Empreendedorismo e gestão de escritório de arquitetura e engenharia

Empreendedorismo e gestão de escritório de arquitetura e engenharia

Algo que ainda é um pouco desconhecido para muitas pessoas é a gestão do escritório de arquitetura e engenharia. Assim como todo e qualquer serviço, ele precisa de um bom gerenciamento para funcionar de maneira correta. Quem tem um escritório de arquitetura e engenharia ou trabalha em um, provavelmente já passou por algum problema. Grande maioria das vezes, essa adversidade ocorreu por falta de comunicação. Seja pelas histórias de empresas que faliram ou novos empreendimentos que não duram muito tempo, a gestão é fundamental.

Leia também: Gerenciamento de obras: o guia absolutamente completo

Gestão de escritório de arquitetura e engenharia – o que é?

A gestão, de maneira geral, é o ato de gerenciar ou administrar algo. Logo, fazer a gestão de um escritório de arquitetura e engenharia é, justamente, gerenciá-lo e administrá-lo. Dentro desse gerenciamento, é muito importante ter o foco no crescimento, ambiente de trabalho agradável e organização. Empreender no ramo da construção é algo muito delicado. Portanto, começar do jeito certo é fundamental. Uma prova de como as pessoas negligenciam esse aspecto é que muitos escritórios antigos não possuem uma boa gestão. Consequentemente, corre-se o risco de perder muito dinheiro e projetos maravilhosos.

Para quem deseja empreender e abrir um escritório de arquitetura e engenharia, é interessante e indicado começar do jeito certo. Para isso, além de divulgar os serviços da forma mais correta possível, também é importante contar com serviços variados. Isso, logicamente, se o profissional realmente puder oferecê-los ou pagar alguém para que os realize. Além disso, parcerias também são bem-vindas, dependendo do caso.

A importância da gestão bem-feita

Entre as ferramentas de maior eficácia para o sucesso de um negócio, está a gestão. Quando planejada e aplicada de maneira correta, permite que a empresa alce voos grandiosos. O motivo é que resulta em ótimas vantagens, como:

  • Transparência na comunicação;
  • Administração financeira;
  • Organização de processos;
  • Liderança inspiradora;
  • Saúde financeira.

 

Quando o escritório de arquitetura e engenharia e engenharia se encontra com uma boa gestão, nota-se uma comunicação muito melhor. Como dito anteriormente, muitas falhas e erros ocorrem por conta de falhas nessa questão. Portanto, um gerenciamento adequado permite que haja uma troca maior e mais clara de informações. Em seguida, a administração financeira é algo que é impactado profundamente pela gestão.

Na verdade, a gestão, em suma, realiza também a administração financeira. Assim, quando bem executada, resulta em aspectos positivos nessa questão. A importância da gestão também reflete na organização de processos. É comum encontrar escritórios de arquitetura e engenharia que são bagunçados. Isso causa um efeito negativo nos mais variados aspectos do local. Além disso, a liderança é algo que também resulta da gestão. Quando todos os processos são geridos de maneira correta, é mais fácil liderar. Afinal, a equipe se encontra mais motivada. Consequentemente, a saúde financeira também se encontra muito melhor.

Empreendedorismo e gestão de escritório de arquitetura

Como colocar em prática a gestão?

Nem sempre é preciso contratar uma equipe especializada para colocar em prática a gestão do escritório de arquitetura e engenharia. Na verdade, com dicas simples, porém ótimas, é possível garantir um bom desempenho. Tudo isso pode ser feito através de cursos, livros, aplicativos, etc. Afinal, geralmente quem resolve empreender com o escritório é quem realiza sua gestão. Ocorre que muitas vezes o indivíduo é inexperiente e não faz ideia de por onde começar. É nesse momento em que os riscos começam a surgir.

Por isso, é importante ter em mente que a gestão exige uma boa quantidade de estudo. Esse aprendizado não deve ser feito somente uma vez na vida, mas sempre. Como o mercado e as formas de gerir estão constantemente se reinventando, é preciso estar sempre atualizado. Ademais, junto ao mercado, o cliente também começa a ditar sua forma favorita de consumo. Além disso, também deixa claro tudo aquilo que procura em um escritório de arquitetura e engenharia. 

1. Leia livros

Uma das melhores formas de adquirir conhecimento é lendo. Os livros têm o poder de oferecer uma enorme possibilidade de aprendizado. Além disso, geralmente são escritos por pessoas que já passaram por tudo aquilo que o novo empreendedor está passando. Por isso, tendem a conversar de maneira empática e passar grande conhecimento para o leitor. Alguns livros que podem ser lidos a fim de agregar conhecimento, são:

Manual do CEO, de Josh Kaufman – o livro é ótimo para aprimorar conhecimentos, instigar competências e compartilhar ótimas e grandes estratégias para o sucesso.

SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, por Jeff Sutherland e J.J. Sutherland – ótima leitura para atualizar o empreendedor sobre as mudanças que o mundo vem passando. Ensina muito sobre como ter mais produtividade e gerenciar de maneira profissional.

Tudo Sobre Arquitetura, por Denna Jones – mesmo já formado, o livro apresenta obras fundamentais em seu contexto social e cultural, que podem agregar muito para complementar a formação. É ótimo para motivar e inspirar o jovem e o experiente arquiteto.

2. Cursos

Os cursos também são ótimos para preparar o indivíduo para esse meio. A boa notícia é que existe um imenso leque de opções. Para abrir um escritório de arquitetura e engenharia, é muito importante ter novas visões e uma mentalidade aberta ao novo. Afinal, a profissão tem tudo a ver com isso. Como resultado dessa questão, cursos sobre gestão de processos e equipes, sobre novidades da profissão, entre outros, são ótimas alternativas. É importante ter em mente que quem deseja empreender não pode e nem deve se apegar em somente um ponto de aprendizado.

3. Utilize sistemas e aplicativos

A rotina pode realmente ser muito corrida conforme os dias vão passando. A boa notícia é que, para gerenciar um escritório de arquitetura e engenharia, é possível contar com a tecnologia disponível. Atualmente, existem muitos softwares, aplicativos de celular e planilhas prontas que podem ser utilizadas. Elas ajudam na hora de gerir gastos, equipes, processos e demais aspectos do dia a dia desse profissional. Além disso, também podem ser utilizados como uma forma de processar orçamentos e atender clientes.

Conclusão

Empreender com um escritório de arquitetura e engenharia pode ser uma ótima ideia. Por isso, é muito importante garantir que a gestão seja algo muito bem planejado e aplicado. Dessa maneira, será possível organizar as finanças, orçamentos, equipe e demais processos de suma importância para o crescimento profissional do local. Portanto, buscar conhecimento, aplicá-lo e tornar tudo mais profissional é essencial!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário