Veja 4 tipos de revestimento externo para casas em sistema steel frame

Veja 4 tipos de revestimento externo para casas em sistema steel frame

O método de construção Steel Frame se configura como uma novidade no campo da construção civil brasileira que tem ganho muitos adeptos. Trata-se de um sistema constructivo originado nos Estados Unidos da América que apresenta uma grande versatilidade e funcionalidade de todos os seus campos, incluindo na temática do revestimento externo.  Nesse sentido, continuando com a nossa série de artigos sobre o método construtivo Steel Frame, hoje buscaremos delinear quatro tipos de revestimentos externos para casas construídas nesse modelo. 

O que é Steel Frame?

Casa pré-fabricada em steel frame

Antes de iniciarmos nossa lista sobre os tipos de revestimentos externos passíveis de serem aplicados no método construtivo Steel Frame, faz-se necessário uma introdução sucinta para novos leitores sobre o que é  esse novo sistema e quais são suas características principais. 

O Steel Frame é um método construtivo muito particular, nomeado pelas estruturas de aço galvanizado que alicerçam sua estrutura. Trata-se de um sistema de construção que conta com uma precisão industrial, assemelhando-se mais a uma linha de montagem do que a uma construção civil propriamente dita. 

No quesito de execução, uma construção em Steel Frame é iniciada pela elaboração de sua base, a construção de uma espécie de “esqueleto” formado por vigas de aço galvanizados. Esse momento inicial da edificação resultará no levantamento de um molde que sustentará e dará forma para a futura edificação.

Uma vez erguido esse arcabouço estrutural, a próxima, e última etapa, consiste em seu revestimento  com chapas especializadas. Geralmente essas chapas são compostas por um tipo de madeira especializada, denominada de OSB (Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientada). No entanto, como poderá ser observado mais adiante, é possível empregar outros tipos de materiais.

Anteriormente  falamos sobre as vantagens e desvantagens do sistema Steel Frame em: Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame – Entenda Antes!.

Leitores atentos devem ter observado que o Steel Frame é um método que dispensa o uso de materiais tradicionais de alvenaria como cimento e tijolos. Um fato que se traduz tanto em uma construção mais rápida e ecologicamente sustentável. Assim como na criação de um canteiro de obras mais limpo e organizado. Resultando em um incremento das condições de trabalho locais.

Todos esses benefícios têm sua origem no enquadramento construtivo que o sistema Steel Frame oferece. Uma vez que esse método não emprega água, existe uma diminuição expressiva dos resíduos consequentes de suas obras, oferecendo uma maior precisão sobre os custos envolvidos e aumentando a celeridade da construção em até 300 por cento. O fato do sistema Steel Frame não utilizar água o confere seu nome alternativo, construção à seco. 

Claro que essa é apenas uma breve introdução sobre o sistema. Como o método Steel Frame se trata de um sistema altamente técnico e com muitas nuances, a realização de uma explicação aprofundada sobre ele neste post fugiria em tema e em escopo. Contudo, caso essa introdução tenha despertado a curiosidade de nosso leitor, saiba que a Entenda Antes não vai te deixar na mão.

Revestimento externo para construções em sistema Steel Frame

Revestimento externo para construções em sistema Steel Frame

1 – Revestimento em OSB/SmartSide

Iniciamos nossa lista com o modelo mais tradicional de revestimento externo: as placas OSB, também conhecidas como painéis SmartSide. 

O uso de madeira deve ter levantado algumas perguntas por parte de nossos leitores. Portanto, acreditamos que seja necessário tranquilizar-los de imediato. Apesar do OBS ser um sistema pautado no uso de um composto especial de madeira, ele não apresenta as deficiências tradicionais da madeira.

Como todos sabemos, construções em madeira tradicional apresentam um alto índice de degradação natural por meio de cupins e de fungos. Contudo, esse não é um problema pertinente ao OBS. Isso ocorre pois o OBS apresenta, em sua composição, uma película especial que o imuniza contra quaisquer efeitos adverso.

Outro ponto pertinente de ser levantado é relativo a qualidade de uma ambientação de uma casa revestida por OBS. Nesse sentido, ficamos felizes em apontar que, devido a sua composição o OSB, configura-se como um excelente controlador térmico, sendo capaz de manter um ambiente agradável em seu interior mesmo em ocasiões marcadas pela presença de temperaturas extremas. 

Por fim, nossos leitores preocupados com o meio ambiente podem respirar tranquilos. Pois o OBS é produzido exclusivamente com madeira de reflorestamento.

2 – Revestimento em placas cimentícias

Assim, adentramos no segundo modelo de revestimento externo para casas em Steel Frame: as placas cimentícias. Trata-se de um modelo ideal para ser empregado na construção industrializada. Pois possui como características marcantes sua praticidade e rapidez no processo de montagem.

As placas cimentícias são feitas de cimento reforçado com fio sintético (CRFS), um composto especial que confere diversas qualidades a esse revestimento. Podemos destacar a flexibilidade em seu manuseio, sua estabilidade, sua durabilidade, sua resistência à impactos e sua  impermeabilidade.

No entanto, caso você esteja pensando em optar pelo uso desse revestimento, faz-se necessário realizar alguns avisos. Primeiramente, caso a construção vá ser realizada em ambientes com uma grande amplitude térmica, nós recomendamos que o projeto conte com um afastamento entre as placas. 

Justificamos esse argumento com o entendimento que, apesar de sua tecnologia especial, as placas cimentícias ainda são feitas de concreto. Portanto, estão submetidas às leis que regem o material. Assim, evita-se a criação de fissuras e rachaduras nas placas, resultando em um aumento de sua vida útil.

3 – Siding Vinílico

O Siding Vinílico se configura como um revestimento externo que, superficialmente, apresenta grande semelhança com o OBS. Contudo, faz-se necessário apontar que suas placas não são compostas por madeira. Mas por um Policloreto de Vinila de alta densidade.

Esse se configura como um revestimento externo que é marcado por sua leveza, sua durabilidade e resistência. Ademais, podemos ressaltar a facilidade de instalação do Siding Vinílico, assim como a pouca necessidade de manutenção do produto.

Por fim, trata-se de um material extremamente sustentável no nível ecológico. Configurando-se como a opção ideal para os nossos leitores ambientalmente conscientes. 

4- Revestimento em Sistema EIFS

Por fim, entramos no último sistema de revestimento externo para casas em sistema Steel Frame que apresentaremos hoje: o Sistema EIFS (do inglês Exterior Insulation and Finish System). Trata-se de um modelo relativamente desconhecido dentro do campo da construção civil brasileira. Mas que, pouco a pouco, tem conquistado cada vez mais espaço.

Dentre as múltiplas qualidades do Sistema EIFS, faz-se necessário ressaltar sua capacidade térmica de conforto. Uma edificação que faz uso desse revestimento pode economizar em até 40 por cento seu uso de eletricidade. Podemos afirmar que ele é um revestimento externo desenhado como um isolador térmico por excelência. Capaz assim de eliminar as pontes térmicas causadas pelas variações de temperaturas entre o exterior e o interior.

Faz-se necessário apontar que o Sistema EIFS se configura como uma particularidade dentro dos revestimentos expostos até agora. Pois é o único que necessita de água em sua composição, uma necessidade derivada de seu processo construtivo. Diferentemente dos outros modelos apresentadas aqui, o Sistema EIFS não se configura como uma placa, mas como um revestimento externo.

Para entender mais sobre casas pré-fabricada, leia: Casas pré fabricadas – O Guia completo para quem vai investir em construção

Vamos chegando ao final de nosso post. Esperamos que ele tenha sido útil e que tenhamos exposto um pouco mais sobre o sistema Steel Frame. Assim como suas particularidades de seus revestimentos externos. Caso tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para conhecer o nosso trabalho em nosso blog. Afinal, podemos indicar até 4 especialistas próximos para atender quaisquer necessidades no campo da construção civil.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário