Descubra quais são os tipos de projetos na arquitetura!

Arquitetura Digital

Assim como na maioria das profissões, na arquitetura os profissionais também podem optar por trabalhar em diferentes áreas ou com diferentes tipos de projetos.

O arquiteto pode se especializar em um determinado tipo de projeto ou trabalhar com diversos tipos e atender diferentes demandas. 

De projetos residenciais a shopping centers, a arquitetura pode assumir muitas formas. Por isso, confira a seguir alguns tipos de projetos arquitetônicos.

Boa leitura!

Os tipos de projetos na arquitetura

Projeto residencial

Esse tipo de projeto é aquele em que o arquiteto é contratado por um cliente para construir ou reformar uma residência. Entre os tipos de projetos de arquitetura, este é o mais comum. 

Inicialmente, o arquiteto vai ajudar o cliente a determinar suas necessidades, seu orçamento, tamanho, tipo e estilo da residência. 

Alguns, projetam a residência a partir do zero, idealizando a forma, a estética, acabamentos e, por vezes, até mobiliário. No mais, podem ainda ajudar durante a construção e na contratação dos profissionais que irão executar o projeto.

Por sua vez, outros arquitetos trabalham com projetos de remodelação de interiores de residências, sendo que esses serviços podem ser simples remodelagens ou até complexas modificações.

Projeto multifamiliar

Como o nome já sugere, é um projeto pensado para várias famílias. Ou seja, são aqueles projetos de prédios, condomínios e complexos residenciais. 

Dessa forma, sua elaboração é mais complexa do que aquela de uma residência única. Aqui, existem muitos fatores que devem ser levados em consideração , como por exemplo:

  • Quantidade de pisos;
  • Vagas de estacionamento;
  • Taxa de ruídos;
  • Áreas comuns (salão de festas, piscinas, quadras esportivas, portaria etc);
  • Plano diretor da cidade onde será erguida a construção. 

Portanto, esses projetos vão exigir do profissional de arquitetura maiores conhecimentos e habilidades para coordenar outros profissionais.

Tipos de projeto - arquitetura

 

Varejo comercial

Neste tipo de projeto o objetivo é a construção de edificações como lojas, centros comerciais ou grandes shopping centers. Portanto, são projetos que precisam de atenção com alguns fatores complexos como estacionamento, fluxo local, áreas de armazenamento, pontos de carga e descarga etc.

Alguns escritórios de arquitetura são especialistas em projetos arquitetônicos varejistas. E, dessa forma, são contratados por grandes franquias e administradoras de shoppings. 

Podem ser projetos únicos ou múltiplos, como no caso de redes de shopping que mantém a mesma estrutura básica em todos os seus empreendimentos.

Projetos comerciais

Diversos tipos de projetos se enquadram aqui, desde prédios de escritórios, hotéis, galerias, espaços recreativos, museus, entre outros. Assim, é importante que o arquiteto fique atento aos detalhes necessários para cada diferente tipo de projeto.

Pode ser que um precise de estacionamento, o outro de salas que possam ser integradas, ou ainda um que necessite de certa quantidade de elevadores. No mais, neste tipo de projeto de arquitetura é preciso verificar as condições de acessibilidades, como rampa para cadeirantes e banheiro de uso comum, por exemplo.

Tipos de projetos de arquitetura

Projetos educacionais

Neste tipo de projeto os arquitetos trabalham criando prédios para instituições de ensino, da pré-escola até o ensino o superior.  

Portanto, para trabalhar com este tipo de projeto, os profissionais devem ser especialistas em projetar os espaços certos para os alunos de acordo com suas necessidades específicas.

Projetos na área da saúde

Edificações relacionadas a saúde possuem regulamentos e necessidades especiais. Por isso, os arquitetos que trabalham com esse tipo de projeto devem ter conhecimentos, entre outras coisas, sobre:

  • Equipamentos especializados;
  • Quantidade de leitos;
  • Necessidades de segurança da edificação;
  • Condições de acessibilidade.

Entre projetos na área de saúde podemos citar os consultórios, centros médicos, hospitais, clínicas, laboratórios etc.

Tipos de projetos de arquitetura Fonte: Escola Educação

Projetos estatais

Geralmente contratados por licitação, este tipo de projeto de arquitetura costuma ter regras e especificações estabelecidas antes mesmo da assinatura do contrato. 

Aqui, o objeto do contrato pode ser bem diverso: escolas, prédios administrativos, bibliotecas, museus, hospitais etc.

Outros tipos de projetos

Existem ainda diversos outros tipos de projetos de arquitetura, cada qual com suas características específicas. 

Dessa forma, o arquiteto pode escolher os tipos de projeto que mais gosta para se especializar e assim, apresentar um trabalho de maior valor para seus clientes.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário