemente que o Steel Frame surgiu como uma resposta do campo da engenharia civil para a necessidade de sistemas construtivos mais ágeis. Mas não entramos em detalhes sobre essa qualidade. Nesse sentido, aqui discorreremos, brevemente, sobre essa característica do Steel Frame.

Podemos afirmar que a celeridade do Steel Frame se configura como uma consequência direta de sua “linha de montagem”. Como estamos nos referindo a um sistema que faz uso de materiais pré-moldados. Então, não existe quase nenhuma necessidade de se construir algo manualmente.  Todas as partes já se encontram prontas e apenas precisam serem “encaixadas”. Essa característica particular se traduz no incremento da velocidade de construção de uma obra em até 300 por cento. 

2 – Maior previsibilidade

Uma outra consequência direta de construções que fazem uso do método Steel Frame se configura em um aumento da previsibilidade de uma obra. Principalmente, quando comparada com as obras de alvenaria tradicionais. Logo no início do projeto é possível realizar uma previsão precisa sobre diversas facetas de uma obra. Tais como as quantidades totais de materiais que serão empregados, e sobre o dispêndio de tempo necessário para a realização desta.

3 – Menos desperdício

É possível prever com exatidão a quantidade de materiais que serão empregados. Isso deve despertar a curiosidade de profissionais de quem está construindo. Trata-se de um cálculo tradicionalmente difícil de ser realizado, pois obras de alvenaria sempre resultam em um grande desperdício.

É aqui que encontramos outra vantagem presente no sistema Steel Frame, uma diminuição considerável do desperdício de materiais. Essa é uma consequência direta do fato de que a metodologia não faz uso de água durante a edificação, um fato que aufere ao processo o nome de  construção a seco, e resulta em uma obra que, ao longo prazo, torna-se mais econômica que aquelas realizadas em alvenaria.

4 – Um método ecologicamente sustentável

Construir em sistema Steel Frame se configura em um método que emprega pouca água se traduz diretamente em outra qualidade; há uma diminuição considerável da agressão ao meio ambiente. A preocupação ambiental perpassa toda a estruturação de um projeto em Steel Frame. Inclusive quando nos referimos às edificações realizadas em materiais tradicionalmente agressivos com o meio ambiente. Basta observamos a composição das madeiras empregadas na produção de chapas OBS. O revestimento é produzido exclusivamente com madeira oriunda de árvores de reflorestamento.

Por fim, esperamos que tenha gostado deste post. Objetivamos aqui fomentar um pouco mais o debate desse método construtivo ao apresentar algumas de suas vantagens, esperamos que nossa escrita tenha instigado os nossos leitores a se aprofundarem nessa temática e a considerarem construir em sistema Steel Frame

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário