Planejamento de Construção, por que fazer?

Planejamento de Construção

Primeiramente, se você também se pergunta por que fazer o planejamento de construção, este post é para esclarecer todas as suas dúvidas.

Pois não importa o tamanho da sua obra, o planejamento de construção é sempre necessário. Então acompanhe!

Receba até 4 orçamentos próximos

O que é o planejamento de construção?

Planejamento de Construção

Bruna Alvim Campos

Planejar é prever as ações e os recursos que serão necessários para realizar uma atividade em um determinado período de tempo.

Então estamos sempre planejando algo: as compras, a viagem do final de semana, o cardápio da família, uma festa, as atividades de trabalho, etc. Assim, por que com uma obra seria diferente?

Quando o assunto é construção, podemos dizer que o planejamento de obras tem como objetivo principal prever os riscos e os impactos positivos e negativos da obra para todos os envolvidos nela: construtora, trabalhadores e proprietários.

O profissional que ficar responsável pelo planejamento deve elaborar estudos e cálculos para definir em que circunstâncias a construção será mais rentável e econômica.

Planejamento de Construção

IGOR HENRIQUE

Porque fazer o planejamento de construção?

Através de um planejamento de construção completo e bem detalhado, você consegue ter uma visão realista de todas as etapas da obra, podendo assim tomar decisões adequadas durante toda a execução do projeto.

Sem um planejamento adequado da obra, podemos afirmar que é impossível executar de maneira satisfatória qualquer projeto. Afinal, ele é como um guia para todas as etapas da obra, desde as preliminares até a entrega o imóvel.

Mesmo com todo o planejamento, certamente surgirão imprevistos. Mas iniciar uma construção sem saber ao certo seu tempo de duração ou custo, é muito arriscado, pois existem grandes chances de que você não consiga terminar o que começou. Então só com o planejamento é possível estimar o tempo e o custo da obra.

Veja também: Documentação necessária para começar a construção. Entenda Antes!

Geralmente, ao menos 25% do tempo dos profissionais que gerenciam um canteiro de obras será gasto para solucionar problemas e imprevistos. Mas, esse tempo pode ser diminuído com um planejamento de construção eficiente.

Você precisa de mais motivos para planejar? Pois saiba que o planejamento quando bem feito irá te ajudar a economizar dinheiro na compra dos materiais e na contratação dos serviços, bem como diminuir o desperdício de materiais e evitar retrabalhos.

Mas atenção! Sabemos que não é uma tarefa fácil fazer um bom planejamento de obra. Por isso, é de extrema importância que os profissionais responsáveis por cada etapa do planejamento tenham sólidos conhecimentos sobre o assunto e saibam gerenciar tarefas e pendências de forma otimizada e inteligente.

Planejamento de Construção

Flávio Lima Arquitetura

Saiba quais são as etapas de uma obra para melhor planejar!

É fundamental para o planejamento de construção que você conheça todas as etapas de uma obra. Só assim, você irá saber quais serão as ações e recursos necessários para construir uma casa.


Veja abaixo quais são as etapas de uma obra:

  • Projetos e aprovações: elaboração dos projetos (arquitetônicos, estrutural, etc.) e aprovação da Prefeitura (alvará da obra).
  • Solicite um orçamento aqui no Entenda Antes e iremos te ajudar a cotar orçamentos com profissionais próximos de forma rápida e fácil.
  • Serviços preliminares: limpeza e nivelamento do terreno, ligação de água e luz, organização do canteiro de obras, gabarito e marcações.

Veja também: Construção em terreno com desnível, etapa de terraplenagem – Entenda Antes!

  • Fundações: execução das estruturas que irão sustentar e dar estabilidade para toda a construção, distribuindo seu peso no solo.
  • Estrutura: colunas, vigas e lajes feitas de concreto armado que ficam acima do solo.
  • Alvenaria: levantar as paredes com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto.
  • Cobertura: execução dos telhados.
  • Hidráulica: instalação de água fria, quente e também do esgoto.
  • Elétrica:instalação dos circuitos elétricos, disjuntores,quadro de distribuição, tomadas, iluminação, cabos, etc.
  • Esquadrias: instalação das portas e janelas.
  • Impermeabilização: impermeabilização das fundações, paredes e outras estruturas para evitar o surgimento de infiltrações e umidade.

Veja também: Impermeabilização de sua construção, o que é? Para que serve? Descubra agora e Entenda Antes de construir!

  • Revestimentos e acabamentos: instalação dos pisos, azulejos, porcelanatos e cerâmicas nas paredes e no chão.
  • Vidros: instalação dos vidros nas portas, janelas, armários e demais locais.
  • Pinturas: aplicação de tintas e texturas nas paredes, tetos e também no chão das áreas internas e externas.
  • Outros: instalação de ar-condicionado, gás, telefone, internet e também serviços de jardinagem, muros, grades, portões e a limpeza final.

Planejamento de Construção

FREITAS ARQUITETURA E INTERIORES

Veja também: Descubra os erros mais comuns que ocorrem pela falta de planejamento de uma obra

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário