Como usar iluminação com fita de LED para decorar?

Iluminação com fita de led - Entenda Antes

A iluminação com fita de LED é uma maneira barata, fácil de instalar e capaz de mudar a aparência de um ambiente quase instantaneamente. Uma simples iluminação de LED adiciona elegância, sofisticação e ainda proporciona vários efeitos atraentes, como iluminação geral, de destaque e muito mais. 

Mas, além da aparência, a iluminação de LED tem outras vantagens. Economia de energia, durabilidade e sustentabilidade são as principais delas. Por isso, não é surpresa que as fita de LED estejam presente em grande parte dos projetos de arquitetura de interiores, principalmente quando se deseja alcançar uma decoração no estilo contemporâneo.

O que é e como funcionam as fitas de LED?

Iluminação com fita de led - Entenda Antes

As fitas de LED se parecem com o tradicional pisca-pisca de Natal, porém, elas são bem mais versáteis. Basicamente, a fita consiste em vários emissores de LED montados em uma placa de circuito flexível. As faixas podem ser encontradas na versão 127/220V e são conectadas na tomada por meio de uma fonte de alimentação, também chamada de driver.

Geralmente, a parte traseira das fitas possuem adesivo dupla-face. Assim, elas podem ser facilmente montadas em vários tipos de superfícies, inclusive curvas e irregulares. 

Em um projeto luminotécnico, é comum que as fitas de LED sejam utilizadas como iluminação indireta, isto é, para auxiliar a iluminação geral e/ou destacar algum móvel ou objeto.

Veja também: “Quais os tipos de iluminação para sua casa”

Tipos de fita de LED

Uma grande vantagem da iluminação com fita de LED é a variedade de cores e possibilidade de personalização. Basicamente, existem três tipos de faixas que agradam a todos os gostos e necessidades: 

  • Branco frio: as luzes possuem uma cor intensa, ou seja, semelhante às lâmpadas fluorescentes;
  • Branco quente: a iluminação é amarelada, parecida com uma lâmpada incandescente;
  • RGB: utiliza LEDs nas cores vermelho, verde e azul. Assim, é possível alternar entre as cores e efeitos desejados com um controle remoto. 

Iluminação com fita de LED na decoração!

Existem várias maneiras de usar a iluminação com fitas de LED em sua casa, seja para fins estéticos ou funcionais. Pensando nisso, selecionamos alguns projetos com decoração no estilo contemporâneo para você se inspirar! 

Veja também: “Estilos de decoração: O estilo contemporâneo”

Iluminação indireta na sanca/teto

Primeiramente, uma das aplicações favoritas da fita em ambientes contemporâneos é em tetos e sancas de gesso. Como resultado, a iluminação de LED pode facilmente substituir as lâmpadas tradicionais, criando uma luz indireta e confortável visualmente. 
Iluminação com fita de led - Entenda AntesGe Arquitetos

Iluminação com fita de led - Entenda AntesJB Design de Interiores

Iluminação com fita de led - Entenda AntesÓtima Iluminação

Painéis de TV

Que tal destacar seu painel de TV com uma iluminação indireta? A iluminação com fita de LED cumpre bem esse papel e, além de ser uma iluminação de destaque, deixa a sala de estar/TV muitos mais sofisticada. 
Iluminação com fita de led - Entenda AntesGe Arquitetos

Iluminação com fita de led - Entenda AntesBruna Alvim Campos

Prateleiras 

Além disso, outra maneira de usar a iluminação de fita de LED é em prateleiras na sala de estar, jantar, quarto, escritório ou até mesmo em lojas. Essa possibilidade é bem versátil e serve para destacar os objetos que estão nas prateleiras, além de oferecer uma iluminação funcional no espaço.
Iluminação com fita de led - Entenda AntesGéssica Fernandes Arquitetura

Iluminação com fita de led - Entenda AntesArqtª Thaís Gonçalves

Iluminação com fita de led - Entenda AntesGéssica Fernandes Arquitetura

Iluminação com fita de led - Entenda AntesIngrid Tivanello Arquitetura

Cortinados

Muitas pessoas deixam as cortinas de fora do projeto luminotécnico, o que pode ser um erro. Isso porque a iluminação de LED em cortinas e cortineiros faz toda a diferença no ambiente, tornando-o mais charmoso e elegante.
Iluminação com fita de led - Entenda AntesMBM Arquitetura e Iluminação

Banheiro

Praticamente todos os designs modernos e contemporâneos incluem detalhes em LED no banheiro. A maneira mais comum de incluir a iluminação de fita de LED no banheiro é ao redor do espelho. Então, seja pela funcionalidade ou como um recurso totalmente estético, a fita proporciona a luz ideal para destacar o espaço de maneira agradável. 
Iluminação com fita de led - Entenda AntesF & H Arquitetura E Engenharia

Iluminação com fita de led - Entenda AntesMBM Arquitetura e Iluminação

Iluminação com fita de led - Entenda AntesMalu Ohira Arquidesign

Cabeceira 

O quarto deve ser o lugar ideal para relaxar e descansar após um dia estressante, concorda? Nesse sentido, é possível aumentar a sensação de conforto usando as luzes de LED em branco quente ou frio. Na cabeceira, a iluminação serve como um apoio durante a noite, além de destacar a área da cama. 
Iluminação com fita de led - Entenda AntesIndesign Arquitetura

Área externa

As luzes de LED possuem baixo consumo de energia e, por isso, são ideais para iluminar espaços ao ar livre. Na área externa, a iluminação com fitas pode destacar o paisagismo ou algum detalhe da construção, por exemplo.  
Iluminação com fita de led - Entenda AntesFlávio Lima Arquitetura

Iluminação com fita de led - Entenda Antes

Veja também: “Iluminação para piscinas – Melhores Exemplos”

E então, percebeu como a iluminação com fita de LED combina com uma decoração no estilo contemporâneo? Esse tipo de luz é versátil e pode tornar qualquer ambiente mais elegante e sofisticado em pouco tempo!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário