Alta performance: Usando o feedback para melhorar o desenvolvimento da sua equipe

Alta performance: Usando o feedback para melhorar o desenvolvimento da sua equipe

Montar uma equipe de alta performance pode ser mais fácil do que se imagina. Na verdade, certamente exigirá dedicação e esforço. Entretanto, pode ser um processo descomplicado e que somente exigirá tato e empatia por parte de seu líder. Confira!

O poder de um feedback

O feedback ainda é algo que muitos gestores deixam de lado. Para provar que isso não é mentira, todo líder deveria se perguntar quantos feedbacks aplicou no dia de hoje. Ocorre que muitas pessoas levam essa palavra para o lado negativo. No entanto, ela também tem um lado muito positivo que pode ser ótimo para engajar uma equipe. Atualmente, o mercado encontra-se mais competitivo em todos os aspectos. Por conta disso, torna-se indispensável saber como montar uma equipe de alta performance. Fazer isso somente com feedbacks é possível.

Falar para o membro da equipe o que ele precisa melhorar ou o que ele fez de bom é ótimo. Isso incrementa os níveis de confiança e encorajamento em cada indivíduo. A autoconfiança é essencial para conseguir tudo aquilo que se deseja. Além disso, os feedbacks também permitem que haja um ambiente muito mais harmônico e amigável. Hoje, muitas empresas estão empenhadas em utilizar essa técnica.

O que é um feedback e qual sua importância?

O feedback tem os dois lados da moeda. Portanto, ele pode ser positivo ou negativo. Quem determina isso é o líder. Logicamente, ele se baseia nas atitudes e métodos de trabalho do colaborador. De uma forma simples, os feedbacks seriam espécies de opiniões construtivas ou elogios. Eles podem se apresentar como os dois ao mesmo tempo, como o gestor que elogia, contudo, ainda assim, diz onde é necessário melhorar.

É muito importante ter em mente que o feedback deve ser educado, construtivo e buscar o melhor de cada pessoa. Além disso, a discrição é algo que conta muito, os feedbacks preferencialmente devem ser fornecidos em particular. Dentro da equipe de trabalho, se um funcionário está errando e ninguém fala, ele continuará errando. Nesse momento, o feedback entra como uma forma de mostrar a ele o que pode ser melhorado. Surpreendentemente, é possível atingir ótimos e incríveis resultados com essa ação.

Mesmo que seja algo que agregue benefícios, os feedbacks precisam ser feitos de maneira correta. Somente dessa maneira surtirão o efeito desejado. Um dos motivos pelos quais muitas pessoas pensam que eles são negativos é pela forma como são passados. Infelizmente, o mercado está cheio de gestores despreparados. Isso pode proporcionar uma experiência traumatizante para o colaborador. Por conta disso, há o outro lado da moeda em que algumas empresas oferecem opiniões e críticas extremamente destrutivas. Isso é prejudicial e muito perigoso para os negócios. Afinal, oferece insegurança ao indivíduo.

É preciso ter em mente que a intenção é criar uma equipe de alta performance e, para isso, é preciso saber trabalhar com todos. Quando essa ação é bem aplicada, nota-se um desempenho que supera as expectativas da empresa. Isso faz com que até mesmo os resultados mais difíceis sejam alcançados. Como dito, primeiramente é preciso saber aplicá-los. Confira abaixo!

Como usar o feedback para melhorar minha empresa?

Alta performance: Usando o feedback para melhorar o desenvolvimento da sua equipe

 

Usar o feedback como melhoria é algo muito delicado. É preciso ter sensibilidade para não ultrapassar a linha tênue de um feedback construtivo, para um feedback desmotivador. É preciso ter em mente, nesse momento, que uma equipe de alta performance supera todos os obstáculos. Portanto, essa é a principal intenção em utilizar os feedbacks.

1. Transparência

Um dos pilares principais para um bom feedback é a sinceridade. Porém, a sinceridade é diferente de ser rude. É possível ser sincero, educado e claro, tudo ao mesmo tempo. Para uma equipe atingir o nível de alta performance, é preciso saber ser transparente. Um exemplo disso, é sempre destacar pontos positivos e demonstrar que todo o trabalho vale a pena. Assim, da mesma forma que um elogio foi feito, é importante explanar os pontos que precisam de melhora. É indispensável manter o tom motivacional, inspirador e educado para com os colaboradores. Até mesmo porque, a intenção é justamente inspirar e despertar o melhor em cada um.

2. Seja acessível ao diálogo

É comum que a rotina de um líder seja corrida. No entanto, é muito importante evitar o papel do líder estressado e que não para nem por um momento. Para garantir o sucesso de um feedback, é importante mostrar-se aberto a conversas. Assim como o gestor deve ter liberdade para dialogar com a equipe, a equipe também precisa se sentir assim. Nesse sentido, também é importante citar o quanto as pontes de diálogo são saudáveis e interessantes. Escutar também o ponto de vista dos funcionários é essencial para um ambiente harmônico e uma equipe de alta performance.

3. Ofereça feedbacks contínuos

Mesmo quando uma situação é desafiante, a rotina é corrida e o dia foi estressante, é importante ter periodicidade na prática. Isso tudo pode ser feito de maneira objetiva e leve, sem a necessidade de ser algo tenso. Manter uma prática contínua de feedbacks é essencial para que se tenha uma equipe de alta performance. Porém, é importante lembrar que os feedbacks devem também ser positivos. Ou seja, se o colaborador fez algo de bom, isso merece e deve ser reconhecido. Afinal, ele precisa conhecer não somente os aspectos a serem melhorados, mas também seus pontos fortes.

Uma das vantagens de manter essa prática contínua é justamente a possibilidade de encontrar soluções. É comum encontrar colaboradores com grande potencial, mas muita insegurança. Ou até mesmo aqueles que nem eles mesmos sabem o que os travam de crescer. A partir do momento em que o feedback é uma prática contínua, soluções vão surgindo. Dessa maneira, demonstra-se que ninguém está desistindo de ninguém e é possível encontrar um meio de fazer tudo dar certo.

Conclusão

Como melhorar o desenvolvimento da sua equipe.

 

Para ter resultados e uma equipe de alta performance, é necessário ter grande tato para aplicar os procedimentos corretos. Por isso, os feedbacks são extremamente potentes e podem derrubar ou levantar uma equipe inteira. Saber elogiar e criticar de maneira construtiva e animadora é essencial para garantir o sucesso como um todo.

Veja mais: Empreendedorismo e gestão de escritório de arquitetura e engenharia

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário