Entenda porque o engajamento nas redes sociais é tão importante para o seu escritório de arquitetura e engenharia

Entenda porque o engajamento nas redes sociais é tão importante para o seu escritório de arquitetura e engenharia

O engajamento nas redes sociais é almejado por todas as empresas que buscam crescer no meio online e a partir disso alavancar suas vendas de produtos e prestação de serviços. Nesse sentido, é preciso entender o que é engajamento, como ele funciona e quais as principais dicas para que o seu escritório de arquitetura e engenharia faça cada vez mais sucesso. Acompanhe!

O que é engajamento?

Engajamento é a forma com que os clientes interagem com uma marca. No caso das redes sociais são as curtidas, comentários, compartilhamentos, reações, retweets, visualizações, entre muitas outras maneiras que os usuários de redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e demais plataformas, utilizam para ficarem mais íntimos de uma empresa.

Essa Intimidade transcende a quantidade de seguidores de uma página, mas faz parte de todo o conjunto de interações que é possível realizar. Quando uma pessoa “deixa um like” em uma postagem, comenta outra, segue a página e compartilha a publicação em seu feed, por exemplo, ela está engajada em uma página.

A importância do engajamento

A profissão de arquiteto e engenheiro sempre foi muito baseada em contatos. Afinal um cliente indica o trabalho do profissional para amigos, parentes, colegas, entre outros. Essa prática sempre foi muito vantajosa; principalmente em cidades menores que não têm um número muito grande de profissionais desse tipo.

Porém, com o advento do marketing digital, esse tipo de indicação não é mais tão efetivo. Pois, tendo em vista que grande parte das pessoas pesquisam em buscadores antes de comprar produtos ou contratar serviços; assim quem investe nesse tipo de marketing tem muito mais escalabilidade do que quem só espera por indicações de clientes atuais.

Pessoas que se formaram há pouco tempo ou que vivem em cidades maiores,  muitas vezes não encontram seu espaço de maneira rápida. Isso acontece porque os grandes players da área de engenharia, arquitetura e design por exemplo, já estão investindo em técnicas de marketing digital bem efetivas.

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 97% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar algum produto. Esse dado indica que as pessoas já estão com uma mentalidade totalmente diferente do que era praticado antigamente, que é o caso das indicações e da propaganda conhecida como boca a boca.

Leia também: A importância do pós-venda para a fidelização do cliente no setor da construção.

A partir de tudo isso, fica claro que ter uma boa estratégia online é essencial para qualquer tipo de negócio. Mas onde o engajamento entra nisso? É muito simples, quem tem engajamento produz conteúdo, e quem produz conteúdo está bem ranqueado nas páginas do Google por exemplo.

Isso significa que é preciso criar uma presença online para ter engajamento e estar bem posicionado nos buscadores. Com o engajamento, mais pessoas comentam, curtem, compartilham e interagem com textos e publicações nas redes sociais. 

Isso vira uma bola de neve, de modo que é possível identificar que quanto mais engajamento você tiver, seja na sua página na internet, linkedin ou mídias sociais, mais pessoas você irá contemplar na sua rede e mais você poderá prospectar clientes a partir da internet. Essa então, é a importância de ter pessoas engajadas com a sua empresa.

O que o escritório ganha com o engajamento nas redes sociais?

A partir do momento que as pessoas estão engajadas com a sua página, outras pessoas acabam conhecendo o seu escritório de engenharia ou arquitetura. Quanto mais pessoas conhecem o seu trabalho, o aumento dos pedidos de orçamento e contato são apenas uma questão inevitável.

Assim, com um trabalho focado em engajar, é possível obter resultados grandiosos nesse tipo de escritório. É preciso engajar da maneira correta para ver o negócio escalar, de modo que publicações sem bons conteúdos informativos não recebem engajamento.

Quando você consegue engajar o seu público-alvo da maneira correta, você gera leads. Essas pessoas que compartilharam, curtiram seu conteúdo ou registraram o e-mail no seu site por exemplo, poderão ser futuros clientes se você souber usar esse engajamento a seu favor. 

No caso do e-mail, por exemplo: uma pessoa pesquisa no Google algum conteúdo sobre engenharia e acaba sendo direcionada para o seu site. Lá ela resolve registrar o e-mail dela em troca de um e-book ou para visualizar o conteúdo inteiro. 

A partir disso, você pode criar uma lista de e-mails e enviar boas propostas para as pessoas que praticam essa ação. Assim, você cria um lead e pode mandar e-mails que têm uma boa chance de serem convertidos em vendas do seu serviço.

O que é necessário para ter engajamento?

Para ter engajamento é preciso ter uma boa estratégia de marketing digital. Primeiramente, é preciso ter uma presença online. Essa presença pode ser criada de diversas maneiras, como:

  • Página na internet;
  • Canal no YouTube;
  • Perfil nas redes sociais;
  • Perfil no Linkedin; entre outros.

Você pode estar em uma ou mais plataformas como as citadas acima. Afinal, o ideal é ter uma presença online em vários locais. Desse modo que as pessoas possam te encontrar de diversas maneiras. Isso implica em ter um foco grande em cada uma dessas plataformas. Contanto, nenhuma pode ficar esquecida ou você não terá a credibilidade que precisa para gerar engajamento.

Portanto, é preciso ter alguém dedicado a essa área. Pode ser você mesmo, um estagiário ou um colaborador do escritório. O importante é que essa pessoa tenha bom conhecimento de marketing digital e das melhores técnicas para aplicar nesse meio. Todavia, muitas vezes o mais indicado é contratar uma empresa de produção de conteúdo para te ajudar nessa parte.

Esse tipo de empresa ajuda a posicionar a sua página e as suas redes sociais nos mecanismos de pesquisa dos principais buscadores. Isso faz com que as visitas nessas plataformas aumentem consideravelmente. Por conta disso, consequentemente seu engajamento também cresce.

7 Dicas para aumentar o engajamento das redes sociais de escritórios

7 Dicas para aumentar o engajamento das redes sociais de escritórios

Agora iremos te mostrar as 5 principais dicas para que o engajamento do seu escritório aumente. Aplique essas dicas com qualidade e veja o seu negócio crescer a cada dia. Confira!

  • Identifique seu público-alvo

Para aumentar seu engajamento de forma consistente é preciso saber com quem você precisa falar. Isso implica em uma série de coisas, em especial, o conhecimento a respeito do seu público-alvo. 

Se você oferece serviços de arquitetura ou engenharia, seu conteúdo deve ser voltado para pessoas adultas e que estão próximas da sua região. Isso não é uma regra, mas em geral, é para essas pessoas que você deve se direcionar.

Conhecer o seu público-alvo faz com que você direcione melhor os seus conteúdos, escrevendo informações que essas pessoas têm interesse e, assim, conseguindo mais leads, visitas e principalmente, engajamento nas suas plataformas.

  • Produza conteúdos de qualidade

A produção de conteúdos é uma ótima forma de ter engajamento. Isso acontece porque as pessoas que buscam por informação na internet querem que ela seja direta e tenha qualidade, mas nem sempre isso acontece. Assim, quando você produz um conteúdo bom, é muito mais provável que essas pessoas compartilhem, comentem e curtam o material que você produziu.

No caso de escritórios de engenharia e arquitetura, existe um mundo de possibilidades em termos de informações pertinentes, consistentes e de qualidade. No entanto é necessário transmitir esse conhecimento complexo de forma simples e fluída para o leitor. Sendo assim, os conteúdos devem ser bem escritos, nada prolixos e com a gramática correta, além de informar coisas úteis e interessantes para os leitores.

Para produzir bons conteúdos você pode contratar uma empresa que atue com a produção de textos para sites. Assim, caso você não tenha tempo de produzir, a empresa fará isso com a qualidade esperada por você.

  • Conheça as técnicas de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é o mecanismo utilizado para posicionar páginas da internet no Google com um bom ranqueamento. Com a aplicação de técnicas de SEO você consegue ser encontrado no buscador com muito mais facilidade. Desse modo que o conteúdo que você produzir seja ranqueado nas melhores posições do Google.

Algumas das técnicas de SEO que mais dão resultados são, por exemplo:

  • adição de palavras-chave adequadas no conteúdo;
  • criação de textos com número razoável de palavras;

Leia mais em: Seo: uma estratégia que atingiu você e pode atingir seus clientes.

  • Analise seus erros e acertos

Verifique o que te traz mais resultados com a sua estratégia de marketing digital. Posteriormente, tente aplicar novamente as técnicas de SEO. Por isso, sempre que possível veja os resultados obtidos com as suas campanhas e procure não cometer os mesmos erros. Desse movo você ganha experiência e acerta mais do que erra.

  • Interaja com seu público

Nunca esqueça de aproveitar o engajamento que você conseguiu. Interaja com seu público sempre que possível. Não deixe as pessoas que comentam em uma publicação sua por exemplo, ficarem sem uma resposta. Para isso você pode curtir comentários e compartilhamentos, responder os comentários, entre outras coisas.

  • Utilize aplicativos de automação

Os aplicativos de automação podem ajudar na busca pelo aumento do engajamento de suas redes sociais. Verifique as melhores opções do mercado e invista nesses aplicativos que e ajudam a verificar questões como por exemplo:

  • Curtir comentários automaticamente;
  • Curtir fotos de quem curte a página;
  • Agendar postagens;
  • Monitorar as atividades e os números; entre outros.

Entre os melhores aplicativos que fazem essa automação para você, estão por exemplo:

  • Bume;
  • Gerenciagram;
  • Facebook Insights;
  • Instazood;
  • Perforgram;
  • Postgrain;
  • Invista com cautela e inteligência

Se a sua idéia é começar a trabalhar com o marketing digital baseado em tráfego pago; é preciso estudar sobre as melhores técnicas de criação de anúncios. Não invista todo seu capital de marketing para fazer apenas uma campanha. Por fim, tenha em mente que se você está começando, é melhor testar antes de investir alto.

Considerações finais

Como foi abordado é muito nítido que as melhores estratégias de marketing digital são o que trazem mais engajamento. Então, o ideal é que você estude  onde investir seu tempo e dinheiro quando for utilizar qualquer estratégia mencionada.

Caso você não tenha muito tempo para isso, invista em empresas com profissionais experientes e qualificados. Afinal, o engajamento vai acontecer se você tiver os meios e colocar a atenção necessária.

Leia também: Captação de clientes: 10 dicas para seu escritório de arquitetura e engenharia decolar!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário