Plantas ornamentais: tudo que você precisa saber

Plantas ornamentais: tudo que você precisa saber

Quer saber mais sobre plantas ornamentais e como elas podem deixar sua casa ainda mais bonita? Afinal, plantas dão um toque especial em qualquer ambiente, não é mesmo?

E para te ajudar com isso, preparamos este texto com dicas que com certeza você vai gostar. Acompanhe!

O que são plantas ornamentais

decoração com plantas ornamentais

Plantas ornamentais são aquelas cultivadas e utilizadas pela beleza estética que proporcionam aos ambientes em que estão.

Elas decoram e enfeitam os ambientes. E,  junto com outros elementos, podem definir o estilo de decoração de um espaço, trazer bem-estar, perfume e a harmonia aos moradores da casa. 

A maioria das plantas ornamentais possuem flores grandes, vistosas e coloridas. Suas folhagens podem ser de várias cores, tamanhos e texturas.  No mais, elas florescem em várias épocas do ano e podem ser combinadas entre si em belas composições. 

 

plantas ornamentais - vaso

Como cultivar plantas ornamentais

À princípio, sabemos que toda planta precisa apenas de água e luz do sol, basicamente, para sobreviver. Mas a dúvida que corrói a todos que vivem em áreas urbanas em casas pequenas ou apartamentos é como garantir o sol se não temos espaço ou uma área livre com luz direta do astro rei?

A resposta é simples. Muitas plantas de interior não precisam necessariamente “enxergar” a luz do sol. Ou seja, os raios não precisam atingir diretamente a planta para fazer fotossíntese. A intensidade natural exigida pelas plantas vai de sua sensibilidade ao sol e uma grande parte delas se desenvolve mesmo nas sombras, exigindo apenas que o ambiente esteja claro durante o dia. 

Assim, mesmo que dentro do imóvel não bata sol, se o ambiente é bem iluminado apenas com as cortinas abertas sem a necessidade de lâmpadas acesas antes do entardecer, já é luz o suficiente. Mas, há uma grande gama de plantas consideradas de sombra que se adaptam bem às luzes artificiais e à claridade fria das paredes de um apartamento ou casa sem quintal.

Até mesmo para pessoas que viajam muito e param pouco em seu próprio lar, há plantas que se adaptam à pouca água ou que exigem pouquíssimos cuidados.

plantas ornamentais

As melhores plantas para cada ambiente da casa

Algumas plantas são ideais para certos ambientes da casa, e podem trazer grandes benefícios aos moradores.

Mas atenção! Algumas dessas plantas podem provocar irritações em contato com a pele ou intoxicação. Por isso, é sempre bom consultar quem entende do assunto antes de colocá-la em casa, principalmente se você tem crianças ou pets. 

  • Jasmim: ideal para ter no quarto. Seu perfume promove um sono calmo e profundo e ajuda a reduzir a ansiedade. 
  • Jiboia: fica perfeita no teto da sua sala de estar, próximo à janela, para acentuar a percepção da altura da sala. 
  • Imbé: essa plantinha é um neutralizador e purificador natural de ambientes e por isso seu uso é recomendado para banheiros e lavabos.  
  • Lírios-da-paz: uma ótima opção para decorar o seu home office, pois são lindas e não requerem muito cuidado ou atenção. 
  • Aloe: uma plantinha perfeita para sua varanda ou terraço, pois precisam de luz solar direta. E detalhe: você pode retirar algumas folhas e usar a babosa da planta para queimaduras, cortes e arranhões. 

plantas ornamentais jiboia

Principais tipos de plantas ornamentais

Se você não sabe que planta ornamental usar na sua decoração, indicamos aqui para você os principais tipos, quais sejam:

Suculentas

São as mais adaptáveis e geralmente escolhidas.São assim chamadas porque retém bastante água e não exigem muita luz do sol, tornando-se sobrevivente a baixa irrigação e poucos cuidados por alguns dias.

Entre as suculentas podemos incluir desde exuberantes bromélias a pequenos cactos. Algumas plantas de grande valor fitoterápico também se encontram na categoria, como a babosa, que cresce bem em pequenos cachepôs.

Caso possa contar com uma área livre ou muro, a trepadeira de ora-pro-nóbis, além de ornamental é também comestível. 

plantas ornamentais - suculentas

Samambaias

As samambaias são ótimas opções principalmente para apartamentos e áreas com paredes e tetos livres, já que podem ser penduradas em qualquer lugar. Elas crescem bem dentro de casa, mesmo em ambientes úmidos ou sombreados. Compõem bem os jardins verticais e preenchem espaços quando vão crescendo, decorando naturalmente o ambiente em que se encontram, com suas folhas pendente do xaxim, se destacando naturalmente, quebrando a hegemonia do lugar com um pouco verde da natureza.

A samambaia na decoração pode ser uma ótima opção a quadros na parede. Há cachepôs que se dispõem em jardins verticais e elas podem ser posicionadas como parede viva, numa altura em que suas folhagens pendentes criem uma atmosfera tropical no ambiente.

Não necessitam de luz direta do sol a incidência de claridade natural já é o suficiente, por isso adaptam-se bem em áreas urbanas e apartamentos pequenos.

 

plantas ornamentais - samambaia

Orquídeas

Uma bela opção para quem tem um olhar mais apurado e gosta de flores exóticas. As orquídeas crescem como parasitas de troncos na natureza e se adaptam bem a ambientes de luz indireta, pois precisam apenas de luz à sombra e umidade para se desenvolver.

Porém, são bastante delicadas. Seu caule fino muitas vezes precisa ser acompanhado de um talo para não envergar com o peso da flor. Sua água deve ser drenada e de preferência ser plantada num vasinho de barro poroso.

E olha que interessante: as orquídeas avisam quando não estão gostando do ambiente. Se  notar que suas folhagens escureceram, mude de ambiente.

plantas ornamentais orquídeas

Palmeiras

Entre as plantas ornamentais, a palmeira é uma das mais usadas. Elas são ótimas pra quem tem um pouco de espaço para manter um vaso largo de chão. Nesse caso, é preferível que seja um ambiente onde é possível contar com uma varanda ou quintal que bata um pouco de sol em algum momento do dia. A manutenção das palmeiras é bem duradoura, pois seu crescimento costuma ser lento.

No entanto, é preciso sempre fazer a limpeza das folhagens, quando estiverem velhas e secas, mantendo a harmonia da ornamentação. É importante também se programar para adubar nos tempos quentes como o verão ou até transplantar de vaso de dois em dois anos.

As palmeiras não costumam gostar de ambientes fechados em ar condicionado, ou com muita ventania, não faz bem para elas.

E você sabia que existem 10 tipos de palmeiras diferentes para decorar sua casa? Pois é! Clique aqui e confira

plantas ornamentais - palmeiras

 

Pequenas hortas e frutíferas 

Há vários modelos de mini-hortas que são perfeitos para pequenos espaços. 

Ervas e temperos, como salsa, cebolinha, hortelã, podem ser plantadas até mesmo em um jardim vertical e abastecer seu chá ou sua salada.

Plantas um pouco mais vistosas podem compor vasos bem decorados ao chão, ou nas varandas e janelas. É o caso, por exemplo, das pimentas, tomates-cerejas e alecrim. Também podem decorar cachepôs pendurados, como ocorre com o morango, que cresce em belas hastes, formando uma bela composição.

 

plantas ornamentais ervas

Bonsais

O cultivo de bonsais é uma tradição japonesa que ganhou o mundo por sua fácil adaptação a ambientes pequenos em áreas populosas como grandes cidades. 

Bonsais são árvores em miniaturas que podem produzir flores e frutos. A técnica para desenvolvê-lo parte do corte de dois terços da raiz, modelando a árvore para controlar seu crescimento.

É preciso manter o vaso do bonsai sempre com a terra úmida, regando de novo somente quando a terra estiver seca. Também deve haver dreno e furos no vaso para não encharcar a terra. E lembre-se, o equilíbrio é essencial para a manutenção da planta.

bonsai

Plantas tradicionais

Finalmente, temos as plantas mais comuns. Aquelas que encontramos em toda casa de vó, hospital ou em recepções de áreas comuns que encontramos por aí.

  • Copo de leite: uma das plantas de vaso das mais resistentes, pode durar anos e até pular de geração na família. Requer pouca água e luz, se adapta bem ao ambiente
  • Árvore da felicidade: muito encontrada em hall de portarias, é uma pequena árvore que gosta de sol e água, mas que se adapta bem na escassez também, por isso é considerada uma árvore de sorte.
  • Espada de São Jorge: para quem acredita, é uma planta de forte proteção espiritual. Suas folhas duras e espetadas parecem espadas, que costumam ser colhidas em dia de São jorge e festas de Ano Novo.
  • Comigo-ninguém-pode: como o próprio nome já diz é linda, mas perigosa pois é uma planta venenosa. Suas folhas são verdes e largas com manchas brancas que indicam o veneno. Esfregar as folhas ou comê-las pode ser perigoso, por isso não é indicada para ambientes com crianças e animais.

 

plantas ornamentais - jardim vertical

 

Então, gostou das nossas dicas sobre plantas ornamentais? Então, que tal agora dar uma conferida no nosso artigo sobre jardins verticais?

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário