O que é uma varanda gourmet? Entenda Antes!

Ter um espaço para reunir os amigos e familiares no fim de semana é um dos principais sonhos de consumo da atualidade. Mais conhecida como varanda gourmet, a mistura entre cozinha e área externa caiu no gosto dos moradores de casas e apartamento modernos. O principal motivo é a possibilidade de ter um ambiente para relaxar, conversar e se divertir sem sair de casa.

Mas se você ainda não sabe o que é uma varanda gourmet, não tem problema. Neste artigo vamos explicar mais sobre as características do espaço gourmet e como esse ambiente vem sendo aproveitado na arquitetura. Boa leitura!

O que é?

Até alguns anos atrás, a varanda ou a sacada dos apartamentos eram usados apenas para passar um tempo, ler um livro ou apreciar a paisagem. Mas os tempos mudaram e a necessidade de ter um espaço para confraternização aumentou.

Veja também: Varanda, terraço, sacada. Qual a diferença? Entenda Antes!

O amor pelo churrasco e pela vontade de receber pessoas queridas em casa é a principal razão pela qual muitas pessoas passaram a incluir churrasqueiras, mesas e cadeiras em sua área externa. Foi aí que o termo “gourmet” deixou de ser usado para caracterizar apenas alimentos, como hambúrguer, cerveja artesanal e brigadeiro e foi adotado também pela arquitetura.

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

Uma varanda gourmet pode ser definida como um espaço externo com todos os equipamentos necessários para o lazer e confraternização da família. Geralmente, a área gourmet é a extensão da sala ou cozinha e é projetada para oferecer o máximo de conforto e diversão aos usuários.

Veja também: Como alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico?

O que não pode faltar em uma varanda gourmet?

A churrasqueira é a grande estrela de uma área gourmet. No entanto, o espaço vai muito além disso, oferecendo uma infraestrutura completa para a preparação dos alimentos e, claro, com um espaço para que você e seus convidados possam sentar para saboreá-los e ter uma boa conversa.

Os itens que fazem parte de um espaço gourmet variam de acordo com o espaço disponível, as necessidades dos moradores e restrições técnicas – especialmente no caso de apartamentos e condomínios.

Mas existem alguns elementos que são essenciais para melhorar a funcionalidade e estética do local. São eles:

Churrasqueira Gourmet

Ter uma bela churrasqueira gourmet é imprescindível em um espaço como este. Portanto, mesmo que não seja possível instalar o modelo tradicional, vale a pena investir em outras alternativas, como churrasqueira gourmet elétrica, a gás ou a bafo.

Bancada

A bancada serve como apoio para os alimentos, copos, tábuas e serve como uma divisória entre a churrasqueira e a área de estar.

Pia

A pia é essencial para fazer a higienização dos alimentos sem precisar ir até a cozinha.

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Móveis

Um mobiliário básico é indispensável para oferecer conforto e praticidade para todos os convidados. Por isso, é essencial incluir mesa, cadeiras, poltronas, pufes e banquetas em uma varanda gourmet.

Utensílios em geral

Ter que ir frequentemente à cozinha para usar os utensílios não é nada prático. Por isso, pratos, talheres, copos, facas e utensílios de cozinha em geral devem estar à disposição no espaço gourmet para auxiliar no preparo e consumo dos alimentos.

Frigobar ou adega climatizada

O local para armazenar as bebidas é extremamente útil em uma área gourmet. Dependendo do espaço e orçamento disponível, vale a pena investir em um frigobar ou adega climatizada para deixar a varanda completa.

Bruna Alvim Campos

Outros itens, como cooktop, coifa, forno e fogão à lenha são bem-vindos para deixar o ambiente mais completo e prático para todos os tipos de reuniões. Para criar a sua varanda gourmet dos sonhos, o céu é o limite! Assim como qualquer ambiente da casa, você pode incluir detalhes e gastar tanto dinheiro quanto desejar.

Uma dica útil é decidir se você quer uma área gourmet totalmente funcional ou algo mais simples. A partir daí, é possível planejar a arquitetura do ambiente e determinar o que é essencial e o que é uma comodidade.

E aí, gostou de saber mais sobre a varanda gourmet? Que tal se inspirar em alguns projetos de área gourmet repletos de ideias que fazem toda a diferença nesse espaço?

Jullieth Pazello Arquitetura de interiores

PRIMORE Engenharia e Design

OTANNO ARQUITETURA DE INTERIORES

Fellipe Ribeiro Arquitetura

Daniella Vertuan

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Veja também: Inspire-se: Essas varandas vão te deixar surpreso. Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *