Portas e Janelas: Madeira, Alumínio ou Vidro? Qual escolher?

Janelas e portas escolhidas corretamente são atemporais e dão aquele toque de elegância à sua casa, proporcionando um ambiente especial, aconchegante e confortável.

Por isso, precisam de uma atenção especial na hora da escolha. Mas com tantas opções disponíveis como selecionar a janela ou porta perfeita para sua casa? Se você tem essa dúvida, está no lugar certo!

Veja também: Como aproveitar a luz solar direta? Veja quais são suas vantagens e desvantagens. Entenda Antes!

Flávio Lima Arquitetura

Abaixo, listamos todos os fatores que você precisa considerar para decidir o material para suas portas e janelas. Acompanhe.

O que considerar antes de escolher portas e janelas?

O fator mais importante na escolha de novas janelas e portas precisa ser a função que cada uma terá na casa. Portanto, sua prioridade deve ser encontrar itens apropriados para o ambiente e espaço disponível.

Por exemplo, as portas externas ficam expostas à umidade, sol e chuva e, por isso, precisam de maior resistência e manutenção. Já as portas internas precisam de menos cuidados.

Marcio Erlim – Arquiteto

A escolha da janela precisa levar em consideração, principalmente, a necessidade de iluminação e ventilação no local. O tipo de abertura (venezianas, sanfonada, de correr etc) também precisa ser considerado por conta do espaço e função.

Qual é o melhor material?

Considerando os fatores acima, o tipo de material vai influenciar na funcionalidade e durabilidades das suas portas e janelas. Descubra agora quais são as características, vantagens e desvantagens de cada alternativa:

Madeira

A madeira é um recurso natural e renovável que está entre os mais utilizados para portas e janelas.

As portas de madeira têm uma aparência clássica e associada à elegância, agregando valor a qualquer cômodo da casa. Além disso, o material é bastante durável e resistente.

Na área externa, é ideal escolher uma porta de madeira maciça. Esses espaços ficam mais expostos às mudanças de clima e precisam de maior resistência. Já nas áreas internas, como quartos e banheiros, pode ser utilizadas das portas “ocas”.

As janelas de madeira dão uma aparência bonita e natural e são ideais se você quer criar um ambiente rústico, com cara de casa de campo. Além disso, a madeira tem propriedades isolantes naturais, resistindo ao frio e calor.

INDESIGN ARQUITETURA

As desvantagens das portas e janelas de madeira é que esse material exige manutenção regular, é suscetível a umidade e danos causados por insetos (principalmente pelos cupins) e é mais propenso a entortar.

Alumínio

O alumínio é um material resistente, principalmente quando exposto à umidade, sol ou chuva. As manutenções são praticamente desnecessárias em portas e janelas de alumínio, basta fazer a limpeza regular para manter sua aparência.

A porta de alumínio é utilizada tanto em áreas externas quanto internas, principalmente em ambientes não sociais. Cozinhas, lavanderias, saída para jardim e terraço são alguns cômodos mais comuns para instalar portas de alumínio.

A resistência do alumínio permite criar janelas bem maiores, proporcionando uma melhor vista ao ar livre. Existem janelas de alumínio em vários formatos, como horizontais, de correr, quadro fixo e com design diferenciados.

Como pontos negativos do alumínio, podemos citar o baixo isolamento térmico e acústico, baixa resistência a impactos e custo relativamente alto.

Vidro

Se você gosta de ter uma casa bem iluminada pela luz do sol, as portas e janelas de vidro são uma boa escolha.

Para proporcionar mais privacidade no interior da casa, você pode optar por colocar persianas ou utilizar vidro colorido ou fumê, que diminuem a transparência das portas e janelas.

Esse tipo de porta vai bem na entrada, divisórias para cozinha e sacadas. Já a janela de vidro combina com qualquer ambiente da casa e pode ser de correr, de abrir, basculante ou fixa.

FREITAS ARQUITETURA E INTERIORES

Como desvantagens de usar portas e janelas de vidro, destacamos o custo elevado e o risco de se quebrar com impactos. No entanto, se você tomar cuidado ao lidar com o material, a vida útil pode ser bem longa.

Veja também: Automação residencial em imóveis, portas e janelas automatizadas, tudo o quê você precisa saber – Entenda Antes!

E aí, conseguiu se decidir? Não subestime o impacto significativo que portas e janelas terão na sua casa. Além de oferecer segurança e proteção para sua família, esses itens refletem a personalidade dos moradores e estilo da casa.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário