Construção rápida: descubra porque o Steel Frame é mais rápido que outros modelos de construção

Construção rápida: descubra porque o Steel Frame é mais rápido que outros modelos de construção

(Clique no vídeo para acompanhar visualmente esse artigo!)

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

A estrutura de uma obra é um dos itens mais importantes na  construção. Normalmente ela é realizada tendo como base o concreto armado. Em contrapartida, um sistema de construção rápida vem ganhando espaço na construção: o método Steel Frame.

O mercado da construção civil continua a crescer e se desenvolver a cada dia, de modo que a demanda por uma construção rápida requer métodos mais novos e eficazes.

Esse estilo de construção é chamado de Steel Frame e faz parte dessa inovação, tornando-se cada vez mais frequente em obras do Brasil.

A tecnologia prioriza fatores como sustentabilidade, conforto térmico, arquitetura mais moderna e o principal: a rápida execução. Desse modo, ele é muito necessário em um mercado que precisa acompanhar o crescimento populacional e está de olho nos impactos da indústria ao meio ambiente.

Dessa forma, o método de construção rápida Steel Frame beneficia tanto consumidores, quanto construtores, além do meio ambiente. Sendo assim, confira neste texto o porquê desse modelo ser mais rápido que os outros tipos de construção.

Primeiramente, o que é o Steel Frame?

Resumidamente, o Steel Frame é um método construtivo que tem como base para construção perfis de aço galvanizado leve, que são criados a partir de processos a frio e são empregados com finalidade estrutural. 

Assim, a finalização de sua estrutura principal é feita com placas e painéis que podem ser constituídos de diferentes materiais como:

  • placas cimentícias;
  • drywall;
  • madeira;
  • painéis de alumínio.

Depois da estrutura moldada com o formato requerido, são adicionados painéis para o fechamento das laterais da construção. Por último, é construído o telhado que pode conter lajes de aço galvanizado, madeira ou até lajes de concreto.

Essa opção de construção pode ser utilizada em obras de pequeno, médio e grande porte. Também conhecida como sistema construtivo a seco, o Steel Frame é rápido, seguro e resistente.

Por que o Steel Frame é é chamado de construção rápida?

Por que o Steel Frame é é chamado de construção rápida?

O sistema construtivo Steel Frame é uma das melhores opções para os empreendimentos brasileiros. Além de não utilizar cimento e tijolos em uma obra, o seu material estrutural possui mais de 1000 anos de durabilidade.

Como você deve saber, a construção tradicional de alvenaria é formada por vigas, lajes e pilares de concreto que são preenchidos com tijolos de cerâmica para vedação e finalização. Por outro lado, o sistema Steel Frame é totalmente industrializado e possui controle e qualidade durante todos as fases da construção.

Sendo assim, veja abaixo o porquê desse modelo de construção ser mais rápido.

Agilidade

Por conter uma estrutura com painéis fabricados industrialmente, a montagem é simplificada, já que os painéis chegam prontos à obra apenas para serem montados. Isso economiza tempo, pois se comparado com a alvenaria, esse estilo de obra pode diminuir em até 60% o prazo final de uma edificação.

Como é uma construção rápida e inteligente, ela atua com precisão em janelas, portas e paredes. Seus sistemas elétricos e hidráulicos são mais rápidos devido a estrutura de aço galvanizado. 

Diferentemente de outras construções, esse método não necessita do quebra-quebra de paredes. Isso economiza tempo, custos e gera um melhor acabamento na construção.

Além disso, em casos de vazamentos, é preciso apenas desparafusar uma das placas, localizar o vazamento, realizar o conserto e trocar a peça retirada. 

Tecnologia de ponta

Outro motivo para o Steel Frame ser mais rápido que outras obras é a tecnologia. Por esse motivo a construção é toda industrializada e não gera desperdício de matéria-prima. Além disso, o cronograma da construção pode ser seguido sem erros e surpresas. Ademais, todo o investimento é calculado com facilidade.

Quanto custa construir com Steel Frame?

Uma das maiores dúvidas quando falamos sobre o sistema Steel Frame é a respeito do seu preço. Não há um preço fixo para o sistema. Entretanto, ele varia de acordo com as necessidades do projeto, o preço do aço no mercado, entre outros fatores. 

Todos esses aspectos podem alterar o valor de um projeto. Assim, quanto maior a obra, mais cara e complexa ela se torna. 

Geralmente, o método de alvenaria é mais barato que o Steel Frame, devido ao prazo de realização, racionalização de materiais, menor custo de fundação e obra mais leve. Esses aspectos acabam tornando a obra de alvenaria mais barata em um primeiro momento.

Por outro lado, podemos perceber que o preço da construção de alvenaria é semelhante ao Steel Frame. Porém, os desperdícios, prazos de construção, valor final de mão de obra, fundação maior e peso da estrutura acabam deixando a construção com o sistema Steel Frame até 15% mais barata. Dependendo do tamanho do seu projeto este valor pode chegar aos 30%.

Sendo assim, se comparado a alvenaria, seu valor é mais baixo. Bem como, a perda de matéria-prima é praticamente zero e a maior parte de sua estrutura é reciclável.

Conclusão

Como você viu neste texto, o sistema construtivo Steel Frame utiliza tecnologia de última geração para desenvolver e finalizar uma obra com alto nível de qualidade em até 100 dias a partir de um local pronto.

Por se tratar de um método que utiliza materiais industrializados, a construção ganha resistência e durabilidade. Já que sua estrutura é controlada, testada e homologada antes de chegar a uma obra. 

Sendo assim, esses materiais garantem que as obras construídas tenham uma durabilidade maior que obras de alvenaria. Assim, elas ultrapassam os 300 anos sem precisar de manutenções e reparos.

A qualidade do sistema de construção rápida é muito melhor que a construção tradicional. Além da durabilidade e redução do prazo final da obra em até ⅓ se comparado a alvenaria, a construção rápida Steel Frame ajuda no isolamento térmico e acústico do ambiente. 

Se você gostou de descobrir porque o método Steel Frame é mais rápido que outras construções, deixe o seu comentário!

Leia também: Passo a passo de uma construção em Steel Frame

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário