Descubra como motivar sua equipe de construção civil para ser mais produtiva

equipe de construção

Manter a produtividade dentro de uma equipe de construção é algo que pode ser difícil. Independente do ramo de atuação, obter resultados importantes depende muito do engajamento da equipe. Na área de construção, manter a equipe de construção animada é fundamental. Por isso, é comum que com o passar do tempo, o ritmo diminua. Porém, é muito importante manter a todos engajados. Confira!

Qual a importância de uma equipe de construção bem motivada?

Uma equipe bem gerenciada pode agregar resultados maravilhosos na hora de produzir. Um exemplo muito claro disso, é que com alinhamento e um bom treinamento, os resultados são entregues como desejado. Em todos os ramos de atuação, a equipe é um dos principais pilares para se obter resultados positivos. O motivo é que, quanto mais bem impulsionada estiver, mais ágil e consistente se torna. Na equipe de construção, por exemplo, isso não é diferente. É fato que esse é um meio de atuação que pode ser muito cansativo e trabalhoso.

Contudo, motivá-lo é essencial para entregar os resultados esperados, trabalhar dentro do prazo estipulado e fazer tudo de maneira ágil. Durante as obras que estão sendo desempenhadas, é comum encontrar alguns fatores que desmotivam os colaboradores. Porém, isso deve ser evitado a todo custo. Momentos de estresse podem ocorrer, principalmente levando em consideração que ninguém está bem 100% do tempo.

Entretanto, saber como motivar a todos usando a empatia e também ótimas técnicas de liderança, é essencial. Até mesmo porque, o rendimento de uma equipe também diz muito sobre o líder que possuem. Logo, é necessário saber como levar cada situação como se fosse única. Nesse momento, diversos aspectos influenciam. Entre eles, por exemplo, está o fato de que nenhuma pessoa é igual a outra. Esse é um dos principais fatores para sentir o quão desafiador motivar a equipe de construção pode ser. Isso, principalmente, quando se trata de uma equipe de obra.

Porém, um time bem motivado também reflete nos lucros da empresa. Isso significa que, se a intenção é ter ótimos retornos, é preciso manter a equipe motivada. Somente dessa forma é possível atingir ótimos e grandiosos resultados. Mesmo que muitas pessoas se sintam perdidas nesse momento, há uma série de dicas que podem ajudar. Todas elas, inclusive, fáceis de aplicar.

Equipe de construção

 

Leia também: Pensando em aumentar a eficiência no canteiro de obras? Confira!

Dicas para motivar a equipe

A equipe de construção desmotivada compromete o rendimento de toda uma obra. Pelos mais variados motivos, é comum encontrar colaboradores que se acomodam e percam o entusiasmo. Entretanto, seguindo as dicas abaixo, é possível tomar decisões certas e reverter essa situação.

1. Comunique-se de maneira clara

Muitas empresas seguem a política do “é conversando que se resolve”. Isso é algo extremamente verdadeiro. Uma comunicação clara, objetiva e segura tem grande peso na motivação da equipe. O diálogo no trabalho é fundamental não somente para a boa convivência, mas também para execução de tarefas.

Quando o líder e sua equipe não se comunicam de maneira clara e próxima, o número de conflitos e erros aumentam. Por conta disso, há uma série de impactos negativos. Entre eles, por exemplo, está o desperdício de material, desmotivação e desentendimentos.

É importante que o gestor abrace a ideia da comunicação, já que ela é realmente importante e verdadeiramente eficaz. Tudo isso pode ser potencializado com ferramentas que facilitem o processo. Sistemas como registro de ocorrência, aplicativos mobile e murais podem ser utilizados. As possibilidades de estabelecer uma comunicação são muitas. Por isso, além de realizá-la pessoalmente, permita-se utilizar outros métodos.

2. Esteja entre a equipe

Um dos mitos mais comuns é de que o líder deve estar distante da equipe de construção. Na verdade, esse é um grande equívoco. Afinal, o líder deve sim liderar e comandar, porém precisa também ser visto como parte de sua equipe. Quando o responsável fica distante de seus colaboradores, torna-se mais difícil compreender as necessidades de cada um.

A proximidade permite entender o jeito dos profissionais, suas principais competências e também diferenciais. Dessa maneira, pode-se alocar, tudo aquilo que foi observado, de uma forma estratégia. Isso faz com que aumentem os benefícios do projeto, o andamento da obra e também ofereça oportunidades para alguns. Por isso é correto afirmar que o líder jamais deve estar distante de sua equipe. Nesse momento, também é importante ouvi-los com empatia, conversar sobre suas metas profissionais e de vida e compreender suas personalidades. Tudo isso colabora muito para liderar de maneira exemplar.

3. Ofereça feedbacks

Acima de tudo, os feedbacks precisam ser dados. Essa é uma das melhores e mais eficazes formas de um funcionário entender como está se saindo. É um erro muito grande deixá-los às escuras e evitar falar qualquer coisa. Porém, os feedbacks se aplicam a tudo. Ou seja, se um membro da equipe precisa melhorar, isso deve ser dito. O mesmo ocorre para quando ele se destaca e faz algo de bom. Por isso, passe observações a todos diariamente. Isso, logicamente, é melhor quando feito de maneira particular. Essa dica está profundamente ligada à anterior.

Afinal, somente é possível dar dicas sobre o trabalho de cada um, se está presente e junto à equipe. Esse é um momento muito delicado, no entanto, já que não se sabe como cada pessoa vai reagir. Ainda assim, é indispensável sempre manter a educação e conversar de maneira construtiva. Isso mostra respeito e engaja a equipe de construção.

Utilizando recursos a seu favor

Uma das maiores vantagens dos dias de hoje é que tudo ficou mais fácil. Com tamanha tecnologia e opções disponíveis na distância de um clique, é possível adquirir qualquer informação desejada. Entre as possibilidades, existem livros, aplicativos e sistemas que podem ser utilizados. Por exemplo:

A Essência do Líder – livro de Warren Bennis que ensina a liderar através de uma obra filosófica e psicológica.

Líder – aplicativo encontrado no Google Play que é um incentivador ao conhecimento sobre temas relacionados à liderança.

Asana – software free para todas as empresas. Permite atribuir tarefas, exibir estatísticas de progresso, linha do tempo do cronograma, etc.

Conclusão

Motivar uma equipe de construção não é algo fácil. Porém, utilizando as ferramentas corretas e seguindo dicas eficientes, é possível liderar com maestria. Dessa forma, é muito maior a possibilidade de ser visto com respeito pela equipe, além de obter ótimos resultados produtivos.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário