A importância do briefing: O que é, como posso usá-lo e como estruturar?

A importância do briefing: O que é, como posso usá-lo e como estruturar?

Todo profissional que atua na área da construção civil necessita dispor de habilidades técnicas sobre a construção de edificações, mas também habilidades humanas que possibilitam sensibilidade, capacidade de interação com o cliente e de interpretação das reais necessidades dele, de modo a unir o conhecimento técnico às capacidades humanas em prol do desenvolvimento do projeto arquitetônico ideal. Desse modo, a elaboração do briefing é o momento onde essas duas habilidades se cruzam para fundamentar o projeto perfeito.

O problema que encontramos nesse momento é que muitas vezes, devido a alta carga de conteúdo que o profissional que atua na área da construção civil necessita aprender e compreender, por vezes o conhecimento e a experiência na elaboração adequada de briefings acabam ficando meio de lado, o que se torna um problema para os profissionais no futuro.

Pensando nisso, nós da Entenda Antes elaboramos este post com as principais informações que você precisa saber para elaborar um briefing de forma adequada. Boa leitura!

O que é briefing?

O briefing é um termo proveniente da língua inglesa que significa o mesmo que instruções, traduzindo de forma literal para a língua portuguesa. Sendo assim, o briefing é a primeira etapa da obra, na qual o profissional irá levantar os dados pertinentes para fundamentar a elaboração do projeto arquitetônico.  

Desse modo, esta etapa se inicia por meio do primeiro contato com o cliente, no qual ele irá descrever todas as suas ideias, demandas, desejos, necessidades e o quanto dispõe em termos de recursos financeiros para investir no projeto arquitetônico almejado e o prazo ideal de conclusão. 

Nesse sentido, o briefing serve como um manual de instruções baseado no alinhamento de ideias entre aquilo que o cliente deseja e aquilo que é possível de ser realizado de acordo com o know-how do profissional contratado. 

Qual a importância do briefing?

Qual a importância do briefing?

A elaboração do briefing proporciona diversas vantagens tanto para o cliente, quanto para o profissional que atua na área da construção civil. Isso ocorre, porque ao conhecer exatamente aquilo que o cliente deseja, torna-se mais fácil elaborar um projeto arquitetônico que atenda as expectativas dele, de modo que o profissional não desperdice tempo e recursos em algo que o cliente pode não aprovar posteriormente. 

Assim sendo, a elaboração adequada e completa do briefing confere agilidade e economia ao projeto, o que beneficia tanto o cliente quanto o profissional contratado. 

Como estruturar o briefing de forma adequada?

Para que o briefing oportunize as vantagens destacadas acima, é necessário que ele contenha os questionamentos corretos. Desse modo, dentre os tópicos que devem reger a conversa com o cliente, podemos mencionar as seguintes questões:

  • qual a finalidade do imóvel (moradia ou trabalho);
  • qual a expectativa do cliente sobre o imóvel;
  • qual estilo arquitetônico desejado;
  • quais são as necessidades reais do cliente;
  • quanto de recurso financeiro o cliente está disposto a investir;
  • qual o prazo ideal para a conclusão da obra.

Como você pode perceber, a conversa com o cliente se inicia a partir de um maior conhecimento sobre a finalidade do imóvel, que pode ser para moradia, trabalho ou outro fim. 

Além disso, é interessante conhecer quais as expectativas do cliente quanto ao novo imóvel. Para isso, pergunte de forma ampla sobre as expectativas dele e depois aprofunde mais a conversa. Questione a respeito do que ele se imagina fazendo dentro do novo ambiente.

Outro ponto que deve ser explorado é se o cliente já tem em mente algum estilo arquitetônico desejado. Caso ele não tenha nenhuma ideia, é interessante disponibilizar um portfólio contendo diferentes estilos de trabalhos elaborados pelo seu escritório. Ou até mesmo um catálogo elucidativo sobre os estilos possíveis de serem aplicados na edificação. Assim, o cliente terá uma noção daquilo que mais irá agradá-lo. 

Leai também: 15 dicas de como estruturar uma apresentação de projeto para um futuro cliente

Após identificar o tipo de imóvel e as expectativas, é o momento de verificar se o desejo é realmente necessidade. Muitas vezes as pessoas possuem uma ideia do que almejam, mas nem sempre o é aquilo que se precisa. 

Nesse sentido, é necessário que o profissional tenha sensibilidade para identificar as reais necessidades do cliente através dos questionamentos. 

Por exemplo, se o cliente já possui uma residência, mas deseja construir uma moradia própria. Converse com ele sobre como é o dia a dia da família, quem irá residir na nova morada. Assim como, se o cliente identifica problemas na residência atual e quais, dentre outros questionamentos. Por meio de uma conversa aprofundada, o profissional poderá avaliar se aquilo que o cliente precisa.

Por fim, é necessário averiguar o prazo que o cliente deseja para conclusão da obra; bem como, quanto ele está disposto a investir. Só assim será possível alinhar o que o cliente quer, aquilo que ele deseja e aquilo que é possível de fazer.

Considerações finais

Como você pôde perceber, o briefing é apenas a primeira etapa da elaboração de um projeto arquitetônico. No entanto é justamente nesta fase que todo o planejamento estará fundamentado. Sendo assim, é uma das etapas mais importantes de todo o processo.

Como foi possível observar, não basta conversar com o cliente sobre assuntos superficiais, como finalidade do imóvel e estilo arquitetônico. Para elaborar um bom briefing é necessário explorar a fundo as reais necessidades do cliente. Isso através de um maior conhecimento sobre a rotina das pessoas que irão ocupar o novo espaço. 

Ao alinhar previamente aquilo que o cliente deseja com aquilo que ele de fato necessita e pode obter concretamente. Assim, otimiza-se a execução do projeto e da obra e se reduz gastos desnecessários. Afinal, todos os detalhes serão ajustados previamente.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário