Como utilizar tapetes e outros acessórios na decoração!

A decoração de um ambiente só está realmente completa com alguns acessórios e, em especial os tapetes. É ele o responsável por aquele toque a mais, por dar personalidade ao espaço, transmitir conforto e aconchego.

Porém, muitas pessoas não sabem como utilizar esse importante acessório e por isso, preparamos esta matéria com dicas para você fazer a melhor escolha. Entenda Antes e deixe sua casa muito mais bonita utilizando tapetes.

Thiago Conte Arquitetura

Dicas de como escolher e utilizar tapetes e outros acessórios na decoração

Tamanho e formato

  • Na hora de escolher o seu tapete pense se a peça traz, além de beleza, conforto para o ambiente e harmonia com o restante da decoração. Avalie seu estilo, formato, dimensões, cor, material de fabricação.

Veja também: Veja como você pode participar do processo criativo do design da sua casa – Entenda Antes!

  • É comum as pessoas escolherem um tapete grande que cubra totalmente o chão e nesses casos, vale a pena seguir a seguinte regra: suas pontas devem ficar cerca de 30 cm abaixo dos móveis. Essa medida é importante para garantir não só o equilíbrio, mas também para manter uma circulação segura no ambiente, sem o risco de tropeços.
  • O layout do ambiente é o define o formato do tapete. Os retangulares são os mais fáceis de serem usados, já que a maioria dos espaços possem esse formato. Já os tapetes redondos são indicados para ambientes pequenos, com mesas ou sofás redondos ou curvos.
  • Se você tem uma sala muito ampla você poderá encontrar dificuldades para encontrar um tapete do tamanho apropriado. Então, neste caso, vale apostar na tendência de fazer sobreposições com várias peças de tamanho médio. Mas atenção! Em residências com idosos ou crianças é bom evitar isso, pois há risco de acidentes.

Cor

  • Na hora de escolher a cor do tapete é importante levar em consideração os outros objetos e acessórios de decoração existentes no ambiente, tais como os móveis, cortinas, almofadas, estofados, papel de parede, etc.
  • Para não errar na hora de escolher a cor, vale considerar as seguintes regras:

a) Ambientes neutros: tapete colorido, floral ou geométrico;

b) Ambientes marcantes: tapetes de tons neutros ou nos mesmos tons do ambiente.

  • Sempre bom lembrar que os tons escuros já podem dar sensação de que o ambiente é pequeno. Por isso, só devem ser usados em espaços espaçosos.
  • Ambientes mais formais e elegantes ficam ótimos com peças do tipo oriental.
  • Tapetes com estampas de animais podem ser problemáticas e difíceis de combinar com qualquer coisa.

Material

  • Tapetes são sempre bem-vindos em todos os ambientes. No entanto, é preciso sempre levar em consideração o material específico para cada um dos espaços.
  • Nas áreas externas, prefira os tapetes de materiais sintéticos. Entre eles, os que contenham Vinil, Poliéster e Fibra de Vidro, bem como os itens reciclados de PET, por exemplo.
  • Tapetes de fibras naturais não devem ser usadas nas áreas externas, pois eles podem sofrer grande desgaste com o sol, chuva e ventos. Portanto, evite os tapetes feitos de seda de bananeira, seda de bambu, sunpat, juta, lá, algodão e seda.
  • Sala de estar e quartos pedem tapetes aconchegantes, que oferecem prazer ao pisar. Os modelos de pelagem mais alta e macia são perfeitos. Em locais mais quentes, viscose e seda podem ser boas opções, já a lã e algodão são mais indicados para locais frios.
  • A sala de jantar pede tapetes de pelagem curta que facilitam a limpeza. Algodão e lã são materiais bem vindos.
  • O melhor tapete para os banheiros são aqueles que auxiliam a transição entre as áreas secas e molhadas, evitando escorregões uma vez que absorvem água.
  • Já na cozinha, os materiais sintéticos são perfeitos, pois podem ser facilmente lavados.

Aline Bispo

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário