Escuta Ativa: Você ouve sua equipe antes de tomar as decisões na obra?

Escuta ativa: Você ouve sua equipe antes de tomar as decisões na obra?

Neste artigo, iremos tratar a respeito da escuta ativa. Abordaremos a respeito das tomadas de decisões em equipe, se você ouve a sua equipe. Falaremos ainda sobre o conceito do tema: escuta ativa; como utilizá-la para que ela lhe traga uma série de benefícios e ainda indicaremos alguns livros que possam auxiliar no aprofundamento sobre o tema.

Sabemos que para a tomada de decisões em obras, devemos em um primeiro momento traçar um planejamento. Sendo este, organizado e com total compreensão do projeto. Visto que, coordenar uma obra não é fácil, é preciso traçar uma boa estratégia, afim de, mantendo a comunicação aberta entre todos os envolvidos no projeto. Em outras palavras, é estar sempre disposto a ouvir as opiniões de sua equipe. De acordo com esse pensamento, passaremos a analisar o que se trata a escuta ativa.

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Afinal, o que é escuta ativa?

o que é escuta ativa

A escuta ativa é compreendida como uma ferramenta de comunicação. Ou seja, consiste em escutar atentamente o interlocutor; ouvir um discurso e buscar realmente compreender o que está sendo dito. De tal forma que, a partir do momento que se demonstra interesse em ouvir o que alguém tem para lhe dizer, cria-se um elo de confiança entre interlocutor e ouvinte.

Ou seja, podemos observar que a escuta ativa é um diálogo eficiente, onde o interlocutor transmite diversas informações. Já, o ouvinte procura absorver e interpretar com atenção todas as informações que estão sendo fornecidas. Assim sendo, é comum vivenciarmos situações como essa em nosso dia a dia. Portanto, a prática da escuta ativa se tornou fundamental, tanto na vida pessoal, como na vida profissional.

Desse modo, é válido a implementação da escuta ativa no meio de trabalho. Afinal, com a sua execução, acredita-se, que haverá uma significativa melhora nas relações estabelecidas dentro de uma organização. Relação essa, por meio de uma comunicação clara e efetiva, capaz de alcançar resultados que há tempo eram almejados.

Escuta ativa e a Psicologia

Escuta ativa e a psicologia

Como já abordado anteriormente, a escuta ativa é baseada na compreensão, ou seja, não consiste apenas em ouvir o que o outro tem para lhe dizer, mas interpretar e compreender as informações recebidas.

Mas, o termo ‘escuta criativa’ não é novidade. Já que, esse termo foi criado no ano de 1950, pelos psicólogos americanos Carl Rogers e Richard Farson.

Dentro de sua empresa, a escuta ativa poderá ser aplicada em diversas situações, entre elas:

  • reuniões;
  • treinamentos;
  • apresentações de projetos para clientes;
  • feedbacks;
  • resolução de conflitos na empresa;

Isso tudo, visando adquirir um número elevado de informações importantes e relevantes, para que através dessa troca de informações e ideias, encontre a solução e resultado mais eficiente.

Quais os seus benefícios?

Os benefícios da escuta ativa

A prática bem-sucedida da escuta ativa lhe trará inúmeros benefícios, entre eles, podemos exemplificar:

  1. Minimiza consideravelmente os conflitos organizacionais, afinal, quanto mais atenção, mais informação você absorve e menos desentendimentos acontecem;
  2. Promove o relacionamento saudável um com os outros;
  3. Desenvolve a comunicação eficaz;
  4. Gera confiança, autoridade e credibilidade entre as partes envolvidas;
  5. Promove o trabalho em equipe, já que é possível melhorar o relacionamento com os colegas;
  6. O tempo passa a ser melhor aproveitado;
  7. Aumenta o sentimento de segurança;
  8. Desenvolve a empatia, aprendendo a ouvir o que o outro tem a dizer.

Como utilizá-la?

Como implantar a escuta ativa?

Já sabemos um pouco do que se trata a escuta ativa e da sua importância. Neste contexto, listamos algumas sugestões de como aplicar a escuta ativa no seu dia a dia, para que possa melhorar ainda mais os seus resultados.

  1. Evite distrações que lhe impeçam de concentrar no momento do diálogo, você poderá perder o foco no objetivo, impactando negativamente no seu resultado;
  2. Garanta completamente a absorção de informações repassadas;
  3. Evite interromper o interlocutor, deixe-o apresentar e finalizar o seu raciocínio;
  4. Não deixe que suas perspectivas pessoais interfiram no processo;
  5. Ouça e observe tudo com muita atenção, já que a comunicação oral é a base da escuta ativa;
  6. Demonstre interesse pelo que está sendo dito, isso deixará o interlocutor à vontade durante a conversa, permitindo que ele consiga transmitir as informações de maneira correta;
  7. Faça perguntas durante o processo de comunicação, é uma forma de você coletar ainda mais informações, como também uma conexão para aumentar o engajamento dela no seu diálogo;
  8. Observe a linguagem corporal do interlocutor, ou seja, sua postura, tom de voz, gestos e expressões;
  9. Se coloque no lugar da outra pessoa, lembrando que, cada pessoa tem uma vivência, por isso, tente entender os seus sentimentos, necessidades e valores;
  10. Ofereça um feedback ao interlocutor, fazendo elogios ou até mesmo críticas construtivas.

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Indicações de leitura:

Dicas de leituras sobre escuta ativa

Neste tópico, separamos algumas sugestões de leitura para aqueles que possuem o interesse em se aprofundar um  a respeito do assunto. Entre as indicações, estão os seguintes livros e arquivos em PDF:

– Active Listening, dos psicólogos Carl Rogers e Richard Farson.

–  A Arte de Escutar e Encantar, de Germano Roit.

– VOA_ebook_08-Escuta-Ativa-e-Mediação.pdf.

Conclusão

Por fim, cumpre frisar aos leitores que a escuta ativa auxilia e muito nas relações internas dentro da empresa. Esperamos que tenha ficado claro a importância do tema para aumentar o rendimento da sua equipe.

Caso tenha surgido interesse pelo assunto, e até mesmo restado alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados, prontos para oferecer, com total segurança e eficiência, todo o suporte necessário.

Conte pra gente se você já possui conhecimento sobre o tema, se você já utiliza a escuta ativa nas tomadas de decisões entre os seus colaboradores e clientes e compartilhe conosco a sua visão sobre o assunto.

Lembrando que o diálogo eficaz, onde conseguimos assimilar e interpretar tudo aquilo que ouvimos, nos trás uma melhora significativa nas relações estabelecidas pela organização, bem como o alcance dos resultados almejados pela empresa.

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