Descubra os 5 fatores que tornam a construção Steel Frame sustentável

Descubra os 5 fatores que a tornam a construção Steel Frame sustentável

A construção Steel Frame vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem exatamente do que se trata esse sistema de construção de imóveis. Bem como desconhecem o que torna a construção Steel Frame sustentável; Assim como outras construções.

Sendo assim, nós da Entenda Antes elaboramos este post para falar um pouco mais sobre o Steel Frame, mas principalmente sobre o que o caracteriza como um método ambientalmente responsável, visto que achamos de suma importância divulgar este tipo de alternativa. Desse modo, continue acompanhando o conteúdo para saber mais sobre o assunto. Boa leitura!

Mas afinal, o que é Steel Frame?

Antes de falar os cinco fatores que tornam a construção Steel Frame um método construtivo extremamente sustentável, faz-se necessário refrescarmos a memória do  sobre o que é o Steel Frame. Certamente você que acompanha a nossa página com frequência lembrará do nosso post “Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame!”, no qual abordamos de forma mais detalhada sobre o tema. 

Motivos que tornam a construção Steel Frame sustentável

Motivos que tornam a construção Steel Frame sustentável

Como destacado anteriormente, o método construtivo em Steel Frame apresenta inúmeras vantagens, sendo uma delas o fato de ser um sistema ambientalmente responsável. Desse modo, nós da Entenda Antes percebemos como fundamental divulgar amplamente este sistema de construção aqui no Brasil; onde ele ainda não é tão empregado, mas vem ganhando destaque.  

Nesse sentido, confira a seguir um conjunto de cinco motivos que tornam a Steel Frame sustentável.

  • Baixo consumo de água

A água é um importante recurso natural. Afinal, necessitamos dela em vários momentos em nosso dia a dia. Como para beber, comer, tomar banho, escovar os dentes…

Além disso, necessitamos da água em diversos processos. Como a produção de energia, criação de animais, agricultura, processos industriais e construção de casas. Dentre muitas outras atividades. 

Cientistas já apontam que precisamos mudar nossos hábitos, ou no futuro as próximas gerações enfrentarão problemas em relação a água. Atualmente, já é possível observar que em diversos locais. Inclusive no Brasil, já ocorrem muitos problemas em relação ao abastecimento de água.

Sendo assim, é necessário racionalizar o consumo e combater desperdícios no nosso dia a dia; principalmente nos processos que demandam alta quantidade de água. Nesse sentido, um dos principais fatores que tornam a construção Steel Frame sustentável é o fato dele demandar um baixo consumo de água. 

Para que você tenha uma noção, enquanto uma construção em alvenaria necessita de água na preparação do cimento, revestimentos internos e externos e fundações, no Steel Frame a água é utilizada apenas no radier, nas fundações e na limpeza das ferramentas, correspondendo a apenas um por cento do total de água que é consumida em uma construção tradicional em alvenaria. 

  • Baixo desperdício de produtos

Certamente você já reparou que na frente de qualquer obra há um container de entulho que não pude ser aproveitado. Isso mostra como a construção tradicional em alvenaria apresenta uma alta taxa de desperdício quando comparada com o método construtivo em Steel Frame

Como todo o material utilizado na construção já vem pronto de fábrica, o desperdício da construções não chega a 1%. Assim sendo, não há desperdício de material e não há geração de resíduos sólidos (lixo). Esse é um fator amplamente favorável para o meio ambiente. 

  • Baixa emissão de CO2

O sistema Steel Frame de construção também emite menos CO2 quando comparado aos métodos tradicionais em alvenaria. Isso porque os materiais empregados no método ambientalmente responsável geram baixa emissão de CO2 após a obra finalizada. 

Além disso, emite menos gases para a camada de ozônio quando comparado ao sistema tradicional de construção em alvenaria; O que contribui para evitar o efeito estufa. Esse é mais um motivo que torna a construção Steel Frame sustentável.

  • Economia de energia elétrica

Outro motivo que torna a construção Steel Frame sustentável, é que durante todo o processo de construção do imóvel, ele também garante maior economia de energia elétrica. Isso ocorre porque o sistema confere à construção um maior isolamento térmico. Isso diminui o uso de ar-condicionado, o qual utilizamos muito no Brasil. Sendo assim, o sistema Steel Frame ajuda no uso racional de energia elétrica e também no bolso de quem habita o imóvel. 

  • Utilização de produtos recicláveis

Por fim, outro importante fator do sistema de construção em Steel Frame que o torna uma alternativa sustentável é o fato dele empregar diversos produtos recicláveis. Um exemplo de material reciclável utilizado neste tipo de construção é a lã de PET; um isolante produzido a partir de garrafas PET recicladas. 

O aço galvanizado empregado na estrutura do sistema também é um material reciclável. Visto que pode ser reutilizado diversas vezes sem perder as suas propriedades. Há também como exemplo de produtos recicláveis as placas de OSB;o provenientes de madeira de reflorestamento, o que é outro fator que contribui para a preservação ambiental. 

Considerações finais

Como você pôde perceber, o método construtivo construtivo apresenta diversas vantagens, como a conclusão ágil da obra, mas também para o ambiente. O que além de fazer da construção Steel Frame sustentável, faz bem para o bolso de quem pretende construir um novo imóvel. 

Nesse sentido, a construção Steel Frame vem ganhando cada vez mais espaço em um mundo cada vez mais atento às questões ambientais e preocupado com o bem-estar das gerações futuras. 

E você, já conhecia o método de construção Steel Frame? Caso sim, compartilhe conosco a sua experiência. Do contrário, caso não conheça e tenha alguma outra dúvida, deixe nos comentários logo abaixo. Iremos adorar auxiliar você a compreender melhor este sistema de construção.

Até a próxima!

Continue lendo sobre o Steel Frame: Por que você deve considerar construir em sistema steel frame? Entenda Antes de fazer

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário