Como avaliar os profissionais de mão de obra de forma correta?

Selecionar bons profissionais de mão de obra é uma das decisões mais importantes que você tomará enquanto constrói sua casa.

Felizmente, existem algumas formas para avaliar a qualidade de cada profissional e ajudar a garantir que você encontre uma mão de obra qualificada e com preço justo para ajudar a concretizar a sua casa dos sonhos.

Veja também: Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes!

Quem contratar

Dependendo do tamanho ou complexidade da construção, você pode contratar os seguintes profissionais:

  • Arquiteto: quem faz o projeto da obra, define como o trabalho será executado e especifica os materiais e acabamentos que serão utilizados;
  • Engenheiro Civil: ele é responsável pela parte prática do projeto. O engenheiro faz os cálculos para a parte estrutural, elétrica e hidráulica de uma construção e ajuda no planejamento;
  • Mestre de obras: quem fiscaliza, supervisiona e distribui o trabalho no canteiro de obras;
  • Pedreiro: eles executam os serviços de alvenaria, chapisco, reboco, contrapiso, fazem a concretagem de vigas, pilares, pisos e lajes;
  • Pintor: responsável pela pintura interna e externa da construção;
  • Eletricista: quem faz a instalação de tomadas, interruptores, iluminação, conduítes etc;
  • Encanador: responsável pela rede hidráulica da casa, ou seja, instala os canos para água e esgoto, entre outras tarefas.

Como avaliar os profissionais

Com tantos anúncios de mão de obra para construção, sabemos como é difícil se decidir e avaliar quais são os melhores. Por isso, reunimos algumas dicas para você identificar um bom profissional e ter sucesso em sua construção. Confira!

Pergunte a alguns de seus clientes anteriores

A primeira forma de avaliar um profissional de mão de obra para a sua construção é por meio da sua reputação no mercado. O melhor é que isso não exige que você se torne um especialista em construção.

Geralmente, os próprios profissionais fornecem referências de algumas pessoas que contrataram o serviço anteriormente.

Nada melhor que a opinião de clientes anteriores para avaliar o trabalho de um profissional, concorda?

Então aproveite para fazer várias perguntas: veja se eles estão satisfeitos, como foi o andamento da obra, se houve algum imprevisto, e principalmente se a pessoa recomenda o serviço do profissional.

Verifique sua reputação online

Muitos profissionais da construção civil já possuem uma presença online e você pode aproveitar para analisar sua reputação.

Procure sites em que você confia que postam avaliações e resenhas e veja como é a aceitação do profissional. Não estamos falando apenas de olhar o número de estrelas em uma avaliação do Google, ok?

Leia os comentários, tanto as reclamações quanto os elogios para formar sua opinião sobre o profissional. Isso ajuda a ter uma visão mais ampla sobre o serviço que ele realiza.

Analise o portfólio

O portfólio também é uma boa maneira para avaliar a qualidade de um serviço. Conhecer os trabalhos anteriores do profissional serve como comprovação da sua experiência na área.

Nem todos os profissionais possuem um portfólio pronto, mas isso não é um problema. Aqui, a forma de apresentação não importa tanto. O que vale mais é o resultado do trabalho. Então, até uma foto tirada do celular pode ser usada como critério de avaliação da mão de obra.

Uma forma de fazer isso em nossa plataforma é acessando o álbuns de projetos/trabalhos de um determinado profissional, ou você pode acessar as Coleções de Ideias, onde existem vários projetos de profissionais para se inspirar e também avaliar o trabalho dos profissionais.

Visite uma obra

Você já buscou referências com antigos clientes, pesquisou a reputação na internet e viu o portfólio, mas existe uma maneira ainda melhor para avaliar a qualidade de um trabalho: olhando pessoalmente.

Se for possível, visite uma obra ou construção finalizada para analisar de perto o trabalho do profissional.

VILAS BÔAS ARQUITETURA

Nesse momento, tenha um olhar clínico. Observe os detalhes que são de responsabilidade desse tipo de profissional. Por exemplo, se for contratar um assentador de pisos, veja como está o acabamento dos azulejos e assim por diante.

Recapitulando: ao avaliar os profissionais de mão de obra você precisa levar em consideração a reputação e a qualidade do serviço que ele entrega.

Seguindo as dicas acima, você estará no caminho certo para encontrar bons profissionais que sejam adequados para suas necessidades e para construir sua nova casa!

Veja também: Por que contar com um arquiteto para planejar sua obra?

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário