Tudo sobre as saunas, benefícios para saúde, onde fazer e como construir uma em casa

saunas

Você gosta de saunas, gostaria de ter uma em sua casa? Pois saiba que é mais fácil do que parece. Ter uma sauna em casa para deleite da família é algo muito simples. Confira neste novo artigo tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é sauna?

Já pensou em estar em um lugar em que você pode sentir seus músculos relaxando, desacelerar a mente, encontrar tranquilidade e ainda por cima cuidar da saúde? Pois bem, esse lugar é sauna!

A sauna, também chamada de banho finlandês, nada mais é do que uma sala  com um ambiente muito aquecido. Seu objetivo é  propiciar relaxamento e, em alguns casos, promover o convívio social entre os frequentadores do recinto.

E não pense que as saunas são uma coisa moderna. Elas são um costume muito antigo. Visto que, elas teriam surgido há cerca de 9 mil anos e foram criadas por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história.

Para esses povos finlandeses, as saunas eram lugares sagrados, onde era realizada a purificação do corpo e do espírito. Lá ocorriam rituais de curanderia, partos e até casamentos. Dessa forma, como em um cerimonial religioso, também havia regras bem rígidas: era proibido fazer barulho, fofocar ou falar mal de alguém. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. Já o banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.

Porém,  foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco.

saunas

Os benefícios das saunas para a saúde

Entre todos esses povos citados acima, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo. Ainda no século 4 a.C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença.

Hoje, no entanto, podemos citar como benefícios das saunas:

  • Alívio de dores de coluna;
  • Aumento da circulação sanguínea;
  • Hidratação da pele e;
  • Desobstrução dos poros;
  • Combate ao stress;
  • Combate à hipertensão;
  • Relaxamento da musculatura;
  • Limpeza e desobstrução das vias respiratórias;
  • Desintoxicação e expulsão das impurezas do organismo ;
  • Combate doenças do sistema respiratório.

Em contrapartida, as saunas não são recomendados para mulheres grávidas ou crianças muito pequenas. Assim como, não devem ser frequentadas por pessoas com pressão baixa, diabetes, problemas cardíacos ou algumas doenças respiratórias. Na dúvida, consulte seu médico antes.

Além disso, você nunca deve ficar dentro de uma sauna se sentir fraqueza ou com náuseas.

saunas

Os tipos de saunas

Existem, basicamente, dois tipos de sauna, construídas de formas diferentes que são as mais comuns: a sauna seca e a sauna a vapor.

A sauna seca, em geral tem seu revestimento de madeira e conta com um  aquecedor e pedras quentes que recebem a essência de eucalipto, aromatizando o ambiente.

Já a sauna a vapor, conta com a evaporação da água no local, e é revestida em piso frio e azulejos, para manter o isolamento do ambiente úmido. em virtude disso, é bem mais popular do que a sauna seca e muito usada em clubes e academias.

saunas

Como construir uma sauna seca

Para construir uma sauna seca, deve-se partir do princípio do revestimento interno, das paredes ao chão serem feitos em madeira porosa. Além disso, conta com um forno para o aquecimento e pedras por cima dele, onde se joga a essência de eucalipto.

A sauna de madeira pode ser construída dentro de um cômodo da sua própria casa, revestido com a madeira. Mas, como também é comum em casas, pode ser construído à parte, do lado de fora, como um chalé ou cômodo de madeira. Ou seja, pode ser construído totalmente de madeira ou contar com uma alvenaria para o revestimento externo.

Definido a base do revestimento externo, é preciso pensar no isolamento térmico adequado. Essa camada pode ser feita com lã de vidro ou isopor, por todas as paredes. 

Para saber mais sobre as saunas secas, confira nosso artigo Descubra os benefícios da Sauna Seca”.

Feito isso, a próxima camada é o revestimento interno de madeira. Sendo as melhores madeiras o cedro, o mogno, a cumaru e o ipê.

A altura do cômodo da sauna geralmente é em torno de 2,50 metros.

Para fazer os bancos você pode optar entre madeira ou alvenaria. Em geral, aproveita-se a linha das paredes e se constrói bancos contínuos como arquibancadas. Dependendo da largura que se tem disponível pode se fazer uma arquibancada mesmo com  uma escada de bancos de 3 ou 4 lances. Lembrando que o banco mais alto está mais próximo de altas temperaturas e o banco mais baixo de temperaturas menores.

Para o respiro e suspiro da sauna, ou seja a entrada e saída de oxigênio, faça dois buracos com a largura de 10 x 10 cm, em posições opostas, sendo um a 30 cm do teto e outro próximo ao chão, perto da entrada de ar do ambiente de banho da sauna. Em ambos faça o acabamento com uma treliça de madeira para regulara entrada de ar.

Uma boa iluminação pode ser feita com lâmpada fluorescente de 7 watts conectada a dois pontos de fiação e presa por uma arandela de madeira. No entanto, o interruptor deve ficar longe da área de banho.

O piso da sauna seca é revestido em madeira, mas pode ser feito cimentado ou com cerâmica anti-derrapante. Assim como, deve incluir o ralo para escoar a água do banho.

E por fim, a porta é de madeira revestida em lã de vidro e deve contar com uma janelinha de vidro que possa ser aberta para correr ar se necessário.

Atenção: no espaço onde será instalado o aquecedor não deve ser revestido de madeira. Assim sendo, use placas refratárias nas paredes ou tijolos refratários ao redor do forno.

saunas - sauna seca
Fonte: Socalor Saunas

 

Como construir uma sauna a vapor

Primeiramente, é preciso definir se o espaço da sauna será para uso comercial ou caseiro. Pois, sua construção depende diretamente de seu fim. Assim sendo, para saunas caseiras é aconselhado uma metragem, e comercial outra. 

Para saunas caseiras, o próprio banheiro pode acomodar uma sauna a vapor.

Uma sauna a vapor comercial para 4 pessoas pode ter o espaço mínimo de 3m x 3m. No entanto, as saunas comerciais costumam ter 1 ou 2 metros a mais no comprimento dos bancos.

Com relação à altura do teto, essa pode ser um pouco menor que a da sauna seca. Afinal, ela conta somente com piso frio e cerâmica, sem necessidade de revestimento em madeira. Atente-se, as saunas a vapor precisam uma inclinação no teto de 10%. Uma vez que, é fundamental para a condensação do vapor em gotas. Caso esteja aproveitando um cômodo já construído, o isolamento pode ser feito com rebaixamento de PVC e placas de isopor em direção oposta aos bancos.

O suspiro e o respiro são feitos da mesma forma que na sauna seca. Porém, a diferença é que conta também com uma saída de vapor, um nicho na parede com o cano de vapor em cotovelo, jogando o vapor para o piso da sauna, pois o ar quente sobe e é bem aproveitado, de frente para os bancos.

Para saber mais sobre saunas a vapor, recomendamos a leitura do nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre a sauna a vapor”.

No cômodo deve haver um conduíte para a iluminação e ponto para o circuito elétrico, com quadro de comando para o termostato.

Para o isolamento térmico e revestimento, o indicado é vermiculita e cimento, proporção de 5 latas de vermiculita para uma de cimento. Bem como, o revestimento das paredes pode contar com azulejos, cerâmica ou mármore. Quanto ao acabamento, use argamassa no teto e tinta acrílica. 

O piso pode ser de ardósia, cerâmica ou pedras.

 

saunas - sauna a vapor
Fonte: Socalor Saunas

 

Dicas para um banho de sauna agradável

Depois que você já aprendeu como construir uma sauna na sua casa, veja as dicas a seguir para um banho de sauna ainda mais agradável:

Dica 01

Mantenha-se hidratado durante o seu banho de sauna. A transpiração faz você perder muita água e você precisa repor isso ingerindo líquidos. Sem a reposição adequada, é provável que você sentirá fadiga.

Dica 02

Não faça a ingestão de álcool e, em seguida, faça um  banho de sauna. Isso pode ser uma combinação perigosa.

Dica 03

Use óleos essenciais para potencializar os efeitos da sauna, como por exemplo:

  • Óleo essencial de lavanda: promoverá descanso e relaxamento, especialmente quando inalado. Mas não é só isso, ela também tem propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, e por isso, é bom remédio para acne, eczema e outros problemas de pele.
  • Óleo essencial de camomila: têm propriedades calmantes, para tratar a irritação mental, impaciência e TPM. É também eficaz no tratamento da pele irritada.
  • Óleo essencial de eucalipto: pode ser utilizado para tratar uma variedade de doenças, incluindo dores de cabeça, gripe e dores musculares. Ajuda a abrir as vias aéreas e aliviar a tosse, espirros e outros sintomas respiratórios. Mas atenção, não deve ser usado por pessoas com doenças cardíacas, pressão alta ou epilepsia.
  • Óleo essencial de hortelã: é um grande estimulador mental quando inalado, e tem como resultado promover a clareza e melhoria do foco. É bom também para dores de cabeça.
  • Óleo essencial de rosa: é recomendado para o tratamento de eczema, depressão, estresse e sintomas da menopausa e disfunção sexual.

saunas 05

 

Então, gostou do nosso artigo sobre saunas? Que tal construir a sua agora? E para mais dicas e informações interessantes sobre engenharia, arquitetura e decoração, continue acompanhando as nossas publicações!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário