Descubra o que é um jardim vertical e quais os seus benefícios!

O jardim vertical, também conhecido como ecoparede ou parede verde. É uma tendência que veio para ficar quando o assunto é paisagismo. E não é só por aqui, nas cidades mais importantes do mundo ele tem marcado presença. Não é por menos, ele transforma qualquer parede ou muro sem graça trazendo cor e natureza.

Veja também: 3 dicas de como montar o seu jardim de entrada? Entenda Antes!

Sua versatilidade é um dos seus principais benefícios. É possível fazer um jardim vertical em uma área externa ou interna, em casas ou apartamentos. Também em ambientes grandes ou pequenos e até mesmo em espaços comerciais.

O que é um jardim vertical e como surgiu a ideia

No Brasil, é muito comum muros cobertos com plantas escandentes (que crescem para cima), tais como a unha-de-gato ou a hera. Mas, o jardim vertical é mais do que isso. Trata-se de uma intervenção paisagística em paredes externas e/ou internas dos edifícios, que são cobertas por vegetação através de diversas técnicas.

O jardim vertical, é uma intervenção paisagística em paredes externas e/ou internas dos edifícios, que são cobertas por vegetação através de diversas técnicas.

Um dos idealizadores do sistema foi o designer e botânico francês Patrick Blanc. Ele, que trabalha no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e é especializado em plantas de sub-bosque tropical, desenvolveu um circuito de recirculação fechada com a água de irrigação e os nutrientes.

Sua ideia também inclui o uso de vegetação local, para que o sistema se adapte melhor às alterações e condições climáticas.

Seu primeiro jardim vertical foi para o Cité des Sciences em Paris, em 1986. E, desde então, cidades e prédios do mundo todo começaram a aderir à técnica.

Interessante que a ideia do jardim vertical aconteceu durante uma viagem para a Tailândia com seus alunos. Foi lá que ele percebeu que as plantas podem crescer em qualquer lugar, elas apenas precisam de água suficiente.

Os benefícios de um jardim vertical

Geralmente os jardins verticais são idealizados como uma obra de arte por conta de sua beleza, mas seus benefícios vão além da estética e da versatilidade já mencionada no início do texto.

Outros benefícios são:

  • Ajudar na diminuição dos efeitos da emissão de carbono, reduzindo a poluição do ar e melhorando sua qualidade e umidade;
  • Ajuda a aumentar os níveis de oxigênio nos ambientes e edifícios;
  • Contribui para a reutilização da água;
  • Contribuir para o isolamento acústico e térmico da construção;
  • Aumentar a durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica, e faz captação do ar quente e de energia solar.

Paredes verdes são uma ótima opção em áreas de clima árido e quente já que a evaporação da água neles é menor do que em jardins horizontais e, nas paredes externas dos prédios auxilia na redução da temperatura.

Veja também: Dicas de como montar uma parede verde que dê pouca manutenção – Entenda Antes!

Cuidados com o jardim vertical

Como você já pode perceber, um jardim vertical possui características muito específicas e algumas restrições em relação às espécies de plantas. Assim, é importante observar o seguinte antes de instalar sua parede verde, entre elas:

  • Evite plantas com raízes longas ou agressivas. Elas não fucionam nesse tipo de jardim. Além de não terem espaço suficiente para crescer, elas podem danificar a estrutura;
  • Prefira plantas perenes que não exijam uma manutenção constante;
  • As condições de ventilação e iluminação do local do jardim vertical precisam ser consideradas na hora da escolha das espécies;
  • É preciso considerar ainda a disponibilidade de água no local e frequência que as plantas precisam ser molhadas.

Mas para saber mais sobre o assunto e quais são as plantas ideais para o seu jardim vertical, não deixe de conferir nossa matéria: “Quais plantas usar no jardim vertical” e Entenda Antes tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Por fim, vale citar Patrick Blanc: “A parede verde é autônoma. Ela é feita para crescer a longo prazo, como um pedaço da natureza dentro da cidade e dos edifícios”.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Preencha agora:

Cep Inválido!

Em qual categoria o orçamento se encaixa?

Construção
Reforma
Decoração
Paisagismo e Jardinagem
Loteamento
Projetos em geral
Instalações e serviços
Pavimentação
Mudanças
Reparos e serviços
Outros

Qual o tipo de imóvel?

Quando pretende começar?

Adicione um título e descrição em seu pedido:





Deixe seu comentário