É possível construir qualquer estilo arquitetônico com sistema steel frame

É possível construir qualquer estilo arquitetônico com sistema steel frame

Neste artigo, iremos abordar a respeito da possibilidade de se construir qualquer estilo arquitetônico com o sistema steel frame. Falaremos também o que é estilo arquitetônico e quais os estilos arquitetônicos existentes. Abordaremos ainda a respeito da possibilidade de utilizá-lo no steel frame, bem como a maneira em que posso usá-lo. Por fim, queremos saber de você leitor, se após a abordagem deste assunto, este artigo pode te ajudar de alguma forma.

Primeiramente cumpre destacar que os imóveis de alto padrão são na maioria das vezes conhecidos por terem um estilo arquitetônico bem delineado que, além de tornar o seu ambiente mais bonito, ajudam também a deixá-lo mais confortável, elegante e espaçoso.

Leia também: Descubra quais são os tipos de projetos na arquitetura!

Entretanto, cumpre destacar que se faz necessário um bom planejamento, considerando acima de tudo as necessidades e o perfil de cada morador. De antemão, é necessário também a definição de qual linha o seu projeto deve seguir, seja ele moderno até o clássico.

Neste sentido, vamos mostrar a você leitor o que realmente se trata o estilo arquitetônico, demonstrando os seus diferentes estilos e abordando ainda todos os seus benefícios a partir da leitura deste artigo.

O que é estilo arquitetônico?

Em primeiro lugar um estilo arquitetônico é caracterizado pelas características que tornam um determinado edifício ou alguma outra estrutura notável ou então historicamente identificável.

À primeira vista, um estilo arquitetônico pode incluir elementos como forma, método de construção, entre outros. Contudo, a maioria das arquiteturas podem e devem ser classificadas dentro de uma cronologia de estilos que mudam ao longo dos anos. 

Portanto, vale destacar que o estilo arquitetônico está documentado no assunto da história da arquitetura; todavia, a qualquer momento, vários estilos podem estar na moda, seja ele, refletindo modas, crenças, religiões ou até mesmo o surgimento de novas ideias, tecnologias ou materiais que possam tornar novos estilos possíveis; afinal; quando um estilo muda, ele geralmente ocorre de maneira gradativa, na medida em que os arquitetos adquirem conhecimento e se adaptam a essas novas ideias.

Quais os estilos arquitetônicos?          

Dessa forma, logo depois de você passar a conhecer o que é um estilo arquitetônico; com a finalidade de que vocês leitores possam compreender melhor o assunto, apresentamos os principais estilos arquitetônicos abaixo:

Moderno

Estilos arquitetônico moderno

Dominante na maior parte do século XX, apesar de conhecido por sua amplitude de ideias, possui características bem específicas. Um dos maiores e mais conhecidos nomes da arquitetura moderna no Brasil, é Oscar Niemeyer, sendo possível encontrarmos esse estilo em muitas das suas construções em prédios residências e públicos.

Contemporâneo

Estilos arquitetônico contemporâneo

Surgiu no início dos anos de 1990, ele é muito utilizado em projetos arquitetônicos, no entanto, ainda que não possua características únicas, haja vista que a sua interpretação é feita de diferentes maneiras, através de releituras ou até mesmo a reutilização de elementos que já estiveram em ascensão; o estilo contemporâneo preza pala funcionalidade e praticidade de espaços.

Minimalista

Estilos arquitetônico minimalista

Visto como uma junção de elementos da cultura japonesa, escandinava e do construtivismo russo; apesar de antigo, ainda é considerado por muitos, como um estilo de vida. Aqui o foco é que tudo que é menos é mais, ou seja, com poucos móveis, sem muitas cores, sempre deixando o espaço aberto e espaçoso.

Barroco

Estilos arquitetônico barroco

Para aqueles que buscam a sofisticação, esse estilo pode ser encontrado em fachadas tridimensionais e em cúpulas de igrejas; na maioria das vezes, utiliza-se ouro e pedras preciosas.   

Rústico

Estilos arquitetônico rústico

Utilizado por aqueles que amam a natureza sempre por perto; utiliza-se materiais naturais, como pedra e madeira. Suas cores normalmente são o marrom e o verde musgo, com a finalidade de transmitir um cenário mais natural.

Industrial

Estilos arquitetônico industrial

Sua origem se deu em Nova York, entre as décadas de 1050 e 1070, basicamente se remete ao ambiente urbano. Esse estilo é bem despojado e moderno.

Clássico

Estilos arquitetônico clássico

Sua principal característica é a união de elementos da antiguidade com detalhes contemporâneos. No Brasil passou a ser utilizado com a chegada da família real portuguesa, que tinha o desejo de urbanizar a cidade do Rio de Janeiro. Esse estilo é muito utilizado nos imóveis de quem quer transmitir sofisticação e nobreza, entretanto, atualmente é escolhido apenas para compor fachadas de casas, com seus elementos sutis.

Gótico

Estilos arquitetônico clássico

Com características voltadas a verticalidade; é muito utilizado em catedrais, como por exemplo a catedral da Boa Viagem, em Belo Horizonte. 

Agora que você conheceu os principais estilos arquitetônicos, que tal saber se é possível utilizar algum desses estilos no steel frame?

Consigo usá-los no steel frame?

A princípio cumpre esclarecer que o Steel Frame se trata de um modo de construção conhecido como “seca”, ou seja, é um estilo arquitetônico que dispensa a utilização de tijolos, cimento ou concreto; ao passo que o principal material utilizado são perfis de aço galvanizado.

Porém, existem muitas dúvidas sobre o modelo steel frame; no entanto, este método de construção a seco já pode ser encontrado em vários países de primeiro mundo, como por exemplo, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Logo podemos considerar que o steel frame é uma referência no que diz respeito a tecnologia da área civil.

Leia mais sobre Steel Frame: Casas pré fabricadas – O Guia completo para quem vai investir em construção

Atualmente todo e qualquer sistema construtivo é colocado a prova de qualquer possível catástrofe natural. Já que é muito importante ter essa prevenção. Assim, podemos dizer que este método é totalmente preparado para vendavais, tempestades e afins.

Além disso, esse método utiliza produtos selecionados e completamente padronizados, que visam atender os mais rígidos padrões de controle de qualidade.

Agora que você já possui conhecimento sobre as construções Steel Frame e sabe que ele pode sim ser utilizado nos mais diversos estilos arquitetônicos; podemos dizer que essa construção é sem dúvida nenhuma uma das melhores opções para quem busca economia; bem como durabilidade, resistência e sustentabilidade. Converse conosco, verifique se o método steel frame é adequado para você.

Como posso usá-lo?                

Antes de mais nada, você já conheceu os principais estilos arquitetônicos. No entanto, para saber como usá-lo e qual o modelo escolher, é necessário além de adaptar algumas ideias, incluir peculiaridades próprias ao projeto.

Além do gosto pessoal, você também precisa analisar e avaliar se o estilo arquitetônico escolhido é possível na região; portanto, questões como características do terreno, autorizações legais, e alguns outros fatores precisam ser analisados.

Todavia, no momento de saber usar o estilo arquitetônico é preciso muita atenção para não gerar frustrações no futuro. Conte com o apoio de um profissional e evite fazer tudo sozinho. Então, siga as nossas orientações e garanta a sua tranquilidade e o conforto para a sua família.

Leia também: Tipos de Arquitetura: Arquitetura Contemporânea – Se inspire e Entenda Antes!

Agora que você passou a conhecer a importância do estilo arquitetônico e a maneira como utilizá-lo; que tal escolher um deles para iniciar o seu projeto. Sabe-se que o Brasil é um País muito conservador, e que novas tecnologias de mercado demoram um pouco para serem totalmente aceitas. Assim, mesmo com a apresentação de tantos benefícios nos diversos modelos aqui demonstrados.

Dessa forma, a Entenda Antes foi criado para que possamos ter a troca de conhecimento e informação. Pois é o meio que possui o poder de melhorar os nossos negócios; além disso, acreditamos também que se faz necessário a busca pela facilidade, comodidade e agilidade.

Contudo, é com enorme alegria que compartilhamos esse conteúdo com vocês leitores. Portanto, aproveite a leitura deste artigo para adquirir ainda mais conhecimento sobre estilo arquitetônico; além disso, o nosso objetivo principal é de que este artigo tenha lhes ajudado de alguma forma.

Esperamos que tenham gostado do assunto. Caso tenha surgido interesse, e até mesmo restado alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, prontos para oferecer, com total segurança e eficiência, todo o suporte necessário.   

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário