Planejamento de Obras, saiba a importância!

Toda obra, por menor que seja, precisa ter um bom planejamento. Pois só com um planejamento de obras, e com o devido controle, é possível começar com o pé direito! Também programar de forma adequada todas as fases do projeto.

Se você tem dúvidas de como planejar a construção de um imóvel ou mesmo de uma reforma, este post é pra você. Confira agora e Entenda Antes de fazer! 😉

A importância do planejamento de obras

Por que o planejamento de obras é tão importante?

O planejamento de obras é muito mais que simplesmente estabelecer e seguir um cronograma de obra.

Planejar é uma atividade complexa, onde vários aspectos e detalhes devem ser levados em conta para o sucesso do projeto.

Trata-se de uma etapa essencial de qualquer projeto, por menor e mais simples que ele seja.

Afinal, quando se trata da gestão de obras na construção civil, tudo deve ser muito bem feito e calculado. Caso contrário poderão ocorrer surpresas desagradáveis.

O principal objetivo do planejamento de obras é aumentar a eficiência no canteiro de obras, evitar os gastos desnecessários, cumprir o cronograma de obra e garantir a segurança do projeto e de todos aqueles que trabalham ou estão envolvidos nele, evitando possíveis acidentes.

A importância do planejamento de obras

Vantagens do planejamento e controle de obras

O planejamento e controle de obras quando realizado de forma eficiente traz diversas vantagens e torna possível prevenir situações desfavoráveis, evita riscos e custos desnecessários, bem como traz maior agilidade na tomada de decisões.

Veja também: “Por que você deve contratar um arquiteto? Veja aqui 5 brilhantes vantagens.”

Principais vantagens do planejamento:

Segurança do trabalho

O trabalho no canteiro de obras precisa acontecer em segurança e só com um bom planejamento é possível alcançá-la. Durante o planejamento de obras diversos fatores como a integridade física dos trabalhadores, eliminação dos riscos de acidentes com equipamentos e organização de todo o canteiro de obras, são levados em conta.

Assim, é possível ter controle de todo o suporte logístico e a equipe de gerenciamento de obras consegue estabelecer uma rotina de controle de fluxo de pessoas, veículos e materiais na obra, aumentando assim a segurança de todas aquelas pessoas envolvidas.

Planejamento de obras

Saúde dos trabalhadores e da comunidade vizinha

O planejamento de obras se reflete em um canteiro bem cuidado, limpo, organizado e eficiente, com isso, além de proporcionar a segurança dos envolvidos, proporciona mais conforto e saúde aos trabalhadores e toda a comunidade vizinha à obra.

Uma obra planejada de forma adequada evita desgaste e cansaço excessivo. Evita longas subidas e descidas, poeira, sujeira e barulhos desnecessários, poupando a saúde de todos que precisam conviver com ela.

O planejamento de obras, beneficia a comunidade como um todo, planejando uma obra é possível saber as precauções exatas para que a mesma seja segura, através dele sabemos quais são as possíveis chances de ter um defeito ou problema, assim tendo cautela para que o mesmo não aconteça.

Planejamento de obras

Produtividade

Um planejamento de obras bem feito também é primordial para a produtividade do canteiro de obras.

No planejamento de uma casa, por exemplo, é possível estabelecer o tempo e quantas pessoas serão necessárias para que se conclua determinada etapa da obra. De forma que se consiga o melhor resultado possível com o menor custo.

Também é de grande utilidade pensar, durante o planejamento, qual será o layout mais adequado para o canteiro de obras. Ou seja, como os equipamentos e veículos deverão ser posicionados. Isso pode ajudar muito na otimização e produtividade da construção.

A casa própria é o sonho de diversas famílias! Porém para muitos indivíduos essa é uma decisão complicada. Pois alguns não tem certeza se é melhor construir ou comprar um imóvel. Pensando nisso, o Entenda Antes fez uma postagem para ajudar essas pessoas com a sua dúvida. Confira: Construir ou comprar? Qual a melhor opção para você!

Imagem da empresa

Uma construção quando bem planejada demonstra profissionalismo e eficiência dos gestores, criando uma excelente imagem da empresa e da obra em questão.

Mas, com um planejamento sendo efetivamente cumprido, a relação da empresa construtora com seus clientes se torna muito mais tranquila e transparente. Afinal, ninguém gosta de contratar uma empresa que promete mas não cumpre, não é mesmo?

Dessa forma, a empresa e o cliente acabam se completando. Ou seja, a empresa realiza um ótimo projeto, deste modo obtendo uma visibilidade maior e melhor. Já o cliente tem a obra do jeito que desejava, alcançando assim uma satisfação com seu novo imóvel.

Planejamento de obras

Veja também:  “Como reformar os ambientes do imóvel sem obra!”

Controle financeiro e patrimonial

Mas é comum que aconteçam imprevistos, mas se a obra foi planejada de forma adequada, as chances de que esses imprevistos aconteçam é reduzida, bem como os prejuízos financeiros consequentes.

Como fazer um bom planejamento de obras

Primeiramente, é preciso ter os pés no chão e muito bom senso para que seu planejamento realmente funcione. Então assim, estando de acordo com a necessidade e realidade da obra. Por isso, é necessário observar alguns pontos essenciais na hora de realizar o planejamento de obras, evitando assim erros e prejuízos.

  • Orçamento:  Um cronograma financeiro precisa ser elaborado de forma cuidadosa. Deve ser checado diariamente durante a execução da obra para que seja cumprido com rigor.
  • Tempo e prazo de execução: Faça um cronograma de obra realista e que contemple todos os possíveis motivos de atraso. Como feriados, temporada de chuva, número de dias úteis, etc.
  • Equipamentos: ferramentas, máquinas e insumos necessários devem estar definidos no planejamento de obras. Bem como as datas em que serão utilizados.
  • Disponibilidade de mão de obra: dependendo da região e da época do ano, pode ocorrer a falta de mão de obra e isso pode prejudicar todo o cronograma de obra.
  • Comunicação eficiente: Então, por fim, é importante que toda a equipe, do escritório ao canteiro de obras, fale a mesma língua e se comunique de forma eficiente.

Agora que você já sabe da importância do planejamento de obras e de todas as suas vantagens, continue seguindo o Entenda Antes.

Conte aqui nos comentários se essa publicação te ajudou. Também nos diga o que achou dessas dicas!

Entenda Antes de planejar!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(2) Comentários

Deixe seu comentário