O que é e como o gerenciamento de projetos pode ajudar no dia a dia da sua obra

O que é e como o gerenciamento de projetos pode ajudar no dia a dia da sua obra

Segundo dados do PMI, cerca de 20% do PIB mundial é direcionado para a execução dos mais variados tipos de projetos. Ou seja, é possível deduzir que aproximadamente 12 trilhões de dólares da riqueza mundial são investidos na melhoria, construção ou criação de algo. Usufruímos grande maioria de tudo o que é construído, e nem nos damos conta naquele momento. De qualquer maneira, um dos fatores responsáveis pela execução eficiente do planejamento é o gerenciamento de projetos. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este post!

O que é gerenciamento de projetos?

Ocorre muita confusão em relação ao gerenciamento de projetos. De forma descomplicada e de fácil entendimento, o gerenciamento de projetos é todo o conjunto de:

  • Técnicas;
  • Ferramentas;
  • Habilidades;
  • Conhecimento em geral.

Tais características são utilizadas para que seja possível planejar, executar e monitorar um projeto. Tudo isso, obviamente, é feito da melhor maneira possível. O fato é que o gerenciamento de projetos pode oferecer uma série incrível de benefícios. É importante deixar claro que o gerenciamento de projetos é algo que já existia, mas que agora está ainda mais popular. Afinal, com a intenção de reduzir gastos e obter máxima eficiência, muitas empresas estão utilizando-o arduamente em seu cotidiano.

Por conta disso, vale dizer que muitas vezes o gerenciamento é confundido diretamente com o projeto. Entretanto, ocorre que a gestão do projeto mantém o foco diretamente na realização e controle. Em relação aos aspectos citados anteriormente, muitos deles estão envolvidos diretamente com 5 fundamentos. Esses fundamentos, de fato, também explicam o porquê as pessoas não devem confundir o gerenciamento com o projeto em si. São eles: inicialização, planejamento, execução, acompanhamento e encerramento.

Como pode me ajudar?

Algo que as pessoas perguntam muito é sobre como o gerenciamento de projetos pode impactar positivamente em tudo o que está sendo planejado. É importante lembrar que ele não tem somente como base as habilidades técnicas, mas também as habilidades de gestão de pessoas e relacionamento. Por isso, pode ser até mesmo um equívoco direcionar os aspectos vantajosos para somente um ponto. Isso porque, como aborda também diversas características da equipe, reflete na gestão e no projeto como um todo.

O que é e como o gerenciamento de projetos pode ajudar no dia a dia da sua obra

É muito comum encontrar vantagens quando o assunto está voltado para o gerenciamento de projetos. Um deles, por exemplo, está ligado diretamente com o maior controle de processos. Ou seja, o acompanhamento é uma tarefa complexa e o gerenciamento permite que tudo seja simplificado e otimizado. O cumprimento de cronogramas, bem como monitoramento de lucratividade, também são aspectos que podem ser notados ao implementar a gestão de projetos. Além dessas vantagens, também nota-se:

  • Processos ágeis;
  • Maior engajamento de todo o time;
  • Assertividade e rapidez na hora de tomar decisões;
  • Menor quantidade de riscos;
  • Aumento da satisfação do consumidor.

Como implementar na minha empresa?

O que é e como o gerenciamento de projetos pode ajudar no dia a dia da sua obra

A implementação do gerenciamento de projetos precisa começar pela cultura da empresa. Afinal, é muito importante estabelecer protocolos padronizados. Somente dessa forma será possível conduzir as atividades de maneira correta. Além disso, no caso de o gerenciamento de projetos ser implementado na empresa, é preciso ter em mente o acompanhamento. Isso significa que o status de cada um deles precisa ser acompanhado de maneira contínua. Dentro do gerenciamento, nada pode ser esporádico, tudo deve ser minuciosamente gerido. Da mesma forma que melhora muito a definição e o controle do gestor. Sendo assim, não há a necessidade de um retrabalho.

De qualquer maneira, um dos pilares para implementar o gerenciamento é o treinamento de equipe. Em seguida, definir metas também é algo importante para qualquer coisa que será gerida. Saber delegar funções é algo indispensável e que precisa ser feito com exatidão. Por fim, algo que conta muito é a capacitação profissional.

A partir do momento em que ocorre a implementação do gerenciamento de projetos dentro de uma empresa, a qualidade da equipe é crucial. De uma forma geral, um colaborador que sabe o que está fazendo, tende a agregar produtividade. Além disso, também faz cair as margens de erros e aumentar a satisfação do cliente. Anteriormente foi dito que a cultura da empresa é algo que precisa ser mudado na hora da implementação. Isso se faz presente nesse aspecto, já que deve ocorrer uma contratação muito mais minuciosa e focada nas características profissionais desejadas.

Ou seja, é um erro implementar o gerenciamento, mas continuar com a mesma política de contratação. Agora, os profissionais devem ser muito mais capacitados, focados e empenhados. O mesmo vale para a pessoa designada para gerenciar. Essa, principalmente, precisa saber colocar em prática métodos ágeis de gestão. Uma ótima dica é sempre investir em cursos e capacitações.

Quais as expectativas que posso ter em relação ao resultado?

O que é e como o gerenciamento de projetos pode ajudar no dia a dia da sua obra

Atualmente, o cliente está cada vez mais consciente de seus direitos como consumidor e da forma como prefere consumir. Isso se aplica a tudo aquilo que está ao nosso redor. Portanto, algo que está sendo procurado de grande forma são as equipes capacitadas e diferenciadas. O gerenciamento de projetos visa oferecer grandes aspectos positivos. Com esse tipo de gestão, por exemplo, o cliente tende a se sentir mais seguro em relação aos serviços. Consequentemente, nota-se maior popularidade e visibilidade.

É importante ressaltar que para ter resultados positivos, também é necessário saber implementar na empresa. Ainda assim, quando o gerenciamento é bem-feito, os resultados também se mostram na saúde financeira da empresa. Ou seja, com uma gestão de projetos, equipe especializada e tudo realizado da forma correta, a empresa lucra mais. Isso porque tudo é executado de forma muito mais organizada, objetiva e bem delegada, causando uma boa impressão no consumidor e reduzindo tempo de espera.

Conclusão

A partir do momento em que o gerenciamento de projetos torna-se algo concreto na empresa, o mesmo pode oferecer ótimos resultados. Nos dias de hoje, é indispensável possuir métodos diferentes de gestão. A coordenação correta de projetos pode fazer com que tudo tenha um efeito especial. Dessa maneira, torna-se indispensável estar um passo à frente dos concorrentes e buscar oferecer o melhor para o consumidor em todas as situações.

 

Veja também: Projetos para construção: tudo o que você precisa saber

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário