Apresentação de projeto

15 dicas de como estruturar uma apresentação de projeto para um futuro cliente

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

Hoje iremos falar de uma ferramenta potente no arsenal de todo profissional da área da construção civil que não recebe a devida atenção: a apresentação de projeto.

Primeiramente, entenda que a apresentação de projeto é uma habilidade fundamental que engloba uma multiplicidade de diferentes competências. Nesse sentido é crucial que seja dominada por qualquer comerciante.

Nem mesmo o melhor projeto do mundo fala por si, sendo necessário que alguém fale por ele.

Foi pensando nessa necessidade que a Entenda Antes preparou este artigo.

15 Dicas para uma apresentação de projeto de sucesso

1 -Identidade visual

No inglês existe um ditado que diz “First things first”, trata-se de uma expressão empregada quando existe a necessidade de ordenar tarefas por nível de prioridade e que pode ser traduzida como “a primeira coisa vem primeiro”.

Nesse sentido, nós devemos nos perguntar qual seria a primeira prioridade para a realização de uma apresentação de projeto dentro do campo da construção civil.

Muitos iriam responder que devia ser o projeto, mas essa é uma resposta profundamente equivocada.

A primeira coisa que uma empresa de construção civil deve possuir é a mesma que outros negócios de qualquer outro ramo: uma identidade visual.

Já pensou como você distingue um pacote de Nescau mais facilmente do que qualquer outro achocolatado?

Isso ocorre porque o Nescau é uma marca que possui uma identidade visual bem estabelecida, possuindo um logo, uma tipografia e um conjunto de cores muito próprio.

Nesse sentido, entendemos o conceito de identidade visual. Como a base na qual uma empresa constrói um vínculo afetivo com seus clientes.

Ela corresponde à soma de todo um conjunto de fatores empregados para distinguir sua empresa de outras.

2 – Conheça sua audiência

Uma vez que sua identidade visual já está consolidada, podemos entrar na elaboração da sua apresentação de projeto propriamente dita. Sendo assim, o primeiro passo se configura em conhecer sua audiência.

Trata-se de uma etapa crucial que permite que você elabore sua apresentação da forma que vá ressonar em um nível mais íntimo com seu cliente.

Esse é o momento que você deve fazer sua lição de casa e tentar entender profundamente o seu consumidor.

Aprenda tudo que puder sobre sua audiência, informações mais básicas como o nome das pessoas para quem você está apresentando. Além disso, coisas relativas ao passado profissional de todos envolvidos.

 

3 – Seja objetivo

Agora estamos entrando mais profundamente nas questões relativas à apresentação do projeto propriamente dita.

Aqui apontamos a dica principal no tocante à estrutura de qualquer exposição: seja objetivo.

A expressão “tempo é dinheiro” passa pelo entendimento de que vivemos num mundo onde o recurso mais valioso que temos é o tempo, de que nunca há tempo o bastante para que possamos fazer tudo que necessitamos.

Essa é uma compreensão que deve ter transposta quando falamos de apresentações comerciais.

Não importa o quão maravilhoso seja seu projeto, qualquer pessoa ficará esgotada dele se sua apresentação tiver 100 slides.

4- Não tenha medo de usar anexos

Talvez você tenha olhado para a dica anterior e pensado “Mas e se meu projeto for muito técnico?”

Caso isso tenha ocorrido, ficamos feliz em apontar que existe um artifício que pode ser empregado para que você mantenha sua exposição concisa, mas sem perder a profundidade: o anexo.

Prepare documentos que possuam um detalhamento mais técnico sobre o projeto, mas não os insira em sua apresentação, apenas assinale a sua plateia de que esse material existe e que você pode o exibir.

Assim, você deixa a sua plateia ditar o ritmo e a profundidade de sua apresentação.

5- Apresente vantagens

Lembre-se que sua apresentação é um meio empregado para que você realize uma finalidade, vender seu produto.

Portanto, prepare sua exposição de modo que ela explicite, de forma clara e objetiva, os benefícios, os atributos, as características e as vantagens que seu produto oferece.

6 – Treine, treine e treine

Vá para a sua apresentação preparado. Pense em quaisquer fraquezas que seu produto possui e tenha uma resposta para elas.

Caso esteja inseguro com o fato de apresentar em público, contate um amigo seu para que ele sirva como “advogado do diabo”, pode ajudar!

7 – Pense no ouvinte

Lembre-se que é você quem conhece o seu produto, logo, muitos detalhes que parecem triviais para você, podem não ser tão óbvios para a sua plateia.

Portanto, elabore sua apresentação partindo de um lugar empático com a trajetória alheia. Além disso, prepare uma exposição que possa ser compreendida por todos.

8 – Use infográficos

Seguindo no mesmo eixo argumentativo sobre a necessidade de uma apresentação focada no ouvinte, apontamos que infográficos se configuram como uma ferramenta expositiva eficiente e clara.

A versatilidade torna o infográfico um recurso ideal para qualquer apresentação de projeto.

9 – Slides objetivos

Poucas coisas são mais cansativas do que apresentações com slides cheios de texto. O slide é uma ferramenta que deve ser empregada para facilitar a sua exposição, portanto, ele deve ser curto e objetivo.

10 – Apresente-se

Apresentação

Agora estamos entrando na sala para apresentar, como devemos começar? Devemos começar pelo mais óbvio, através da sua apresentação e de todos os membros de sua equipe que estão presentes na exposição.

Aproveitando que estamos nessa temática, evite aparecer com grupos gigantes em reuniões!

11 – Raporte – Quebre o gelo!

Após a sua introdução, o ideal é que você deve tentar desenvolver um laço afetivo com a sua audiência por meio do raporte.

Faça do início da conversa um momento leve e agradável, quebre o gelo usando as informações que você coletou anteriormente.

Contudo, lembre-se de não passar dos limites.

12 – Mostre seu trabalho!

Apresentação de projeto

A apresentação do seu produto não é apenas uma exposição das vantagens dele!

O percurso metodológico que você adotou para chegar em tais vantagens é tão importante quanto o resultado encontrado.

Mostre os estudos que você realizou no processo de criação, valorize a sua história e o seu trabalho!

13 – Mostre a sua solução

Aqui entramos na parte decisiva de toda a apresentação comercial: sua oferta. Trata-se de uma etapa crucial, sendo a culminação de todo o seu trabalho até então. Lembre-se de ser absolutamente claro aqui e deixe que cliente se surpreenda com todas as vantagens, as economias e os ganhos de produtividade que você está oferecendo.

14 – Conclua

Uma vez que a solução foi apresentada, só nos resta agora realizar uma conclusão digna.

Trata-se de uma breve recapitulação de toda a apresentação até agora que enfatiza os motivos no qual o cliente deve optar pelo seu produto.

15 – Alguma dúvida?

Você se introduziu, desenvolveu raporte, mostrou sua caminhada, explicitou as vantagens de seu produto e concluiu sua apresentação, e agora?

Agora você deve se voltar para a plateia e realizar uma pergunta fundamental: “alguma dúvida?”.

Esse é um momento que você passa o microfone para o seu cliente e deixa ele assumir as rédeas do momento.

Escute seu consumidor, preste atenção nas reações dele para que você possa compreender melhor como vender o seu produto.

Este post te ajudou?

 

Leia também: Pesquisa de mercado: a melhor maneira de conhecer o seu público-alvo

Neste conteúdo buscamos versar sobre as 15 dicas fundamentais para uma boa apresentação de projeto.

Contudo, realizamos uma discussão que abrangeu desde as etapas preparatórias, até o momento final da exposição.

Esperamos que nosso escrito tenha te ajudado e que você esteja pronto para colocar em prática o que aprendemos aqui.

A Entenda Antes foi criada com o propósito de difundir conhecimento do campo da construção civil.

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