Líder ou chefe: Entenda diferença e descubra qual você é!

Líder ou chefe: Entenda diferença e descubra qual você é!

Ser líder ou chefe? Ambos são um cargo de poder e autoridade que muitos respeitam e gostariam de ser. Ainda que, muitos confundam essas duas palavras. Afinal, ambas são posições de poder. Segundo o dicionário a palavra chefe significa: “pessoa que se destaca pelas qualidades, competência, poder de decisão etc”. Já a palavra líder é: “pessoa que possui autoridade e poder para comandar o demais”.

Será que é só isso mesmo? Essa é uma dúvida que muitos têm! Certamente, a primeira coisa a se fazer é uma auto avaliação. Primeiramente, observar as suas atitudes para compreender melhor as pessoas que estão ao seu redor. Vamos mais a diante ver melhor.

Líder ou chefe: Quais as diferenças entre os perfis?

Líder ou chefe: Qual as diferenças entre estes dois perfis.

Para começar precisamos entender uma coisa, todo chefe possui posição de liderança, no entanto, nem todo líder ocupa um cargo de chefe formalmente. Em outras palavras. o que eles tem em comum é: os dois lidam com pessoas, e as pessoas são diferentes, que agem das mais variadas formas. As distinções entre um e outro estão normalmente ligadas em como o indivíduo exerce o seu poder dentro do grupo.

As ações de um líder influenciam no comportamento das pessoas para que alcancem o objetivo da melhor maneira possível. Ele está à frente de um grupo, porém trabalha junto com eles, tenta extrair e estimular o potencial de cada membro da sua equipe. Portanto o líder promove um bom ambiente de trabalho e busca sempre o autodesenvolvimento, sabendo que o sucesso de um é o sucesso de todos. Sabe sua posição e se mantém firme, mas sem perder o equilíbrio e respeito por todos.

O chefe também está à frente de um grupo. Ele têm poder de tomada de decisões e resolver problemas, porém gosta de dar ordens e de ser obedecido. Muitas vezes podem ser controladores, querendo que tudo seja do seu jeito. Assim. não orientam, não os motivam. Mas, principalmente, gostam do poder e do “status” de ser o chefe, criando um ambiente de trabalho pouco acolhedor.

Características de um líder

Líder ou Chefe: Eu sou um Líder?

Com a finalidade de entender qual perfil enquadra-se melhor na sua empresa, líder ou chefe, podemos exemplificar como características de um bom líder:

  • Sempre buscam soluções;
  • São otimistas, sem deixar de ter os pés no chão;
  • Ele se preocupa com seus colaboradores, dá oportunidade para que apresentem suas ideias;
  • Assume a responsabilidade quando algo sai do esperado;
  • Não manipula seus funcionários;
  • Ajuda com feedbacks construtivos;
  • Tem a capacidade de ouvir e ser empático;
  • Sabe reconhecer, dar elogios;
  • É companheiro;
  • Apenas promete o que sabe que vai cumprir;

Um líder sabe que pode sempre contar com a lealdade da sua equipe. Assim, as decisões são tomadas de forma participativa, há confiança mútua. Como resultado, permite-se que todos cresçam, usem sua criatividade, sejam mais efetivos.

Leia também: Círculo Dourado: Como inspirar ações na sua equipe!

Temos alguns exemplos de bons líderes. Como por exemplo:

O Walter Elias Disney, cofundador da The Walt Disney Company, que mesmo diante de obstáculos não desistiu e manteve sua determinação para fazer seu primeiro estúdio de sucesso. A frase “ A melhor maneira de começar algo é parar de falar e começar a fazer “ é dele. Em outras palavras, Walter Disney instrui a participar junto com os colaboradores, orientá-los ao contrário de apenas mandar.

Outro grande exemplo é o Gandhi, notório líder indiano que deixou um legado, acreditava em liderar por propósitos, princípios segundo a verdade. É o autor da frase “ A satisfação reside no esforço, não no resultado obtido. O esforço total é a plena vitória”. Dessa maneira, ressaltando a importância da motivação para que a equipe não dependa somente de resultados.

Características de um chefe

Líder ou chefe: Quais as características de um chefe?

Na grande dúvida em ser um líder ou chefe, podemos destacar como características e um chefe:

  • Dita ordens;
  • É autoritário, fiscalizando o trabalho da equipe;
  • Aponta os culpados, caso alguma coisa saia errado;
  • Promete sem ter certeza que vai conseguir cumprir;
  • Deixa que ocorram conflitos entre os membros da equipe;
  • São centralizadores;

Quando há momentos de sucesso dentro do trabalho ele até apoia sua equipe, porém toma todo o mérito do resultado como exclusivo seu. Ele enxerga seus funcionários como concorrentes e não os incentiva, não estimula para que possam crescer. Normalmente, não pensa no bem estar coletivo. Faz tudo como achar melhor, toma suas decisões baseadas em palpites. Normalmente são adeptos da frase “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Saiba se você é líder ou chefe?

Saiba se você é líder ou chefe

Portanto, chegamos ao ponto em que nos perguntamos, será que eu sou líder ou chefe? Para que você tenha as respostas,  listamos algumas perguntas importantes. Uma vez que, tenha as respostas você pode observar qual o seu perfil.

  1. Você procura dar e receber feedbakcs da sua equipe frequentemente?
  2. Você é o primeiro a saber quando algo não deu certo?
  3. Você costuma ouvir todos os envolvidos em uma situação de conflitos?
  4. Você dá os créditos para a equipe que realizou o trabalho?
  5. Quando você decide fazer algo, você realmente faz ou apenas manda para que cumpram o que você quer?

Leia também: Alta performance: Usando o feedback para melhorar o desenvolvimento da sua equipe

Se quando algo deu errado no trabalho os seus colaboradores o procuram para compartilhar essa situação, provavelmente você é um bom líder. No entanto, se você é sempre o último a saber, ou as pessoas tem medo de te contar o que aconteceu, é melhor começar a pensar em trabalhar o seu desenvolvimento de liderança. Como fazer isso? Temos algumas dicas:

  • Demonstre interesse pelas pessoas que estão e sua equipe, se preocupe com o que elas pensam;
  • Seja empático, ouça e observe atentamente cada indivíduo;
  • Crie uma conexão para ganhar confiança e um relacionamento transparente e honesto;
  • Seja um exemplo, suas atitudes falam muito de você;
  • Identifique problemas e trabalhe com os envolvidos em uma solução melhor;
  • Crie um ambiente de trabalho saudável;
  • Mantenha o equilíbrio;
  • Ofereça apoio a equipe, tenha coragem de quebrar paradigmas; Assuma as responsabilidades.

Conforme o decorrer do texto, acreditamos que agora você já sabe a diferença e está preparado para seguir o caminho de um bom líder. Em resumo, Maxwell dizia “ liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”. Isso não é fácil, exige muito esforço e dedicação. Tudo depende de você e qual perfil quer ser, líder ou chefe. Nesse sentido, depende de onde você quer chegar e onde você quer que os profissionais que te acompanham cheguem.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário