fbpx

Construir ou comprar? O que vale mais a pena?

Construir ou comprar? O que vale mais a pena?

Seguro para Construçao

Pensando em ter seu próprio imóvel e não sabe se deve construir ou comprar? Pois bem, este artigo é para você!

Confira e descubra as vantagens e limitações de cada uma das opções. Avalie os prós e os contras e decida o que é melhor para você e sua família.

Boa leitura!

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

Construir ou comprar?

Ter uma casa própria é o sonho de milhares de brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Data Popular. E para quem está em vias de realizar esse sonho, uma dúvida bastante comum é se vale mais a pena comprar ou construir. A resposta para essa questão depende de uma série de fatores e é bastante individual.

Nos dois casos, existem vantagens e desvantagens e é preciso avaliar todas as possibilidades. Porém, a escolha, com certeza, deve levar em consideração o valor disponível para investir, o tempo e a paciência do proprietário.

Abordaremos algumas das questões que envolvem cada uma dessas opções para te ajudar  nesta difícil decisão. Leia, analise os prós e contras e veja o que melhor se encaixa no seu perfil e nas suas condições atuais.

Boa leitura!

Construir ou Comprar

As vantagens de construir um imóvel

Veja abaixo algumas das principais vantagens de construir seu imóvel do zero.

A economia

Uma das grandes vantagens de construir um imóvel é a possibilidade de economizar dinheiro. A compra do terreno e a realização da obra irão, certamente, trazer muito trabalho. Porém, esse inconveniente pode ser compensado se você respeitar seu orçamento, seguir o cronograma da obra e poupar nos custos com a construção. Nesses casos, o imóvel costuma sair até 30% mais barato do que um que tenha sido comprado pronto. Nada mau, certo? 

É possível, por exemplo, ao escolher os materiais que serão utilizados, aproveitar grandes promoções e investir o dinheiro nos artigos que julgar mais importantes. Bem como é possível negociar com os fornecedores e prestadores de serviço. 

Por fim, é importante ressaltar que uma casa construída representa um investimento patrimonial rentável, já que ela sofre boa valorização depois de pronta. 

Financiamento e consórcio

No mais, ainda quando o assunto é dinheiro, ao contrário do que muita gente pensa, existem linhas de financiamento para quem tem um terreno próprio e deseja construir uma casa. Porém, eles exigem que o proprietário conte com recursos próprios para iniciar a obra.

Para dar entrada no pedido de financiamento algumas etapas da obra já precisam estar prontas, como por exemplo, a documentação do terreno regularizada e o projeto aprovado. Após isso, você deve submeter o pedido de financiamento ao banco, que irá avaliar os documentos e o projeto. 

Estando tudo de certinho, o banco vai liberando o dinheiro de acordo com as etapas da obra. 

Também é possível participar de um consórcio para construir, mas a pessoa já deve contar, preferencialmente, com um terreno disponível. Essa modalidade costuma ser a mais recomendada, por não envolver cobrança de juros. Dependendo do valor da carta de crédito, ela pode ser usada para a compra do terreno e a construção. E você também pode usar o FGTS no consórcio.

No consórcio, você entra em um grupo em que determinado número de pessoas tem o mesmo objetivo final, ou seja, obter uma carta de crédito para a construção ou a compra de um imóvel. No lugar dos juros, que tornam a operação mais cara e dificultam o planejamento, são cobradas taxas fixas de administração do grupo.

Para conseguir a carta de crédito existem três formas: 

  • Sorteio realizado mensalmente entre os participantes;
  • Oferta de um lance, por meio da antecipação do pagamento de parcelas, maior do que os de outros consorciados;
  • Aguardar até o pagamento da última prestação.  

A personalização

Todo mundo tem a sua casa dos sonhos. Aquele lugar com a sua cara e estilo, perfeito para atender todas as necessidades e desejos da família. E como você já deve imaginar, encontrar essa casa dos sonhos pronta é uma tarefa impossível.

Assim, para muitas pessoas, construir uma casa do zero pode ser a melhor solução. Quando se escolhe construir é possível personalizar a casa exatamente como você sempre quis e decidir sobre todos os detalhes, como: 

  • Tamanho (metragem);
  • Disposição dos ambientes;
  • Localização (bairro, rua, condomínio fechado);
  • Acabamentos;
  • Funcionalidades (voltagem das tomadas, altura das janelas, largura das portas, etc).

E isso acontece porque você pode pensar, junto com o arquiteto e o engenheiro responsável, todos os itens do projeto.

Se você gosta de receber amigos, por exemplo, pode construir um espaço gourmet, uma cozinha em estilo americano ou uma bonita área de churrasco. Se tiver uma família numerosa, pode construir mais quartos e banheiros. E quem não abre mão de animais de estimação pode destinar um espaço nos fundos para os bichinhos.

Instalações novas

Nada como morar em um imóvel novo, não? Imóveis antigos não estão de acordo com as necessidades e estilo de vida das famílias modernas e podem também acarretar muitos gastos com manutenção.

E aqui está outra grande vantagem de construir sua casa. Quem tem a oportunidade de construir seu próprio imóvel pode fazer tudo de acordo com o seu estilo de vida, de acordo com as mais atuais tendências de arquitetura e decoração e com instalações totalmente novas que não precisarão de manutenção por muito tempo. 

O prazo para mudar

A princípio, a demora na execução do projeto pode parecer uma desvantagem. No entanto, esse é um ponto positivo quando se pensa em tudo que precisa ser analisado quando se muda para um novo endereço: o novo trajeto para o trabalho e/ou para a escola das crianças, os estabelecimentos comerciais disponíveis no bairro, tais como farmácias, supermercados e academias, entre outras coisas.

A mudança para outro imóvel envolve mais do que simplesmente contratar uma empresa para fazer o transporte de todas as suas coisas.Trata-se de uma mudança de estilo de vida, é preciso se adaptar a um ambiente totalmente novo.

Assim, o prazo mais longo para a realização da obra acaba se tornando uma vantagem, favorecendo o processo de preparação para a mudança.

orçamento de obras - orçamentos para construção

As desvantagens de construir um imóvel

Já quanto às desvantagens de construir sua casa própria, podemos citar as seguintes: 

Dificuldades para encontrar um bom terreno

Para construir uma casa você precisa de um terreno com boa localização, com infraestrutura para água, esgoto e luz. Mas claro, terrenos são caros, especialmente nas cidades maiores. 

Assim, encontrar o terreno ideal para a sua construção e que caiba no seu bolso pode ser um grande desafio. 

Necessidade de mão de obra especializada

Para sua construção além do terreno, um projeto e materiais, você também  irá precisar de uma equipe de profissionais ou de uma empresa especializada para a realização da obra.

Bons profissionais são fundamentais e podem ser difíceis de encontrar. Assim, vale a pena pedir indicação de amigos e profissionais do ramo para te ajudar e também poder contar com um empreiteiro para ficar à frente da obra. 

Para quem vai construir do zero a contratação de um arquiteto para que a casa fique bem construída e com os materiais certos e fundamental. Um engenheiro também é peça fundamental para a construção. É ele que irá cuidar das questões técnicas específicas e, com sua consultoria, poderá ajudar a diminuir os custos da obra. 

No entanto, saiba que mesmo tendo um time altamente capacitado e de confiança, será preciso acompanhar tudo bem de perto. 

Burocracia na hora do financiamento

Já falamos acima que é possível conseguir um financiamento na hora de construir sua casa. Porém, a burocracia envolvida nessa operação pode ser um grande empecilho para muitas pessoas. 

A grande questão é que você precisa já ter o terreno em seu nome e o projeto assinado por um engenheiro. No mais, o dinheiro não entra de uma vez na sua conta. Assim, a obra deve ser dividida em etapas, e os recursos vão sendo liberados ao término de cada uma delas.

Construir ou Comprar

As vantagens de comprar um imóvel

Agora que já vimos as vantagens e desvantagens de construir um imóvel, vamos ver porque investir em uma casa já pronta pode ser uma boa opção.

O financiamento

Como já mencionamos acima, é possível conseguir um financiamento na hora de construir. No entanto, as facilidades para a aquisição de um financiamento são bem maiores quando você decide comprar um imóvel pronto. Em outras palavras, é mais fácil conseguir um empréstimo para financiar um imóvel já construído do que para construir um imóvel em um terreno que já existe a partir do zero.

Algumas linhas de crédito do governo federal procuram facilitar a aquisição de um imóvel já construído, oferecendo juros mais baixos e também prazos mais atrativos. Um exemplo é o SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e do programa Minha Casa, Minha Vida. E claro, existem também iniciativas dos governos estaduais e municipais destinadas aos servidores públicos.

O consórcio imobiliário também é uma excelente alternativa para quem deseja comprar sua casa já pronta. Nesse modelo, as parcelas costumam ser inferiores às de um financiamento, uma vez que não existe o pagamento de juros. A contemplação acontece por meio de sorteios e lances. 

No mais, tanto financiamentos quanto consórcios de imóveis residenciais permitem o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O uso do FGTS, contudo, não é permitido para construções.

Valor preciso

Mesmo já sabendo que valores gastos com uma construção sejam menores, é muito difícil saber com total exatidão quanto de recursos ela consumirá. Afinal, toda obra está sujeita a imprevistos e pode existir a necessidade de comprar uma quantidade maior de material do que se havia planejado ou precisar gastar com a mão de obra por um período maior.

Mas, com um imóvel pronto essa incerteza não existe. Você sabe exatamente o valor que irá desembolsar e, como ele já está concluído, é possível avaliar se o seu preço está de acordo com o que será adquirido. É possível verificar todos os fatores que  influenciam no preço final: instalações, acabamento, tamanho, estrutura, etc. 

A mudança imediata

Se você e sua família têm pressa para se mudarem, comprar um imóvel pronto é a melhor opção. Na maioria das vezes, basta finalizar o processo de compra, organizar toda a mudança e se instalar no novo endereço. .

O trabalho será apenas procurar e escolher o imóvel que melhor atenda às suas necessidades, fazer o pagamento e assinar os documentos de compra. Muito mais simples, não é mesmo? 

A localização

A localização é um critério que pesa muito para quem está se decidindo entre comprar ou construir. 

Ao construir em um bairro considerado desvantajoso você pode vê-lo se transformar no decorrer de alguns anos e seu imóvel sofrer uma grande valorização. Ou seja, você faz uma aposta naquele bairro ou região da cidade esperando usufruir no futuro de todos os seus pontos positivos. 

Por outro lado, ao comprar um imóvel pronto, você tem uma visão clara dos pontos positivos e pode, desde já, aproveitar a os resultados e as boas transformações que ocorrerão ao longo do tempo no bairro. E claro, pode ainda conseguir uma boa valorização do seu imóvel. 

Menos trabalho

Essa vantagem nem precisava ser mencionada, pois é claro que comprar uma casa é menos trabalhoso do que construir. 

Nada de projetos, buscas por um bom terreno, contratos, dores de cabeça envolvendo a mão de obra e compra de materiais. 

Construir ou Comprar

Desvantagens de comprar um imóvel

Vejamos agora as desvantagens de comprar um imóvel, entre elas podemos citar: 

Imóveis prontos costumam ser mais caros

Um imóvel pronto costuma ser bem mais caro. Se ele é novo, é mais caro justamente por isso. Por outro lado, se for usado é mais caro porque o proprietário pode ter adicionado melhorias ao longo do tempo. Melhorias como:  armários embutidos, ampliação da varanda, troca de telhas e azulejos, dentre outros. 

Burocracia com os documentos quando o imóvel é usado

Uma das principais reclamações de quem comprar um imóvel é com relação à legalização da documentação de um imóvel usado.

A regularização dos documentos costuma demorar para ser realizada, já que são necessárias várias consultas em diferentes órgãos. São avaliações, certidões, registros e contratos que podem demorar bastante.

Necessidade de reformas

Na hora de construir você pode escolher e fazer tudo de acordo com seu estilo de vida, gosto e necessidade. Já com o imóvel comprado pronto isso não ocorre. 

Pode ser preciso fazer reformas e ajustes para que sua casa fiquei exatamente do jeito que você sempre sonhou. Com isso, você precisará investir tempo e dinheiro.  

Conclusão

Como você pôde perceber a escolha entre construir e comprar não é nada fácil. Ela depende de muitos fatores e cada uma das opções tem vantagens e desvantagens.

É essencial entender a sua disposição, ou seja, se consegue esperar mais e pagar menos ou se quer realmente se mudar logo, mas arcar com as desvantagens das altas taxas de juros cobradas pelo mercado, por exemplo. 

No mais, é importante se cercar de bons profissionais e pessoas de confiança que te ajudem a tomar a melhor decisão. Tenha paciência, analise com cuidado e realize seu sonho com tranquilidade e segurança.  

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(6) Comentários

  1. Muito bom seu post…
    Eu estava em dúvida entre construir ou comprar, isso me ajudou a tirar minhas dúvidas!
    abraço…

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se