Marketing Online: Como captar e fidelizar o meu cliente?

Marketing Online: Como captar e fidelizar o meu cliente?

De acordo com pesquisa realizada pela Hootsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país do mundo onde a população passa mais tempo conectada à internet. Essa tendência evidencia o quão indispensável é investir em marketing online atualmente. 

Isso porque as pessoas estão cada dia mais conectadas e, consequentemente:

  • consumindo um maior número de conteúdos no ambiente virtual;
  • entrando em contato com as empresas pela internet para tirar dúvidas e obter maiores informações;
  • contratando serviços e/ ou comprando produtos no espaço virtual.

Sendo assim, para as empresas captarem e fidelizarem mais clientes, é necessário ocupar o mesmo espaço que o público-alvo. Portanto, se os consumidores em potencial estão na internet, logo, as empresas também devem estar nesse ambiente. 

Pensando nisso, nós da Entenda Antes elaboramos este post com as principais dicas para você aprender a como captar e fidelizar clientes para o seu escritório. Portanto, permaneça acompanhando este conteúdo e boa leitura. 

Estratégias de marketing online para captar e fidelizar clientes

Há diversas estratégias de marketing online para captar e fidelizar clientes. Dentre as principais que podemos citar, temos:

  • marketing de conteúdo;
  • SEO; e
  • divulgação da empresa e interação com os clientes por meio das redes sociais.

O marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdo com o objetivo de captar e fidelizar os clientes. Esse conteúdo pode ser em formato de texto, vídeos, imagens, infográficos, dentre outras possibilidades.

Para elaborar o conteúdo adequado para o seu público-alvo, é necessário conhecê-lo. Além disso, cada cliente se encontra em um estágio diferente no funil de vendas, ou seja, em sua jornada de compra. Essa jornada vai desde a identificação do problema até a concretização da compra com determinada empresa que visa solucionar esse problema. Além disso, a jornada de compra pode até mesmo ultrapassar a venda e atingir o pós-venda. Assim, garantindo que o cliente seja, além de captado, fidelizado.

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O conteúdo deve ser elaborado conforme o público-alvo, mas também de acordo com as diversas etapas que ele pode se encontrar dentro do funil de vendas. Essa é a maneira pela qual o cliente em potencial irá se identificar com a sua empresa. Isso porque ele perceberá que o conteúdo elaborado por você atende plenamente as angústias que ele sente. Dessa maneira, ele se sentirá compreendido e certamente se converterá em um cliente. Assim, ele também poderá ser fidelizado pelas estratégias de marketing de conteúdo. 

O conteúdo tem o intuito de qualificar o seu potencial cliente para que ele consiga identificar a necessidade de um determinado serviço ou produto. Após identificar essa necessidade, é interessante que você invista em conteúdo que apresente o seu diferencial perante a concorrência. Por fim, é importante que você elabore uma landing page, conhecida também como página de destino. Ela recebe esse nome, pois é nessa página que o seu produto ou serviço será oferecido no ambiente digital. 

Nesse sentido, é na landing page que você abordará de forma mais explícita sobre:

  • o valor de seus serviços;
  • formas de pagamento;
  • especificação e caracterização do serviço.

A técnica de SEO também é uma interessante estratégia do marketing online e pode ser unida à prática de marketing de conteúdo. SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa o mesmo que mecanismo de otimização de buscas. 

Quando o cliente realiza uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google, ele encontra diversas páginas que contém aquilo que ele procura. Certamente, ele dará preferência por abrir as primeiras páginas que aparecem, correto? Sim. Dessa forma, é necessário conhecer o que o algoritmo do Google prioriza para ranquear as páginas. 

O Google está sempre atualizando o seu algoritmo. Consequentemente, os analistas de marketing online também estão sempre atualizando-se e acompanhando as métricas do site. Assim, é possível identificar quais estratégias são mais eficientes, visto que o Google não divulga os critérios do algoritmo. 

Dentre as técnicas de SEO que mais são utilizadas atualmente, temos:

  • menção da palavra-chave;
  • conteúdo objetivo, claro e que agregue valor;
  • links internos e externos;
  • URL amigável;
  • título atrativo;
  • meta tag description;
  • organização das informações em título h1,h2,h3 e etc;
  • uso de um sitemap;
  • nomeação das imagens;
  • dispor de certificado de segurança SSL/HTTPs;
  • layout do site compatível com dispositivos móveis; e
  • velocidade ágil para o carregamento de páginas.

Como você pode perceber, todas essas técnicas visam aumentar a visibilidade do site e aperfeiçoar a experiência do cliente dentro dele. Para realizar uma boa estratégia de SEO, é importante saber mesclar os itens listados acima. 

Por exemplo, a palavra-chave é exatamente aquilo que o cliente em potencial digita na barra de pesquisa. As páginas que dispõem da palavra-chave digitada várias vezes no decorrer do texto têm maiores chances de se destacar. 

Contudo, lembre-se que o conteúdo deve ser direto, claro e agregar valor para o usuário. Pois uma das variáveis avaliadas pelo Google é a experiência do usuário na página. Ou seja, se o cliente em potencial acessa a página recorrentemente o Google o avalia bem. O mesmo serve para o tempo que o usuário passa consumindo o conteúdo a cada visita. Quanto mais tempo, melhor e isso só é possível se a leitura for agradável. Ou seja, sem repetir de forma desnecessária a palavra-chave. 

Sendo assim, não force na repetição da palavra-chave se ela não for pertinente, pois outras variáveis são igualmente importantes para a estratégia. Para saber mais sobre as técnicas de SEO, clique aqui

Por fim, a divulgação da empresa e a interação com os clientes via redes sociais é indispensável para uma boa estratégia de marketing online. Portanto, caso você não disponha de contas comerciais para o seu negócio, é o momento de providenciar isso. Ademais, elabore um cronograma de postagens para manter o seu público constantemente engajado nas redes. Certamente, você conseguirá captar e reter mais clientes com essas estratégias. 

Outras estratégias de captação e fidelização de clientes

Além do marketing online, é de suma importância aliar essa técnica a outras estratégias de captação e fidelização de clientes. Assim, você garante uma maior eficiência nos resultados obtidos. Portanto, para saber como potencializar os resultados da sua estratégia de marketing online, confira as dicas a seguir.

  • Negociação com o cliente

Uma das melhores formas de fidelizar um cliente é realizar uma boa negociação com ele. Isso ocorre porque esse é um dos principais momentos em que o cliente testa o profissionalismo, a atenção e a clareza das informações prestadas. 

Caso todos esses pontos sejam atendidos plenamente e o marketing online apresente qualidade impecável, certamente o cliente retornará. Além disso, uma boa experiência de negociação também ajuda na captação de novos clientes, pois o cliente fidelizado irá recomendar os seus serviços. 

Desse modo, tenha uma boa preparação para apresentar os seus serviços e seus diferenciais. Explique cada passo para o cliente, deixando-o a par da construção da ideia. É interessante dispor também de um ambiente bem organizado que transmita o profissionalismo do seu trabalho. 

Por fim, após apresentar os serviços e condições, sempre pergunte se o cliente possui alguma dúvida, dando margem para ele se expressar e se sentir à vontade com você. Caso você queira ler mais sobre negociação, clique aqui. Possuímos um post que fala especialmente sobre os tipos de negociações e em quais momentos elas são pertinentes. 

 

  • Comunicação assertiva com o cliente

 

Assertividade significa ser enfático em algo e, para isso, é necessário possuir grande conhecimento sobre o que se discursa. Nesse sentido, é importante que, além de dispor de uma boa formação, o profissional se aperfeiçoe constantemente por meio de:

  • palestras;
  • congressos;
  • especializações;
  • cursos;
  • dentre outros.

Além de dispor de conhecimento na área, é de suma importância saber expressar o que se deseja com clareza. Portanto, independentemente da modalidade de qualificação que você optar, não seja apenas um ouvinte, mas participe ativamente do debate. 

Além disso, é fundamental conhecer bem o público-alvo para conseguir exprimir todo o seu conhecimento de forma didática para ele. Assim, você o fará parte da construção de um projeto e certamente o resultado será melhor. Isso é possível porque o cliente, ao compreender você, conseguirá dar feedbacks mais precisos.

Caso você deseje ler mais a respeito da comunicação assertiva com o cliente, clique aqui. No post linkado nós apresentamos de maneira mais detida os benefícios da comunicação assertiva. Além disso, também trouxemos dicas de como desenvolvê-la para melhor atender o seu cliente. 

  • Briefing

Outra forma de fidelizar clientes é elaborar um bom briefing. Isso porque é por meio dele que o profissional consegue registrar aquilo que o cliente deseja. Ao compreender isso, evita-se tanto o desperdício de recursos financeiros quanto o de tempo no marketing online. Certamente, isso deixará o cliente muito mais satisfeito com os seus serviços e irá facilmente fidelizá-lo. Lembrando que um cliente fidelizado garante também a obtenção de novos clientes, pois ele irá indicá-lo.

O briefing nada mais é do que o registro das ideias, necessidades e desejos do cliente para o projeto. Vale destacar que, durante a visita para a elaboração do briefing, o profissional deve conhecer bem a rotina do cliente e dos demais moradores da casa. Isso é importante, pois, por vezes, o cliente deseja algo que não necessariamente será vantajoso e aplicável no dia a dia dele. 

Ao apontar essas questões, você irá garantir o conforto do cliente e terá a oportunidade de mostrar todo o seu know-how na área. Caso você deseje ler mais sobre briefing, clique aqui. No post indicado nós explicamos de forma mais aprofundada o que é briefing, qual a sua importância e como estruturar um.

  • Pesquisa de mercado

Uma excelente maneira de captar novos clientes é investir em uma boa pesquisa de mercado. É esse instrumento que irá possibilitar que você conheça mais profundamente o seu cliente e, consequentemente, aquilo que ele busca. Além disso, a pesquisa de mercado visa mostrar para o profissional como está o mercado de atuação naquele momento, bem como realizar projeções. 

Há diversas maneiras de realizar uma pesquisa de mercado, dentre elas podemos destacar:

  • entrevistas com o público-alvo;
  • levantamento de dados sobre o segmento por meio de instituições de pesquisa;
  • levantamento de dados sobre o comportamento do público-alvo por meio de recursos tecnológicos, como Google Trends, Google Analytics, Facebook Insights, dentre outros.

Por meio dos dados obtidos é possível elaborar estratégias mais precisas e que irão proporcionar resultados bem mais satisfatórios. Isso ocorre, pois a tomada de decisão está embasada em dados e não apenas na intuição e experiência do profissional. 

Para saber mais sobre a pesquisa de mercado, clique aqui. Nós da Entenda Antes postamos há pouco tempo um conteúdo que aborda de forma mais detalhada sobre o que é pesquisa de mercado, sua importância e seus benefícios. 

  • Apresentação de projetos 

Como mencionado anteriormente, no marketing online, é necessário ter uma comunicação assertiva com o cliente, mas, além disso, é indispensável também saber elaborar uma boa apresentação de projeto. Isso inclui, obviamente, uma boa comunicação, mas também diversos outros aspectos. 

Sendo assim, para elaborar uma boa apresentação, é necessário:

  • dispor de uma boa identidade visual;
  • conhecer bem a audiência;
  • ser objetivo;
  • anexar todos os documentos necessários no projeto;
  • apresentar as vantagens do projeto;
  • ensaiar a apresentação;
  • usar infográficos e outros recursos ilustrativos para explicar o projeto;
  • apresentar slides objetivos;
  • construir um ambiente favorável ao debate para a solução de dúvidas;
  • mostrar o processo de elaboração do projeto;
  • dentre outros. 

Ao atender esses aspectos, você estará garantindo que o projeto atenderá plenamente aquilo que o cliente quer e precisa. Assim, ele ficará satisfeito com o processo e com o resultado, pois estará a par dele. 

Para saber mais sobre como estruturar uma apresentação de projeto, clique aqui. Nesse post exploramos cada um dos itens listados acima de forma mais detida. 

  • Pós-venda

Por fim, uma última estratégia muito interessante para fidelizar clientes é realizar um bom pós-venda. O pós-vendas é a etapa pela qual o cliente usufrui do produto comprado ou do serviço contratado. Geralmente, as empresas encerram o atendimento ao cliente após a venda. Contudo, realizar o pós-venda garante que o cliente esteja satisfeito com o produto ou serviço adquirido e seja fidelizado. 

Além disso, o pós-venda pode auxiliar na estratégia de marketing online, pois o cliente pode escrever um depoimento sobre a experiência dele com o seu escritório. Assim, além de fidelizar, o pós-venda indiretamente auxilia na captação de novos clientes.

Para conhecer um pouco mais sobre o pós-venda, clique aqui. Nós da Entenda Antes já dissertamos de forma mais aprofundada sobre o tema. No post você poderá entender mais o que é pós-venda, sua importância e seus benefícios. 

Como você pôde perceber, há diversas maneiras de captar e fidelizar clientes para o seu escritório, e o marketing online é uma das estratégias mais eficientes, mas que deve estar alinhado com as demais estratégias. E então, o que achou deste post? Deixe nos comentários!

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