5 Técnicas de Paisagismo e Jardinagem que você precisa conhecer. Entenda Antes!

5 Técnicas de Paisagismo e Jardinagem que você precisa conhecer. Entenda Antes!

A grama do vizinho é sempre mais verde. Concorda? Bem, com um bom projeto de paisagismo e utilizando as técnicas de jardinagem corretas, a grama mais verde pode estar em sua casa!

Ter um belo jardim ao redor de casa pode ser mais vantajoso do que você imagina. Isso ajuda no escoamento de águas da chuva, aumenta o contato com a natureza e também valoriza a propriedade.

IGOR HENRIQUE

Existem algumas técnicas de paisagismo e jardinagem que você pode utilizar para conseguir um jardim exuberante e convidativo. A seguir, apresentamos 5 maneiras profissionais de adicionar cor, textura, funcionalidade e pontos de interesse à sua paisagem.

Veja também: Qual o melhor estilo de Jardim para sua casa? Entenda Antes!


1. Conhecendo a terra

O primeiro passo para qualquer projeto de jardinagem – seja um jardim enorme ou até mesmo no cultivo em vasos – é conhecer o solo. O tipo de terra, incidência de luz solar, umidade e frequência de chuva são fatores determinantes para criar uma paisagem bonita.

Um solo de qualidade para o plantio deve ter ar, água, minerais, matéria orgânica e seres vivos. Para verificar as condições do solo que pretende criar um jardim, pegue um pouco de terra e analise as suas características. O ideal é que a terra seja fofinha e aerada, preferencialmente com minhocas.

A cor da terra também é um indicador de qualidade, sendo que a coloração marrom-escura significa que há muita matéria orgânica em decomposição. Já se a terra for muito clara, significa que ela está pobre em nutrientes.

Depois de conhecer as características da terra e do local, ficará muito mais fácil encontrar os tipos de planta que se adaptam melhor no ambiente.

2. Crie a paisagem em torno de um ponto focal

Ao começar a planejar um projeto de paisagismo, é interessante começar um um ponto focal, ou seja, um item que vai ser o centro das atenções. Os pontos focais podem ser elementos naturais, como uma grande árvore frutífera, ou peças colocadas estrategicamente para atrair o interesse na paisagem, como fontes, estátuas, bancos, balanços e treliças. A partir da definição do ponto focal, é possível encontrar os melhores locais para as plantas e outros objetos úteis que compõem a paisagem.

3. Adicione textura

Essa é uma das técnicas de paisagismo mais utilizadas para criar uma atmosfera atraente e de contraste em um ambiente. A textura refere-se à forma, tamanho, grossura e tonalidade da folhagem.

Cléia Thomazini

Experimente também usar texturas que vão além das espécies de plantas, como é o caso de móveis em madeira, pedras e vasos.

Quando você adiciona textura à um projeto paisagístico, consegue criar uma sensação de equilíbrio e simetria, além de uma paisagem representada pela diversidade de plantas.

4. Faça caminhos

Também é importante considerar a interação das pessoas com o jardim. Nesse sentido, criar um caminho para que todos consigam aproveitar a paisagem sem precisar pisar nas plantas é uma técnica de paisagismo simples e útil.

Os caminhos podem ser feitos com cimento, pedras ou madeira. O importante é se certificar que a trilha oferece uma passagem confortável para as pessoas aproveitarem o melhor da paisagem.

5. Não se esqueça da poda

A poda é um das técnicas de jardinagem mais importantes para manter uma paisagem bem conservada e cuidada. Cada espécie de planta possui suas características e necessidades em relação à poda mas, basicamente, existem três maneiras de utilizar a técnica:

  • Limpeza: o corte deve ser realizado em diferentes momentos ao longo do ano para retirar o excesso de folhagem;
  • Formação: esse tipo de poda tem objetivo estético e é responsável por dar a forma desejada às plantas. A poda de formação é bastante utilizada em espécies de arbustos e de folhagem decorativa;
  • Produção: Em espécies florais, a poda é fundamental para preparar a planta entre os períodos de floração, melhorando a quantidade e a beleza das flores.

Veja também: Dicas de como montar uma parede verde que dê pouca manutenção – Entenda Antes!

E aí, o que achou dessas técnicas de paisagismo e jardinagem? Aplique em seu jardim e veja como sua paisagem vai ficar ainda mais bonita!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×