Círculo Dourado: Como inspirar ações na sua equipe!

Círculo Dourado: Como inspirar ações na sua equipe!

Motivar uma equipe e fazer com que ela se sinta inspirada, pode ser um desafio para muitos líderes. No entanto, é possível encontrar práticas e técnicas que são extremamente eficazes. Uma delas, por exemplo, é o círculo dourado. Acompanhe para saber mais sobre o assunto!

O que é o círculo dourado?

Conhecido também como Golden Circle, o círculo dourado foi uma estratégia criada por Simon Sinek. O seu método de inspiração e liderança é tão forte, que é associado a nomes como Martin Luther King, Steve Jobs e Walt Disney. Uma forma de começar explicando o que é o círculo dourado, é pensando em alguém extremamente produtivo que conhecemos. Assim sendo a pessoa é conhecida por ser aquela que tem resultados que extrapolam as expectativas.

Em outras palavras, todas as pessoas ou empresas que possuem resultados extremamente altos, comunicam-se de maneira diferente. Ou seja, enquanto todos estão fazendo a mesma coisa, essa pessoa está indo no modo contrário. Muitas vezes, o mais interessante é que elas nem sabem disso. Porém, Simon, o criador do círculo dourado, organizou essas ideias e diferenças. Esse círculo é um gráfico muito simples. Nele, é possível ver representado um alvo que indica de dentro para fora: como, por que e o quê.

Exemplo na prática

Segundo a teoria do círculo dourado, todas as pessoas sabem bem o que fazem, algumas sabem como, mas poucas sabem o porquê. Todos aqueles que alcançam um sucesso inestimável são aqueles que conhecem bem o porquê. Para exemplificar tudo o que está sendo dito, é possível usar a propaganda e o marketing como exemplo. Suponhamos que uma nova televisão está sendo lançada. A intenção é que ela de fato encante os consumidores. Porém, para isso, ela precisa ser anunciada da maneira correta, já que ela não pode se vender sozinha. É comum encontrar uma quantidade esmagadora de pessoas que diria, por exemplo:

“Essa é a nova televisão X. Ela pode ser pausada ao vivo, pode-se pular comerciais e gravar programas. Ela também faz uma seleção de programas similares para que sejam gravados.”

Leia também: Descubra como motivar sua equipe de construção civil para ser mais produtiva

Como é possível notar, essa não é uma propaganda tão efetiva quanto se pensa. Pois, realmente o produto parece ser bom e inovador. Porém, ele não é o suficiente para muitas pessoas. Por isso, a comunicação e a abordagem devem ser diferentes. Confira:

“Gosta de ter o controle sobre tudo o que faz? Deseja ter liberdade de assistir aos seus programas favoritos sem interrupções? Odeia comerciais televisivos? Tudo isso você pode conseguir de uma maneira simples e intuitiva com a televisão X. Ela pausa ao vivo, grava todas as programações desejadas, pula comerciais e ainda seleciona programas similares àqueles que você gosta!”

O segundo texto demonstra uma pessoa que está se comunicando de dentro para fora do círculo dourado. Ou seja, o segundo exemplo mostra claramente a razão do aparelho, como ele atua e o que ele faz. Segundo o criador do círculo dourado, essa é a chave para fazer com que pessoas se sintam inspiradas a qualquer coisa. Essa é uma forma de se comunicar conhecida como incentivo.

Como implantá-lo na empresa?

Círculo Dourado: Como grandes líderes inspiram ações nas pessoas

Uma das formas de adquirir sucesso em qualquer âmbito profissional com o círculo dourado é aplicá-lo corretamente. Uma de suas maiores vantagens é que ele pode ser utilizado como uma filosofia dentro da empresa. Dessa maneira, tudo se tornará muito mais fácil e prático de comunicar e realizar. Sobretudo, é bom frisar que a sua implementação também não é difícil. É preciso apenas um pouco de estratégia e um tempo para pensar. Isso é algo que qualquer pessoa pode fazer e que oferece ótimo retorno.

1. Comece pelo por quê

Primeiramente, é indispensável começar encontrado a principal razão do empreendimento, lançamento, produto, etc. É importante, nesse momento, se fazer as principais perguntas:

  • Por que ele existe?
  • Por que ele será criado?
  • Qual é o propósito a ser atingido com ele?

De forma geral, é o momento em que é necessário encontrar a causa que impulsiona a empresa e o seu produto. Quanto mais bem definido e claro for o propósito e a razão da existência, melhor será. Por isso, é importante que a motivação seja diferenciada dos seus concorrentes. Uma resposta clara, criativa e sincera é fundamental para o círculo dourado. Então lembre-se que elas devem ser respondidas de maneira clara e verdadeira.

2. Aplicando o “como?”

Depois do primeiro passo, o segundo está voltado para o “como?”. Nesse momento, é importante fazer todo o planejamento estratégico. O “como” é baseado em processos e métodos. Todos esses métodos, inclusive, serão empregados no negócio. Assim, é muito importante que todas as ações, além de planejadas, estejam em conformidade com propósitos, valores e missão. O público consumidor está muito mais atento e reconhece de longe muitas estratégias.

Por isso, não se deve buscar um impacto positivo, mas não praticar valores que levem por esse caminho. Isso seria visto como hipocrisia e falsidade por parte do consumidor, que é sensitivo a esse tipo de comportamento. Devido a isso faz, nesse estágio, da sinceridade o ponto mais importante. Mesmo que nos outros também seja um fator chave, agora ela se torna essencial. Um dos motivos é que esse é o momento onde é preciso agir conforme a essência da empresa. Assim, pode-se atuar para descobrir o “como”.

3. Descobrindo o “o quê?”

Na extremidade do círculo dourado, encontra-se o “o quê?”. Antes de mais nada, nesse estágio é importante fazer exatamente essa pergunta a si mesmo. Depois de muito refletir no propósito e realizar todo o planejamento estratégico, é muito importante pensar no resultado. Agora é o momento de questionar o que, de fato, está sendo entregue ao consumidor. É, sem dúvidas, correto afirmar que esse talvez seja o mais importante estágio do círculo dourado. A competitividade é enorme dentro do mercado. Pois, a todo momento existem estímulos, serviços e produtos de marcas diferentes. Porém é comum também encontrar muitos desses produtos com incrível semelhança. Por isso que se diferenciar da concorrência é fundamental. No último passo, é importante ter em mente que um propósito bem definido já faz com que esteja um passo à frente da concorrência.

Principais benefícios do golden circle

Círculo Dourado: Como grandes líderes inspiram ações nas pessoas

O círculo dourado, ou golden circle, oferece grandes e ótimos benefícios quando bem aplicado. Com ele, os resultados vão muito além de vendas constantes e significativas. Como dito anteriormente, uma de suas melhores características é que pode ser adotado como um estilo de vida. Logo, é isso o que muitas empresas fazem no seu convívio interno. Porém, o círculo dourado também vai muito além disso. O motivo é que, ao introduzi-lo, é possível usufruir de vantagens como:

  • Melhor comunicação com todos os envolvidos;
  • Engajamento de clientes;
  • Sentimento de inspiração;
  • Empresa com imagem positiva no mercado;
  • Maior destaque.

Dentro de uma corporação, é indispensável ter uma comunicação agradável com todos. O círculo dourado colabora muito para que isso ocorra de uma maneira leve e diferenciada. Assim, é possível conversar de maneira mais clara. Consequentemente, as ideias são aceitas com maior facilidade. Também se torna muito mais fácil conseguir trocar ideias, passar feedbacks, etc. Em seguida, o engajamento de clientes é um dos principais pontos positivos. Como o círculo dourado tem o poder de inspirar pessoas, ele permite que os clientes tomem uma ação. Isso ocorre pelo fato de a forma de comunicação ser diferente, bem como a forma de demonstrar o produto. Assim, tudo é feito com muito mais empolgação, sinceridade e visando atingir ótimos resultados. Portanto, a imagem da empresa é vista de maneira mais positiva no mercado. Melhorando a imagem da empresa, é possível fazer com que ela se destaque de grande forma entre outras.

Conclusão

Não é difícil perceber o quanto o círculo dourado colabora para uma empresa atingir ótimos resultados. Com ele, torna-se quase impossível passar despercebido. Entretanto, é muito importante ter em mente a necessidade de entender sobre o assunto, principalmente, conhecer as motivações e causas da empresa como um todo.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário