Garagem, como definir esse espaço em sua casa

Garagem

A garagem é uma parte importante em qualquer imóvel. Esse espaço serve para manter seus veículos seguros e protegidos do sol e da chuva.

Assim como qualquer outro cômodo da casa, a garagem também precisa ser construída de acordo com as necessidades dos moradores. Mas, é claro, com um belo design, afinal ela também será responsável por deixar a fachada mais bonita.

Então, antes de construir ou remodelar seu espaço, explore os diferentes tipos de garagem e encontre o modelo ideal para sua casa!

O que considerar antes de definir o tipo de garagem

Para que a sua garagem seja um espaço prático, funcional e bonito, é preciso considerar alguns aspectos importantes antes de definir o design.

Garagem

Determine suas necessidades

Primeiramente, pense nas razões que justificam a construção de uma garagem e como você planeja usá-la. Faça algumas perguntas, como por exemplo:

  • Você pretende estacionar quantos carros?
  • A garagem vai ter outra utilidade, como sala de armazenamento ou oficina?
  • Precisa de tomadas ou iluminação extra?

Veja também: Como alinhar as suas necessidades com o projeto arquitetônico?

Tamanho da garagem

O tamanho da garagem é, sem dúvida um dos aspectos mais importantes a considerar no planejamento. Um espaço desnecessariamente grande reduz o espaço disponível no terreno, enquanto uma garagem muito pequena limita sua área para manobrar os veículos.

Geralmente, o tamanho mínimo para uma única vaga na garagem é de 3,5m de largura e 6,5m no caso de garagem para dois carros. No entanto, esses números são apenas uma estimativa. Para determinar a medida correta você precisa considerar o tamanho, tipo e quantidade de veículos que serão abrigados no local.

Arquitetura da casa

Levar em conta o estilo de arquitetura da sua casa pode ajudar a encontrar o tipo certo de garagem, afinal, a garagem faz parte da construção e deve harmonizar com o restante da casa.

Tipos de garagem

Agora que você já sabe tudo precisa considerar antes de construir ou reformar sua garagem, chegou a hora de encontrar o modelo ideal para você. Confira as dicas e inspirações abaixo!

Contemporânea

O design de casa contemporânea que apresenta linhas retas e materiais de alta tecnologia deve ter um tipo de garagem similar. Um espaço amplo e sem muitos detalhes rebuscados é uma escolha popular. Em relação aos portões, os elementos de metal e vidro são a combinação perfeita para uma garagem contemporânea.

Garagem

Bruna Alvim Campos

Nesse projeto moderno, a cobertura da garagem tem dupla função e também funciona como terraço. A área para estacionar os carros é bem espaçosa e ainda consegue abrigar outros veículos, for necessário.

Veja também: Estilos de decoração: O estilo contemporâneo – Entenda Antes!

Flutuante

Para quem quer ousar na hora de escolher o tipo de garagem, esse é o modelo perfeito. Enquanto a construção está suspensa, a área livre abaixo torna-se o ambiente ideal para abrigar os carros, proporcionando um design incrível para a fachada da casa.

Garagem

ARCHtec arquitetura e interiores

Varanda

É possível usar a varanda que você já tem em casa e fazer adaptações para transformá-la em uma garagem. Ou criar um projeto para ampliar a casa. Essa é uma boa solução, principalmente para quem tem pouco espaço e pretende dar outras utilidades à garagem, como incluir uma área de lazer ou descanso.

Garagem

ARCHtec Arquitetura e Interiores

Tradicional

No estilo tradicional, a garagem funciona como uma pequena extensão na lateral da casa. Esse é um tipo de garagem simples e tradicional que complementa o visual da fachada, além de ser prático no dia a dia.

Garagem

ARCHtec Arquitetura e Interiores

Nesse projeto, a garagem fica à frente da porta de entrada, facilitando o acesso para o interior da casa e o portão cria uma uniformidade na fachada.

Rústica

Também é possível criar sua garagem seguindo o estilo das casas de campo. Observe esse projeto incrível onde o portão de madeira remete às porteiras de fazendas! E a cobertura para abrigar o carro foi feita com um pergolado.

Garagem

Bruna Alvim Campos

Esse tipo de estrutura de madeira é ideal para quem deseja criar uma cobertura simples, mantendo o carro em uma área com sombra leve. Além disso, a madeira no portão e no pergolado proporcionam uma aparência rústica e aconchegante ao mesmo tempo.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário