(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
O sonho de ter a casa própria, ou melhor, construí-la do jeito que sempre imaginou é um desejo na vida de quase toda população. Afinal, grande parte das pessoas querem escolher cada detalhe da sua casa. Após a decisão de construir a própria casa, vem a aquisição do terreno, onde o mesmo pode ser plano ou então conter algum declive. É então nesta etapa que entra a terraplanagem, caso for necessário a movimentação de terra.
Nessa matéria você terá uma visão geral sobre o assunto, confira e Entenda Antes de fazer!
Você conhece o profissional que leva consigo o nome de Topógrafo?
O primeiro passo para construir a casa própria é fazer aquisição do terreno! Já o próximo passo é procurar profissionais da área que trabalham com Projetos Arquitetônicos. Assim eles podem dar continuidade à este sonho e consequentemente atender as necessidades que você tem.
Para que o Projeto Arquitetônico seja criado da melhor forma possível, o profissional precisará de dados técnicos e informações sobre o lote que será implantada o projeto. Dentre essas informações, listada abaixo estão quatro delas;
- Dimensões e condições do terreno.
- Informações sobre a variação de cotas.
- Presença e localização de elementos estranhos à obra – árvores, lagos, antigas pavimentações, etc.
- Prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.
Quem dispõe desses dados citados acima, sendo possível então, a produção de uma planta topográfica para o profissional do Projeto Arquitetônico é o Topógrafo.
Desse modo o projetista poderá criar o projeto com as informações reais do terreno, e a partir disso determinar se realmente à necessidade da movimentação de terra.
Veja também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!
O que é terraplanagem?
A terraplanagem nada mais é do que toda movimentação de terra onde futuramente será implantada uma construção.
Já sabemos que na aquisição de um terreno, o mesmo pode ser plano ou seja, uma superfície lisa, sem desigualdade de nível, e do mesmo modo pode não ser.
A terraplanagem é utilizada em terrenos que contém declives e/ou diferentes tipos de níveis, que podem causar dificuldades na hora de construir.
O objetivo principal desse serviço é retirar terra dos locais mais altos do terreno e colocar nas partes mais baixas, criando então um terreno plano.
Na imagem acima é possível observar na linha azul o perfil original do terreno, o vermelho indica o corte ou seja a parte mais alta, onde foi retirada a terra para ser colocada no verde, o aterro, que era a parte mais baixa, criando então a superfície plana, conhecida como platô, onde será implantada a futura construção.
Porém cada caso é um caso, no exemplo acima explicamos um dos tipos mais comuns de terraplanagem, em seguida mais um exemplo;
Em alguns casos o terreno se encontra em um desnível muito grande, sendo necessário então a compra de caminhões de terra para que seja possível deixar o terreno plano para implantar o projeto.
Nesse exemplo acima, visualizamos o terreno original na cor amarela, e dependendo do rumo que o projeto for tomando, é necessária a compra de terra.
Nesse caso é interessante que o projetista, tente ao máximo explorar o terreno original com as técnicas construtivas existentes. Assim, gerando então economia para o cliente, pois o aterro nessa situação tem um custo alto. Mas neste caso em específico foi necessário o uso de vigas para deixar o terreno plano.
Mas, afinal, o que é Aterro?
O Aterro ou Corte de terreno significa colocar terra, e materiais para preencher e/ou elevar o terreno. É muito usado para deixar o terreno plano. Mas essa técnica pode ser utilizada tanto para retirar desníveis quanto para criar desníveis propositais. Como por exemplo, o aumento da área da obra.
Veja abaixo um exemplo de aterro:
Em alguns ocasiões, é necessária a utilização de muro de arrimo para conter toda a terra que não foi mexida. Pois em dias chuvosos por exemplo, pode ocorrer deslizamentos caso não tenha o muro de arrimo.
Dica do Entenda Antes para você!
Todos serviços estão ligados a você, a realização do seu sonho, precisamos contar com profissionais que atendam suas necessidades. Sendo eles arquitetos, engenheiros, topógrafos, empresas que realizam o serviço de terraplanagem e etc.
Tudo é custo para o seu bolso, na hora de construir, economizar de forma certa é uma ótima opção. Lembre-se que tanto o serviço do topógrafo e o de terraplanagem é possível ter orçamentos, cotações de valores. Além das conversas com os profissionais envolvidos para saber qual vale mais a pena.
Além disso para te auxiliar montamos uma matéria de como fazer a cotação de materiais de forma correta, especialmente para você leitor da Revista Entenda Antes.
Acesse: “Cálculo rápido para descobrir a quantidade de material para a sua construção.”
Este post foi útil para você? Então continue acompanhando nosso site para receber mais dicas como essas!
Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas, isso pode ajudar quem está pensando em instalar um projetar e construir!
No meu caso, como é bem comum, vim pesquisar depois que a merda tava feita. Mas o artigo é excelente e didático. Parabéns, pelo trabalho.