O que é BIM e como ele pode facilitar a sua vida?

O que é BIM e como ele pode facilitar a sua vida?

Com a grande competitividade do mercado de construção civil no país, é fundamental que os profissionais estejam sempre se aperfeiçoando. Isso implica em um conhecimento profundo do que já é tradicional, mas principalmente dos conceitos atuais de modelos construtivos, como é o caso do BIM.

O BIM (Building Information Modeling), que aqui no Brasil pode ser traduzido para  Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de técnicas utilizadas para integrar os profissionais envolvidos na área da construção civil. O BIM também é aplicado para modernizar a forma com que os projetos são desenhados, trazendo uma dinâmica 3D para cada um deles.

Veja neste post, tudo o que você precisa saber sobre o BIM, desde o conceito até as suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é BIM?

Para conceituar o BIM, primeiramente é preciso que se tenha uma noção clara de que qualquer projeto é feito de uma maneira mais completa e eficiente, se as partes envolvidas estiverem em perfeita sincronia. É exatamente isso que este conceito se propõe: Unir as partes em um único objetivo final, a fim de que todo o projeto tenha um resultado satisfatório.

Com o advento da tecnologia na área da construção civil, fica claro que a utilização do BIM deve ser feita por um meio digital, nesse caso por um software. 

A partir desse programa, é possível convergir as pessoas envolvidas em um projeto de construção por exemplo. Esse projeto possui muitas nuances e deve ser elaborado com o máximo de cuidado e atenção possível. 

Para isso é preciso que o software tenha os recursos necessários para que todos possam colaborar entre si, e no caso do BIM, todos podem ver o andamento de cada etapa e de cada especificidade, e o melhor: em 3D!

Como funciona?

Como dito anteriormente, o BIM funciona de modo a integrar uma equipe de profissionais. Eles podem ser do mesmo meio ou de áreas diferentes, mas complementares. A partir disso, o uso do BIM por arquitetos, designers e engenheiros torna-se muito útil e promissor do ponto de vista técnico do projeto.

Uma vez que todos tenham acesso ao software que aplica o BIM as movimentações, soluções, alterações, adições, entre outras tarefas, podem ser feitas simultaneamente e sob o olhar de cada um dos profissionais envolvidos. Isso permite que o mesmo arquivo seja o foco de todos esses profissionais. A partir disso, as chances de que se cometam erros graves ou que poderiam atrasar o projeto são bem reduzidas. Afinal, todos estão ali para ver o que é feito.

Além da facilitação da comunicação entre os profissionais, o BIM também permite avaliar questões mais operativas. Como exemplo, pode-se citar a visualização da localização de tubos, canos, quantidade de determinado material, mão de obra utilizada, entre muitas outras questões.

Quando um piso é modelo pelo BIM por exemplo, é possível observar em 3D os desenhos do que vai ser aplicado no projeto real. Assim como, também se detém informações sobre onde foi fabricada a lajota, o tipo de cola utilizada, entre outras informações pertinentes que são importantes estarem no conhecimento de cada profissional.

Quais suas funcionalidades?

O que é BIM?

As principais funcionalidades do sistema BIM estão voltadas a sincronia das informações. Enquanto um profissional modela uma parte por exemplo, o outro escolhe o melhor local para inseri-la, e outro ainda pode ver os materiais e o tipo da mão de obra que será necessária para incluir essa parede no projeto físico. Tudo isso pode ser feito por um profissional, dois, ou quantos forem necessários.

Essa integração multidisciplinar permite que os projetos sejam realizados com mais segurança e principalmente com muito mais qualidade final, já que quaisquer erros podem ser facilmente detectados e a busca pelas informações independe de questionamentos a outros profissionais, mas sim, de uma rápida verificação no programa.

Além disso, ao utilizar um bom software de modelagem, os profissionais poderão realizar todas as modelagens necessárias em 3D. Isso facilita muito a visualização e traz consigo a aplicação da tecnologia em seu nível máximo de evolução.

Quais suas vantagens?

Existem diversas vantagens em utilizar o BIM, sendo que os principais benefícios são:

Agilidade na conclusão

Por conta da integração dos participantes do projeto, é muito mais fácil concluir projetos rapidamente. Isso acontece porque basta que o profissional dê uma olhada rápida no software para saber tudo o que está acontecendo. Isso faz com que as datas de entrega sejam cumpridas com mais rigor. E também, que o cronograma da obra seja seguido e acompanhado à risca pelos profissionais.

Facilidade de comunicação

A comunicação entre os profissionais, sejam eles das áreas que forem, é muito importante para o bom andamento do projeto.  A partir disso, o BIM se mostra a solução ideal para que o projeto seja acompanhado por todos. E que assim eles possam se comunicar uns com os outros, dentro do próprio software.

Utilização de modelagens 3D

Trazida pelo BIM, a modelagem é crucial para tenha-se uma visão volumétrica do que está sendo projetado. A representação dos modelos permite que os profissionais possam ter um acesso muito mais detalhada do projeto. Sendo que com o BIM é possível perceber também visão paramétrica dos objetos modelos. 

A visão paramétrica é aquela que deixa com que as partes possam ver todas as informações úteis da modelagem. De modo que questões como tamanho, material utilizado, data, dentre outras, possam ser avaliadas.

Prevenção de erros

A prevenção de erros é um dos principais benefícios da utilização do BIM. De modo que estes são passíveis de serem observados antes mesmo que tragam algum tipo de transtorno para obra. Essa facilidade de observância se dá pelos motivos já mencionados. Bem como, a facilidade de comunicação e visualização dos profissionais, e a série de informações constantes no modelo.

Conclusão

Como observado, fica claro que a aplicação do conceito BIM é muito importante para a evolução da área. Não deixe que esse conceito passe batido e foque em obter os conhecimentos necessários para aplicar o BIM. 

Leia também: O que é pré-obra? 10 dicas infalíveis para evitar problemas nessa importante fase.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário