(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
Problemas do Planejamento de Obras quase sempre acontecem! Então, se você está construindo ou fazendo uma reforma, precisa estar preparado para isso.
Mas conhecer os riscos, antecipar, planejar e resolver os problemas são ações fundamentais! Assim você evita dores de cabeça em qualquer obra. Mas quer saber como fazer isso?
Então continue a leitura! Pois nesta matéria, selecionamos os principais problemas do planejamento de obras, que são mais recorrentes. Também algumas medidas simples para evitar pesadelos durante uma obra.
Quais os principais Problemas do Planejamento de Obras?
Gastos inesperados
Seja por falta de planejamento ou por condições imprevisíveis, os gastos inesperados aparecem frequentemente durante uma construção.
Solo ruim, problemas na estrutura da construção, perda de material por causa de chuvas, um cano que estourou e precisa ser trocado são alguns acontecimentos que resultam em mais gastos e até atrasar a obra.
Para evitar alguns Problemas do Planejamento de Obras, é fundamental fazer um bom planejamento antes de iniciar a obra. É recomendável ter um fundo de reserva para cobrir todos os custos inesperados com cerca de 10 a 15% do valor da obra.
Materiais entregues fora do prazo
A falta de materiais pode desencadear muitos outros problemas, especialmente a paralisação dos trabalhos.
Para evitar que os materiais não estejam disponíveis no momento certo, você precisa se preparar previamente. P ois nem todos os produtos são disponíveis à pronta entrega nos estabelecimentos.
Por isso, é necessário ter um cronograma de compras bem definido para encomendar os materiais de construção com antecedência.
Mesmo com todas as precauções, ainda pode acontecer de o fornecedor não cumprir o prazo. Assim, atrasando a entrega dos materiais de construção.
Infelizmente essa situação foge do seu controle e o que pode ser feito é procurar um novo fornecedor e fazer um pedido de emergência.
Ainda assim, vale a dica de analisar bem todos os profissionais e fornecedores para evitar transtornos durante a obra.
Atraso para finalizar a obra
Os imprevistos que acontecem ao longo do caminho podem atrasar a entrega da construção. Existem razões aceitáveis para atrasos no projeto que você precisa estar preparado.
Algumas causas mais comuns são: o período de chuva que impossibilita a realização de certas tarefas, desfalque na equipe de mão de obra, problemas com documentação, entre outras.
Para garantir que o trabalho seja finalizado no prazo, é preciso ter um cronograma de obras determinando o tempo para cada tarefa. Como proprietário, é bom que você acompanhe de perto o andamento do projeto e veja se o cronograma está sendo seguido.
Lembre-se que sempre que ocorrer um problema em uma obra, você e sua equipe de profissionais precisam resolvê-lo o mais rápido possível. Em muitos casos, é possível contornar a situação sem prejudicar a o prazo de entrega estabelecido.
Erros de execução
Problemas com desnível, portas e tomadas instaladas nos lugares errados, revestimentos desalinhados e muitos outros erros podem acontecer durante a execução do projeto.
Resolver esses erros implica em mais gastos e tempo, portanto, devem ser evitados ao máximo. Para isso, engenheiro, arquiteto, mestre de obra, pedreiros e todos os profissionais envolvidos precisam manter uma comunicação clara e eficaz.
Além disso, se você puder acompanhar de perto o andamento da obra tem mais chances de encontrar algum erro e reduzir os problemas.
Acidente de trabalho
Não utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), descumprir as normas de segurança em um canteiro de obras e falta de supervisão de um profissional são algumas atitudes que podem resultar em acidentes de trabalho.
Os acidentes mais comuns na construção civil são: quedas em altura, cortes e lacerações causados por ferramentas, lesões por esforços repetitivos e exposições a altos ruídos.
Então, para evitar esses problemas, certifique de contratar uma mão de obra capacitada. Com a supervisão de um profissional habilitado para isso.
O fato é que problemas em uma obra, surgem rapidamente e podem afetar o tempo de conclusão da sua obra ou o seu orçamento. Felizmente, com um bom planejamento de obras consegue evitar e se preparar para enfrentar a maioria desses problemas.
Caso ainda não iniciou seu planejamento de obra, afinal para isso é necessário ter um bom projeto. Entenda como conseguir um projeto ideal para os seus planos. Clique Aqui
_______________________________________________
Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.
Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.
Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!
[…] Agora imagine a situação contrária, um engenheiro, que não se interessava muito pelas matérias de projeto na universidade, começa a trabalhar na execução de uma obra. Ao olhar o projeto estrutural ele pensa consigo mesmo: “Eu não estou entendendo nada disso aqui!” (Parece piada, mas já me deparei muito com essa situação). O erro na leitura do projeto pode acarretar graves problemas na execução. […]