10 dicas infalíveis para investir no imóvel certo

Investir no imóvel certo

O mercado imobiliário é um dos setores mais lucrativos da economia. Assim, investir em imóveis que têm potencial para aumentar sua riqueza a longo prazo é a escolha de muitos brasileiros. Contudo, é essencial entender a dinâmica do mercado e investir no imóvel certo para garantir que o seu investimento tenha o retorno esperado. 

Além da questão financeira, erros e contratempos relacionados à escolha do imóvel podem criar estresse e preocupação. Um resultado totalmente oposto a um investimento bem-sucedido. Portanto, para ajudá-lo em sua jornada de investimento em imóveis, reunimos 10 dicas valiosas para você sempre investir no imóvel certo

1. Considere a finalidade do investimento

Em primeiro lugar, é preciso determinar a finalidade do investimento. Basicamente, existem duas formas de se beneficiar do investimento de propriedades. 

A primeira é a partir da locação do imóvel, onde o investidor terá uma renda regular. A segunda opção é comprar para vender, o caminho preferido para quem prefere investir a longo prazo. Nesse caso, espera-se que o imóvel seja valorizado no mercado para aumentar os ganhos. 

2. Pense com a razão, e não com o coração 

O investimento em imóveis é uma decisão totalmente financeira e deve ser tratada como tal. Portanto, lembre-se que não está em busca de uma casa para sua família. Então, se você está procurando uma propriedade com potencial de crescimento futuro e deve estar disposto a negociar para obter o melhor preço. 

3. Procure por áreas em crescimento 

A localização é um dos fatores que mais contribuem para a valorização de imóveis. Por isso, uma dica interessante é procurar as propriedades em áreas que estão se expandindo, seja em termos de população, infraestrutura, economia e outros tipos de investimentos. Isso significa que os imóveis nesses locais têm mais chances de aumentar seu valor nos próximos anos. 

Dicas para investir no imóvel certo - Entenda Antes

4. Pense a longo prazo 

É importante ter em mente que imóveis são investimentos a longo prazo. De modo geral, quanto mais tempo você puder manter seu imóvel, maior é a probabilidade de gerar lucro. 

Isso significa que, ao comprar uma propriedade como investimento, você precisa ter uma visão financeira que vai além da sua situação atual. Considere mudanças de carreira, crescimento na família e mudanças no seu planejamento financeiro antes de comprometer seu capital com um investimento a longo prazo. 

Dicas para investir no imóvel certo - Entenda Antes

5. Escolha imóveis de baixa manutenção

Comprar um imóvel que requer uma grande reforma antes de estar pronta para locação ou venda não é uma boa ideia para quem está começando no ramo. O ideal é encontrar uma casa que já esteja pronta para ser habitada imediatamente – a menos que você queira agregar valor com uma reforma. Assim, você reduz gastos e recupera o capital investido em menos tempo.

Veja também: “Como reformar os ambientes sem obra”

6. Descubra o que o seu público procura

Na hora de investir no imóvel certo, coloque-se no lugar dos futuros inquilinos ou compradores. Esse exercício é importante para escolher um tipo de imóvel que seja atrativo para o seu público-alvo. 

Pergunte-se: o público é formado por famílias ou por estudantes? Qual o poder aquisitivo dessas pessoas? Elas procuram tranquilidade ou preferem estar perto dos grandes centros? Com base nas respostas, você consegue definir qual a melhor localização, tipo de imóvel, quantidade de cômodos e preço, por exemplo. 

7. Considere todos os custos

O investimento imobiliário de sucesso está diretamente ligado ao seu planejamento financeiro. Por isso, antes de comprar um imóvel, você precisa fazer um orçamento com tudo que precisa gastar. O planejamento deve incluir gastos com documentação, taxas, impostos, materiais e mão de obra para reparos, manutenção da casa etc. Além disso, é interessante ter um fundo destinado a despesas inesperadas. 

Dicas para investir no imóvel certo - Entenda Antes

Veja também: “Construir ou comprar? Qual a melhor opção para você!”

8. Analise a rentabilidade do investimento

Investir em imóveis com boa rentabilidade é um passo essencial para ter sucesso no mercado imobiliário. Portanto, considere o potencial de venda ou locação do imóvel antes de decidir comprá-lo para evitar ficar no prejuízo. 

Se você seguir as dicas acima, com certeza a tarefa de investir no imóvel certo ficará mais fácil. Afinal, você já tem conhecimento das áreas em crescimento na cidade, conhece as necessidades do seu público, já sabe qual será a finalidade do imóvel e tem um orçamento predeterminado. 

9. Conheça o mercado

Assim como qualquer outro investimento financeiro, é preciso compreender como funciona a dinâmica do mercado. Lembre-se que os fatores externos mais amplos podem ter um grande impacto em seus investimentos. 

Então, entenda qual o atual clima de investimento, tendências e previsões futuras. Essas informações estão sempre mudando e você precisa estar atualizado. 

10. Consulte especialistas para investir no imóvel certo

Por fim, não hesite em consultar especialistas antes de investir no imóvel certo. Isso porque os profissionais do mercado imobiliário e investidores experientes podem ser uma boa fonte de apoio e orientação durante a sua jornada de investimento. Eles fornecem conselhos, ajudam a encontrar e manter os inquilinos, contribuem no gerenciamento dos investimento entre outras ações. 

Contudo, escolha seus parceiros com cautela. Veja se você está confortável com eles e se o acordo de trabalho é vantajoso para ambas as partes. 

Dicas para investir no imóvel certo - Entenda Antes

Assim como qualquer outro negócio, o investimento em imóveis pode ter diferentes resultados: você pode ganhar uma boa quantia de dinheiro, ou pode ter uma experiência desastrosa. Mas, se você seguir as dicas acima desde o início, certamente você conseguirá investir no imóvel certo!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário