17 Tipos de acabamentos para sua obra, se inspire e compare. Entenda Antes!

17 Tipos de acabamentos para sua obra, se inspire e compare. Entenda Antes!

Para quem está construindo ou reformando, a fase de acabamentos para sua obra, é considerada a cereja do bolo! Esse é o momento de pintar as paredes, escolher as bancadas, pisos e revestimentos, enfim… É quando a casa começa ter a sua personalidade.

Veja também: “Fase de acabamentos da construção, o guia especial para você – Entenda Antes!”

Por outro lado, é na fase de acabamentos que você vai encontrar a maior variedade de produtos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Então, é comum que as pessoas fiquem perdidas e sem saber por onde começar.

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo. Nesta matéria, selecionamos os principais tipos de acabamentos e suas características para facilitar a sua vida!


Paredes

Do ponto de vista do design de interiores, cada parede de uma casa é como uma tela em branco que pode ser usada de forma criativa.

O revestimento que você escolhe vai afetar totalmente a atmosfera do local, por isso, é preciso considerar o estilo de decoração que pretende seguir em sua casa.

Se você estiver considerando contratar um designer de interiores, esse profissional irá te orientar e de ajudar a deixar sua casa bem organizada, com uma linguagem única e com sua personalidade.

O ideal é consultar entre 3 a 4 profissionais, pois assim você compara preços e identifica na conversa quem poderá satisfazer melhor suas necessidades.

Veja também: “As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!”

A seguir, selecionamos as opções mais tradicionais de acabamentos para paredes:

Pintura

Essa é a forma mais comum e que oferece inúmeras possibilidades para dar acabamentos nas paredes. Você pode escolher cores vibrantes, criar texturas ou usar tintas especiais, por exemplo.

Azulejos

Os azulejos podem ser brancos, coloridos ou decorados com desenhos e texturas. Esse tipo de revestimento é ideal para áreas molháveis, como banheiro, cozinha e área de serviço, pois protege a parede.

Ladrilho Hidráulico

Como a tendência no momento é usar e abusar do estilo retrô, esses ladrilhos hidráulicos voltaram com tudo para proporcionar essa sensação visual retrô com grande estilo.

Com certeza eles irão deixar o ambiente com um toque super charmoso e elegante.

Por esse revestimento ser feito de forma artesã, seu preço é mais elevado que os revestimentos convencionais e sua aplicação requer mão de obra especializada.

Eles podem ser utilizados em detalhes na parede ou piso, lembrando que em ambos os casos, é aconselhável utilizar impermeabilizantes na superfície para conservá-los por mais tempo.

Arqtª Thaís Gonçalves

Gesso 3D

O revestimento de gesso pode ser encontrado em várias formas de relevo, como ondulado, geométrico, floral etc. As placas de gesso 3D formam uma composição de desenhos ou texturas na parede, criando um efeito luxuoso.

WR Gesso e Decoração

Pastilhas

As pastilhas tem uma grande versatilidade e encanto, são bastante utilizadas em piscinas, lavanderias, cozinhas e na decoração de banheiros, com um pouco de criatividade, pode-se criar infinitas formas e efeitos surpreendentes.

Flávio Lima Arquitetura

Madeira

Seja a madeira natural ou revestimentos que imitam o material, essa é uma boa opção para quem procura um ambiente mais rústico e aconchegante.

ARCHtec arquitetura e interiores

Pisos

Os pisos são revestimentos que sofrem muitos desgastes por conta do fluxo de pessoas, movimentação de móveis e uso de produtos químicos, por exemplo.

Por isso, você precisa dar uma atenção ao especial ao escolher o acabamentos para o chão da sua casa, considerando as necessidades específicas de cada ambiente.

Cerâmica

A cerâmica é um dos acabamentos mais populares e de baixo custo, disponível em uma variedade de cores e padrões. O piso cerâmico é durável, resistente à limpeza e pode ser usado na maioria dos ambientes.

Porcelanato

O porcelanato é um dos acabamentos mais versáteis, disponíveis desde minúsculos mosaicos até pisos de grande formato. Essa opção é resistente e durável, além disso, deixar os ambientes super elegantes.

Bruna Alvim Campos

Laminado

Essa é uma alternativa de baixo custo para a madeira original. O laminado é um material resistente, ele é mais indicado para áreas como quartos e salas de estar.

ARCHtec arquitetura e interiores

Vinílico

Uma das opções de acabamento bem utilizadas também é o vinil. Esse revestimento possui uma boa durabilidade e existe em uma enorme variedade de cores e estilos. Além disso, é vendido em placas autoadesivas práticas de instalar.

Madeira

Essa é a escolha mais tradicional. A madeira é extremamente durável e pode ser lixada e polida muitas vezes. Mas, por ser um material natural, seu custo é mais elevado.

Mármores e Granitos

Os mármores e granitos são revestimentos nobres e pra lá de elegantes, porém, como são pedras naturais, acabam sendo muito mais caros que os citados a cima.

Além da beleza requintada que essas pedras proporcionam ao ambiente, suas maiores vantagens são: super resistência à abrasão, dureza invejável e sua grande durabilidade, que acaba fazendo valer o investimento.

Essas pedras geralmente são utilizadas com muito estilo e sofisticação nas bancadas dos banheiros, mas também podem ser utilizadas no revestimento do chão e paredes. Nesse caso, vale lembrar em utilizar uma resina antiderrapante.

Forro

O forro é um dos principais acabamentos, ele é responsável por trazer personalidade e beleza para os ambientes, já que além de ter o papel de dar os acabamentos a laje, ele também tem função de esconder vigas, canos, conduites e criar a personalização da iluminação. Por isso, confie a instalação do forro a uma empresa especializada.

Faça uma solicitação no Entenda Antes e receba até 4 propostas de empresas próximas.

WR Gesso e Decoração

Gesso tradicional

Nesse tipo de acabamento, as placas de gesso são colocadas lado a lado e fixadas no teto por uma estrutura de arames.

Gesso acartonado/Drywall

O processo de instalação desse acabamento é semelhante ao tradicional, porém o gesso acartonado é mais versátil e prático.

Sanca de gesso

Esse acabamento funciona como uma moldura no teto e é ideal para quem quer um ambiente sofisticado, sem precisar rebaixar o teto.

INDESIGN ARQUITETURA

Veja também: “Conheça os acabamentos mais adequados para cada ambiente da sua casa – Entenda Antes!”

___________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento
×