Qual o papel de uma Empreiteira na construção civil?

O que faz uma Empreiteira

Construir um imóvel é um processo complexo que envolve conhecimento de arquitetura, códigos de construção, regras de zoneamento e muitos outros aspectos. Mas durante esse processo, é preciso contar com empresas e profissionais de funções diferentes. Uma delas é a empreiteira.

O termo é bastante conhecido na área de construção civil. Mas, para quem não entende do assunto, pode ser confuso saber ao certo qual o papel de uma empreiteira.

Uma empreiteira é uma empresa com uma ampla gama de deveres e responsabilidades quando se trata da construção de um empreendimento. Nesta matéria, explicaremos detalhadamente o que é uma empreiteira e quais suas funções na obra. Confira!

O que é uma empreiteira?

Em termos gerais, as empreiteiras são organizações contratadas para realizar determinados trabalhos em uma obra de construção civil. Assim, a empresa presta serviços por meio de um contrato de empreitada e é remunerada à medida que as atividades que são executadas.

Geralmente, a empreiteira disponibiliza uma série de serviços que são realizados por profissionais especialistas na área. Alguns dos trabalhos mais comuns da empreiteira são:

    • Instalações elétricas;
    • Instalações hidráulicas;
    • Instalações sanitárias;
    • Instalação de telhados;
    • Instalação de revestimentos;
    • Aplicação de esquadrias;
    • Aluguel de equipamentos de construção;
    • E outros serviços.

 

O que faz uma Empreiteira

Como a empreiteira atua como empresa terceirizada, o contratante não precisa se preocupar em contratar e orientar os profissionais. Toda a responsabilidade sob a equipe de mão de obra fica por conta da empreiteira, inclusive o pagamento de honorários.

É importante saber que a empresa não é responsável por planejar um projeto de construção. Portanto, antes de contratar uma empreiteira para uma construção, é essencial ter um projeto viabilizado por um engenheiro civil.

Responsabilidades da empreiteira na construção

Há muitos deveres que uma empreiteira deve realizar para garantir que o projeto de construção seja concluído da melhor forma. O ideal é que todas as tarefas sejam detalhadas no contrato de prestação de serviços. Mas, geralmente, a empresa fica responsável pelos seguintes aspectos de uma obra de construção civil:

Implementar o plano de trabalho

Todo trabalho começa pelo planejamento e com o serviço das empreiteiras não seria diferente. O primeiro papel da empreiteira é implementar um plano de trabalho para execução do projeto.

Portanto, a empreiteira deve desenvolver um cronograma para a execução das tarefas, bem como garantir o cumprimento dos prazos.

Mão de obra

Além de implementar o plano de construção, a empreiteira é responsável por contratar, supervisionar e demitir funcionários que trabalham no projeto. Da mesma maneira, a empresa também deve se responsabilizar pela folha de pagamento dos trabalhadores.

O que faz uma Empreiteira

Gerenciamento e monitoramento de projetos

Para concluir uma construção de acordo com o planejamento, a empreiteira precisa atuar no gerenciamento e monitoramento de projetos. Assim, é de responsabilidade da empresa:

  • Verificar a quantidade e qualidade dos materiais de construção recebidos no canteiro de obras;
  • Fornecer equipamentos de construção necessários;
  • Monitorar a qualidade do trabalho;
  • Evitar desperdício de materiais;
  • Acompanhar o progresso da obra;
  • Implementar mudanças quando julgar necessário.

Garantir a segurança

Garantir a segurança no local de trabalho é uma das grandes preocupações em qualquer obra da construção civil. Assim, a empreiteira deve seguir as normas de segurança do trabalho. Então uma maneira de fazer isso é garantindo o uso de equipamentos de proteção individual para reduzir o risco de acidentes.

O que faz uma Empreiteira

Garantir a qualidade do trabalho

A base do trabalho das empreiteiras é a execução de determinados serviços. Logo, a empresa também deve assegurar a qualidade da execução e acabamento do trabalho.

Percebeu como ela possui um papel importante em uma construção? Então a responsabilidade da contratada envolve desde a implementação do plano de trabalho, cumprimento dos prazos e contratação de mão de obra.

Confira mais matérias como essa acessando a Revista do Entenda Antes!

______________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário