Entenda a diferença de projeto e processo

Entenda a diferença de projetos x processos

Os termos projeto e processo são constantemente confundidos nas empresas. Porém, apesar de parecidos, eles possuem funcionalidades e resultados diferentes dependendo do objetivo que a empresa deseja alcançar.

Ambos, projeto e processo, são necessários para o bom funcionamento e a melhoria de uma empresa. Entretanto, para escolher o mais adequado é preciso definir o resultado que você deseja alcançar.

Apesar de muitas empresas ainda não desenvolver com tanta dedicação a gestão de projeto e processo, ela é cada vez mais necessária. Dentro de um mercado cada vez mais acirrado, cada empresa precisa estabelecer a sua própria estratégia que seja sustentável e que evolua constantemente. 

Leia também: Seguro para construção: O que você precisa saber

Vamos imaginar que sua empresa precisa adicionar um programa multifuncional seguro e que aumente a produtividade geral dos setores. Nesse cenário, você precisar de um projeto. Ele deverá englobar líderes entre os departamentos para seguir as fases de design, implementação e inclusão do novo software.

Em outro exemplo, um gestor de vendas percebe que os representantes de vendas estão demorando muito para conquistar novos leads em seu funil de vendas. Entretanto, nesse momento, o gestor tem poucas informações para entender se isso é causado por falta de funcionários ou pelo método de abordagem.

Nessa situação, é preciso otimizar o processo pelo qual os vendedores chegam até os clientes finais para assim definir qual é a melhor maneira de mudar e melhorar os resultados ao invés de começar um novo projeto.

Desse modo, um ponto comum entre projeto e processo é que ambos surgem para possibilitar boas práticas de gerenciamento para assim alcançar metas estratégicas de uma empresa. Neste texto você irá entender a diferença entre eles, suas formas de gestão e a importância de cada um deles na sua empresa.

O que é projeto?

Um projeto é um trabalho temporário que visa um efeito único. Desse modo, o projeto deve estabelecer uma data para começar, um intervalo para ser desenvolvido e uma prazo para ser finalizado.

Durante a implementação de um projeto, o foco é realizar mudanças e incluir essas mudanças no cotidiano da empresa. Além disso, um projeto visa acabar com o “status quo” dos processos. Nesse sentido, ele é desenvolvido progressivamente e possui recursos estabelecidos.

Isto é, um projeto é algo que precisa ser entregue dentro de um prazo. Assim, ele é um empenho colaborativo para desenvolver produtos e serviços com objetivos exclusivos. Ele envolve a dedicação mútua para construir algo que as atividades diárias não são capazes de cumprir. Veja abaixo os principais tipos de projetos:

Projeto empresarial

O projeto empresarial visa criar uma oportunidade de expansão, melhorar soluções e até dar forma a um novo empreendimento. Nesse modelo a empresa organiza e investe capital na idealização do projeto.

Projeto de sistemas

Esse estilo de projeto torna real as necessidades de clientes que precisam de soluções técnicas. Sua meta é encontrar e definir modelos de programas viáveis que solucionam os problemas de seus clientes.

O que é processo?

O processo é definido como todas as tarefas empresariais contínuas e repetitivas, como o abastecimento de matérias primas em um estoque, uma linha de produção, a programação de uma fabricação, dentre outros.

Apesar de os projetos serem desempenhados por funcionários, de forma planejada e controlada, os processos são gerenciados de modo diferente.

Diferentemente do projeto, um processo visa a conformidade e estabilidade, e assim buscam garantir a sequência e padronização de um processo. Veja abaixo os principais tipos de processos:

Processos essenciais

O processo essencial preza pela essência do funcionamento de uma companhia. Desse modo, ele gera o serviço ou produto e difere de uma organização para outra.

Processos de suporte

O processo de suporte desenvolve produtos internos, assim não gera valor aos clientes externos. Um exemplo é a seleção de colaboradores.

Processos gerenciais

Já o processo gerencial engloba todas as atitudes que os gestores realizam para acompanhar os processos de negócios. Um exemplo que podemos citar é a definição de objetivos da empresa.

Principais diferenças entre projeto e processo

projeto e processo

Apesar de os termos estarem ligados e serem frequentemente confundidos, eles apresentam algumas diferenças essenciais.

A principal diferença entre projeto e processo está na temporalidade, ao mesmo tempo em que o projeto é temporário e único, o processo é repetitivo e contínuo.

Dessa maneira, o processo engloba uma sequência de atividades frequentes, que juntas formam a maneira como a empresa funciona. São atitudes repetidas e padronizadas que sempre terminam com o mesmo objetivo.

O objetivo desse processo é desenvolver produtos ou serviços que serão repetidos indefinidamente. Por meio desses processos, as atividades podem ser otimizadas, pois estão claramente definidas e não há necessidade de estabelecer uma atitude.

Desse modo, o time de processos deve estar atento aos diferentes setores da empresa, para identificar onde é preciso adicionar um processo ou se é preciso alterar um processo atual. 

Por exemplo, a emissão da folha de pagamento pode ser um processo. Se tiver sido implementado, a equipe de processo verificará continuamente as áreas que podem ser aprimoradas para melhorar a eficiência.

Já os projetos são mais localizados. Desse modo, quem trabalha na gestão de projetos deve dedicar-se a um projeto por vez, e assim acompanhar o desenvolvimento daquela ação em específico. 

Conclusão

Como você viu neste texto, projeto e processo são termos bem parecidos, porém desempenham funcionalidades distintas com um único objetivo: o sucesso de uma empresa. Por isso, saber diferenciá-los é fundamental para a vivência em empresas que entregam projetos frequentemente.

Os projetos e processos de sucesso deixam como marca operações eficazes. Assim podemos dizer que o sucesso de um projeto está em desempenhar boas práticas associadas a um processo eficiente. Dessa forma, os processos ajudam no desenvolvimento de uma abordagem mais consistente e auxiliam no desenvolvimento da organização como um todo.

Sendo assim, tanto os projetos quanto os processos possuem benefícios para uma empresa. Por fim, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre projetos x processos. Caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco!

Leia também: O que é e como o gerenciamento de projetos pode ajudar no dia a dia da sua obra

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário