Revestimento ripado: modelos, marcas e inspirações

Revestimento ripado - Entenda Antes

Em divisórias de ambientes, aplicado em móveis, tetos ou nas paredes, tanto faz! O revestimento ripado está em alta e cada vez ganha mais destaque nos projetos de interiores. 

Além do efeito estético tridimensional, os painéis ripados fazem sucesso entre arquitetos e designers por vários motivos. A facilidade de aplicação, versatilidade para combinar com vários estilos de decoração e variedade de modelos são alguns deles. 

Então, se você já ama o revestimento ripado, precisa ler este artigo até o final. Nele, apresentamos os principais tipos, modelos e marcas do revestimento para você aplicar em qualquer ambiente da sua casa. Confira! 

Madeiras naturais

Revestimento ripado - Entenda Antes

A maioria dos painéis ripados são feitos em madeira, sendo que as mais utilizadas são: Freijó, Imbuia e Cumaru. Como estas madeiras naturais são materiais nobres, o preço do revestimento ripado é um pouco alto. Em contrapartida, existem soluções mais econômicas, como o MDF laminado ou compensado naval que também funcionam bem para o propósito. 

Não é difícil entender por que o revestimento ripado de madeira é o favorito de arquitetos e design. O efeito da madeira combina com uma atmosfera mais rústica, assim como cria uma sensação contemporânea em qualquer área. Além disso, as madeiras nobres são altamente duráveis e resistentes.

Outro ponto positivo é que o painel ripado de madeira pode ter diversos desenhos. Ou seja, é possível fazer ripas mais largas ou finas, alterar o espaço entre os frisos, dentre outras possibilidades. 

Cerâmica

Existem vários modelos de revestimentos cerâmicos são feitos com efeito ripado. Alguns são tão semelhantes à madeira natural que, à primeira vista, é quase impossível perceber que se trata de um revestimento cerâmico e não um painel ripado de madeira. 

Portanto, essa pode ser uma boa alternativa para aplicar em paredes, já que a cerâmica é um material mais econômico, durável e fácil de manter.

A linha Wall Mosaic da Portobello, por exemplo, possui opções de revestimento ripado na cor branca e reproduzindo a madeira. Os materiais possuem relevo e texturas que são parecidas com papel de parede ou superfícies tridimensionais. Alguns modelos são: 

Revestimento ripado - Entenda Antes

Outro destaque de revestimento ripado em cerâmica é a coleção Criar, da Decortiles. As peças possuem textura e detalhamento ripado e, por isso, são ideais para criar painéis em ambientes internos. A coleção conta com dois modelos: o Filetto Canela e o Filetto Camel

Concreto

Por fim, quem prefere uma aparência descontraída e moderna, pode apostar no revestimento de concreto ripado. Nesse sentido, é possível encontrar peças de formas e tamanhos variados para criar diferentes composições. 

Uma vantagem é que o concreto aparente é prático, tem alta durabilidade e pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. 

A linha Apparente da Castelatto é um exemplo de revestimento de concreto ripado. Também existem materiais cerâmicos que reproduzem o efeito do concreto aparente, como é o caso do modelo Brasilia Concreto Cinza, da Portobello.

Revestimento ripado - Entenda Antes

Ambientes com revestimento ripado para se inspirar

Nada como alguns projetos incríveis para servir de inspiração, não é mesmo? Portanto, selecionamos alguns ambientes onde o revestimento ripado foi aplicado com muito bom gosto! 

Quarto

Revestimento ripado - Entenda Antes Bruna Alvim Campos
O revestimento ripado não é apenas uma decoração, assim como também uma técnica eficaz de zoneamento. Neste projeto, o ripado sutilmente separa a área íntima e o closet sem bloquear completamente a linha de visão. Além disso, precisamos destacar o efeito de continuidade com a aplicação da madeira no teto do quarto. 

Sala integrada

Revestimento ripado - Entenda Antes Carolinne Ataide Lima
Neste projeto, o painel ripado de madeira é o grande destaque da sala integrada. Apesar de espaçoso, é possível ter a sensação de conforto no ambiente. 

Ambiente integrado

Revestimento ripado - entenda antesHeloisa Zarpelon Arquitetura e Interiores
Aqui, o painel ripado proporcionou aconchego e mais sofisticação ao ambiente. Além disso, o espaçamento entre as ripas garante a ventilação do espaço. 

Revestimento na horizontal

Os painéis ripados também podem ser fixados na horizontal para criar a sensação de alongamento. Os projetos abaixo, por exemplo, mostram como isso funciona bem:

Revestimento ripado - entenda antes

Revestimento ripado ARCHtec Arquitetura e Interiores
Percebeu como o revestimento ripado é versátil e bonito? Então, compartilhe nos comentários qual é o seu modelo favorito!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário