15 dicas para arquitetos e designers de interiores: Descubra como ser produtivo e eliminar a procrastinação

15 dicas para arquitetos e designers de interiores: Descubra como ser produtivo e eliminar a procrastinação

Atualmente, é comum encontrar um cenário cada vez mais difícil para manter a produtividade em alta. Devido aos acontecimentos recentes, muitas pessoas se encontram desmotivadas a seguirem fazendo o seu melhor. A boa notícia é que, seguindo dicas eficientes, é possível aprender como ser produtivo e nunca mais deixar nada para depois!

Se mantendo produtivo no cenário atual

O trabalho de arquitetos e designers de interiores exige uma habilidade fora do normal. Afinal, é algo que requer uma grande capacidade de criatividade e disposição mental e física. Atuar com eficiência é um dos segredos para ter sucesso na profissão. Logicamente, nem todas as tarefas são fáceis e nem todos os dias são ótimos. Tudo isso tende a piorar no cenário atual em que estamos vivendo.

Com tantas pessoas presas dentro de casa e diversas incertezas, torna-se desanimador continuar. Afinal, a sensação de cansaço e desânimo são comuns em momentos como esse. Muitas pessoas falam que a produtividade é fazer tudo que deve ser feito. De fato, até pode ser. Porém, essa filosofia pode empacar ainda mais muitas pessoas. O certo é que a produtividade é fazer a coisa certa, no tempo determinado e quando tem que ser feito. Assim como deitar no sofá tendo diversas prioridades é algo improdutivo, atuar sem um foco também é.

15 dicas para aumentar a produtividade

Como eliminar a procrastinação

1. Faça sua rotina matinal

Levantar da cama sem um banho e sem se dedicar à sua rotina pode ser um agravante para improdutividade. Mesmo que pareça algo inútil e sem sentido algum, tem um cunho psicológico fortíssimo. Afinal, o corpo e a mente entenderão que está na hora de acordar e trabalhar. Isso vale tanto para quem tem um escritório em casa ou não. Por isso, opte por acordar, relaxar um pouco, tomar um banho e, somente depois de tudo feito, trabalhar. Além disso, é importante ter um prazo definido para fazer todas essas coisas. Caso contrário, corre-se o risco de a improdutividade bater à porta novamente.

2. Defina suas prioridades

Como dito anteriormente, a produtividade não é fazer um milhão de coisas. A produtividade é atuar de maneira ativa em cima do que deve ser feito. Sendo assim, uma das dicas para como ser produtivo é optar por definir prioridades. Se possível, isso pode ser feito no dia anterior ainda. Assim, estará sempre com a agenda programada e fazendo as atividades corretas.

3. Delegue tarefas

Essa dica pode ser mais difícil para quem trabalha sozinho. Contudo, se não for esse o caso, delegue tarefas para todos. A intenção é dividi-las e fazer com que todas se realizem em um espaço de tempo menor. Quando é o caso de trabalhar sozinho, pode-se substituir essa dica pelo planejamento.

4. Evite fugas de tempo

É comum que tanto os arquitetos quanto ou designers precisem trabalhar muito próximos de mídias sociais. A tecnologia é algo que faz uma diferença gritante na rotina de tais profissionais. Entretanto, na hora de trabalhar, é preciso utilizá-las realmente para trabalho. Portanto, a dica é sempre evitar distrações desnecessárias. Dê prioridade para estar logado somente nas redes sociais de trabalho, assim como não responder mensagens pessoais. Para isso, algumas dicas são:

  • Controlar o tempo no celular;
  • Seguir atividades listadas;
  • Separar um tempo para checar redes sociais e Whatsapp.

5. Adote um perfil sistematizado

Como ser produtivo e eliminar a procrastinação

Pode parecer um pouco difícil no início, mas uma das maneiras de induzir a produtividade é realizar tarefas de maneira sistematizada. É comum que as rotinas possam variar e alguns imprevistos acontecerem. Porém, é muito importante ter um processo regular em cada uma das tarefas do dia. Para exemplificar de melhor forma, suponhamos que o profissional receba um novo trabalho. Em seguida, ele conversa com o cliente sobre as dúvidas em ideias. Depois disso, há a proposta do projeto, contratação de profissionais e outras ações. Mesmo que isso pareça simples, é preciso ter um sistema e uma estratégia em cada ação.

6. Utilize a tecnologia

Com tamanha tecnologia presente nos dias de hoje, torna-se indispensável saber como utilizá-la. Nessa questão, o profissional pode optar em empregá-la para ter dicas de como ser produtivo. Por exemplo, usar um simples despertador de celular para avisar a hora de fazer uma tarefa.

7. Monitore a produtividade

Esse aspecto pode ser inserido no tópico anterior. Monitorar a produtividade pode ser algo extremamente benéfico. Já que o assunto voltou para tecnologia, existem aplicativos que podem ser utilizados. Entre eles, por exemplo, estão aqueles que não deixam o profissional perder os seus compromissos. Ou então, uma opção são cronômetros que determinam tempo de intervalo, descanso, execução, etc.

8. Estabeleça pequenas, médias e grandes metas

Trabalhar com metas de diferentes tamanhos é essencial. O motivo é que uma pessoa que ainda não sabe como ser produtiva encontra dificuldades em médias e grandes metas. Por isso, é muito importante seguir o seu ritmo e se respeitar. Portanto, estabelecer metas de diferentes tamanhos, faz com que seja possível se organizar. Assim, tudo pode ser levado com melhor jogo de cintura.

9. Faça intervalos

É fato que uma pessoa que faz intervalos consegue produzir melhor que aquela que não faz. Isso ocorre pelo motivo de espairecer a mente e tirar um tempo para si. Mesmo que a produtividade seja algo importante, ela pode ser aliada aos períodos de descanso. Por isso, não desista da ideia de estabelecer um tempo para almoçar, mexer no celular e fazer o que quiser para descansar. Porém, em seguida, é preciso ter o compromisso de voltar ao trabalho no tempo estipulado.

10. Pratique autoconhecimento

Tire um tempo para se conhecer e entender como ser produtivo. Cada pessoa possui características muito únicas e próprias de si. Isso significa que o método de um profissional será eficiente também para outro. Por isso, torna-se indispensável saber o quanto de trabalho suporta executar em um dia, qual o período ideal de intervalo, etc. Um pouco de autoconhecimento é indispensável para ser produtivo e também gentil consigo mesmo.

11. Saiba dizer não

Algo que muitos profissionais sentem dificuldade é em dizer “não”. Isso pode ocorrer quando trabalha-se para uma empresa ou pode ser pior quando o próprio indivíduo é o chefe. Isso ocorre porque nem sempre possui uma equipe ao seu redor ou alguém que diga o que deve ou não ser feito. Nesse momento, há um grande risco de selecionar uma carga muito maior de trabalho do que aquela que consegue. Ou então, não consegue evitar clientes ou colegas inconvenientes. É importante que para manter a produtividade saiba dizer não. Caso contrário, todo o planejamento pode ir por água abaixo. Logicamente, existem exceções e elas devem ser abertas. Por isso, tudo no seu devido equilíbrio.

12. Busca contínua por novos conhecimentos

É um erro achar que não é necessário buscar novos conhecimentos. As novidades do mercado colaboram muito para que o profissional sinta-se animado com desafios. Por isso, busque conhecimento em sites específicos, jornais, revistas, etc.

13. Determine uma rotina de trabalho

A rotina é algo que precisa existir, mesmo que muitas pessoas sejam contra ela. Contudo, ela pode ser benéfica para ajudar a como ser mais produtivo. Quando há uma rotina estabelecida, é muito mais fácil seguir um cronograma de atividades. Ademais, também se torna mais fácil implementar novos afazeres. Isso acontece porque com uma rotina de trabalho estabelecida, tudo fica mais organizado.

14. Esforce-se para fazer tarefas mais difíceis

Muitas vezes, as pessoas procrastinam inconscientemente quando encontram uma tarefa de maior dificuldade. Devido aos mais variados motivos. Um deles é o de evitar fazer esforço demais. Esse é um ponto perigoso e que pode ser uma armadilha para muitos profissionais evitarem, sem querer, o sucesso. É preciso esforçar-se para realizar tarefas de níveis mais difíceis. Isso pode começar sendo feito devagar, mas deve ser feito. O ato de se desafiar tira qualquer pessoa da zona de conforto e faz com que ela se sinta renovada.

15. Procure ajuda

Quando nos deparamos com alguma dificuldade, é importante ter alguém para pedir ajuda. Caso contrário, toda a produtividade se esvai na ilusão de que não conseguimos fazer algo. Por isso, não se deve pensar duas vezes antes de pedir ajuda a um antigo professor, por exemplo. Ou até mesmo a um amigo de confiança e querido que exerça a mesma profissão.

Como ser produtivo

15 dicas para arquitetos e designers de interiores: Descubra como ser produtivo e eliminar a procrastinação

É válido sempre nutrir a mente com informações sérias e que impactam a nossa forma de ver e sentir a produtividade. Na hora de ser mais produtivo, existem diversos livros, aplicativos e sistemas que podem ajudar. Por exemplo:

SketchUp: agiliza criação de 3Ds de projetos.

A Arte de Fazer Acontecer, livro por David Allen: ajuda em como ser mais produtivo e alcançar melhores resultados.

Homestyler: oferece um riquíssimo banco de dados para o designer de interior.

As práticas saudáveis também ajudam, como dormir no horário certo, fazer meditações, exercícios físicos, cuidar da alimentação e de si mesmo como um todo.

Conclusão

Aprender como ser produtivo pode garantir ótimos resultados na vida de muitas pessoas. Com essa prática, todo resultado pode ser atingido com mais foco e organização. Além disso, evitar a procrastinação também é uma forma de cuidar da saúde emocional e física.

Veja também: A Produtividade dentro da Construção Civil!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário