Cuidados essenciais de início de obra para não ter dor de cabeça no futuro!

Gerenciamento de obra nos investimentos na construção civil - Entenda Antes

No início de uma obra é preciso que se dê atenção à alguns detalhes essenciais que, se negligenciados, podem trazer muita dor de cabeça no futuro, bem como prejuízos financeiros. Acompanhe este post e veja quais são esses cuidados essenciais.

Fundação da obra bem feita

Tudo começa pela fundação e por isso ela é tão importante. Ela abrange a infraestrutura da engenharia, ou seja, a parte estrutural começa abaixo do solo.

A fundação (ou alicerce) serve para apoiar a casa no terreno. Seus elementos irão receber o peso da edificação e as condições climáticas que incidem nele, e repassá-las ao solo com segurança.

Assim, a escolha do sistema de fundação irá depender não apenas do tipo do imóvel, se residencial, comercial, industrial etc., mas, principalmente, das características do solo onde a construção será erguida. É isso que irá garantir a segurança da propriedade.

As consequências de uma escolha de fundação inadequada ou feita de forma equivocada são graves. Certos erros no processo podem ser irreversíveis, culminando na necessidade de demolição da estrutura.

O aparecimento de trincas em tetos e paredes também pode ser sinais de erros na etapa de fundação da obra. Para não correr esse risco, é essencial contar com profissionais capacitados, pois só eles vão poder indicar o tipo correto de fundação para determinado tipo de terreno.

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

Impermeabilização de baldrames e paredes

Problemas com infiltrações nas paredes e lajes são muito com comuns e o resultado estético não é nada agradável. Porém, com a impermeabilização de baldrames e paredes logo no início da obra, você diminui consideravelmente os riscos de surgimento de qualquer infiltração.

Qualquer aplicação de sistemas de impermeabilização é muito mais fácil durante o período da obra.

No caso das paredes, basta adicionar aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco.

Os aditivos são compostos de polímeros vinílicos e devem ser misturados no momento de preparo da argamassa. Assim, o reboco passa a ter propriedades impermeabilizantes que vão evitar as infiltrações nas paredes. Outra boa ideia, é a pintura impermeável, com base acrílica.

Já no caso das vigas baldrames, a impermeabilização é feita com tinta asfáltica. Mas é importante que ela seja feita de maneira correta: a superfície deve estar limpa, livre de pó, graxas, óleos e desmoldantes e as fissuras e buracos também devem ser previamente tratados.

Compactação de solo

A compactação de solo consiste em um procedimento para melhorar as propriedades do terreno através de processos manuais ou mecânicos (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica).

Geralmente, quando um solo quando é transportado e aterrado ele fica fofo e heterogêneo e assim, pouco resistente e muito deformável. Os procedimentos de compactação visam fornecer ao solo melhorias desses aspectos, aumentando a densidade do solo.

Os benefícios da compactação do solo são:

  • Aumento da resistência à cargas;
  • Evitar o recalque do solo;
  • Aumentar a estabilidade;
  • Reduzir a infiltração de água;
  • Minimizar sedimentação do solo.

Se a compactação do solo não for realizada de modo eficiente, pode acarretar custos de manutenção desnecessários até mesmo o comprometimento da estrutura.

ARCHtec arquitetura e interiores

Nivelamento do terreno

Dificilmente você irá encontrar um terreno plano. Na maioria das vezes a topografia do terreno pode ser levemente inclinada. Aclive é quando a inclinação sobe em relação ao nível da rua e declive quando a inclinação desce em relação ao nível da rua.

Em ambos os casos, de aclive ou declive, será necessário o nivelamento do terreno para que ele se adeque ao projeto de construção.

O nivelamento deve ser realizado com a presença de um topógrafo que fará medições e marcações (geralmente com estacas) que indicarão os pontos importantes que precisarão de aterro ou terraplenagem.

Veja também: Construção em terreno com desnível, etapa de terraplenagem – Entenda Antes!

Por sua vez, a terraplenagem poderá ser feita de maneira manual ou com máquinas, conforme as dimensões e o grau de dificuldade.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário