Como funciona a reforma para casas em Steel Frame?

Como funciona a reforma para casas em Steel Frame?

(Clique no vídeo para acompanhar visualmente esse artigo!)

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

As casas em sistema construtivo a seco estão conquistando cada vez mais espaço entre o público brasileiro. Sendo assim, é de suma importância que você esteja atento a este novo modelo construtivo. Bem como as especificidades inerentes ao modo que deve se suceder uma reforma para casas em Steel Frame

Desse modo, nós da Entenda Antes elaboramos este post com as principais informações sobre como funciona uma reforma para casas em Steel Frame. Caso você queira entender um pouco mais sobre este novo método construtivo antes de ler este conteúdo, veja o post “Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame!” Lá nós explicamos de forma mais detalhada tudo o que você precisa saber sobre este sistema.

Boa leitura! 

Como funciona a reforma para casas em Steel Frame?

reforma para casas em Steel Frame

  • Rede elétrica

Em construções tradicionais em alvenaria, para reformar toda e qualquer estrutura elétrica é necessário quebrar a parede do imóvel por onde passa o sistema elétrico, realizar os ajustes e, posteriormente, refazer toda a estrutura de cimento e pintar a parede novamente.

Sendo assim, a reforma elétrica em casas de alvenaria acarreta desperdício de materiais, pó e sujeira, barulho que perturba moradores e vizinhos. Além disso, entulha lixo, e necessita da contratação de uma caçamba específica para resíduos sólidos de construção civil. Isso gera ainda mais gastos para o proprietário do imóvel, além prejudicar o meio ambiente. 

Já a rede elétrica, numa reforma para casas em Steel Frame, não apresenta nenhum dos inconvenientes mencionados no parágrafo acima. Afinal, esse método de construção é mais rápido e não produz grande quantidade de resíduos.

Desse modo, para reparos no sistema elétrico em uma reforma para casas em Steel Frame, se faz necessário apenas retirar as réguas de revestimento, a membrana hidrófuga — a qual garante a proteção térmica da estrutura — e as placas que estão localizadas por onde passa a rede, as quais podem ser de Siding Vinílico ou OSB (Oriented Strand Board – Painel de Tiras de Madeira Orientada), sendo esta última a mais comum. 

Leia também: Manutenção residencial, de quanto em quanto tempo devo fazer? Veja quais são as principais

Como a casa construída a partir do sistema Steel Frame já vem com todas as peças pré-fabricadas, sendo necessário apenas encaixá-las durante a construção, desmontar apenas a estrutura pela qual atravessa a rede elétrica é muito mais fácil e rápido. 

Uma recomendação é que os profissionais responsáveis devem se certificar que os conduítes nao fiquem localizados rente às estruturas de aço galvanizado. Ou seja, na zona de perfuração.

Nesse sentido, os conduítes devem perpassar o perfil pelo meio através dos furos localizados no aço. Pois assim se garante que, no momento de parafusar as placas, a rede não seja danificada; e, consequentemente, a casa eletrificada.

Além disso, é importante acoplar uma proteção de plástico no local onde os conduítes atravessam o perfil de aço. Principalmente, para garantir que o aço não irá perfurá-los e atingir a rede elétrica. Caso o furo do perfil não seja redondo, mas sim no formato oblongo, é possível adicionar espuma em torno da proteção. Isso tudo, para garantir que ela se fixe no local.

Após realizar todos os ajustes na rede elétrica, os profissionais apenas terão que encaixar novamente as estruturas. Ou seja, é fácil notar que o procedimento é mais ágil. Pricipalmente, porque não emite tanto barulho e não produz sujeira e desperdício. 

  • Paredes

As paredes de casas de alvenaria necessitam frequentemente de manutenção e reformas. Afinal, estão mais suscetíveis a problemas relacionados à umidade, proliferação de fungos, dentre outros.

Quando esses inconvenientes são identificados, é necessário quebrar toda a parede. Depois de realizar os ajustes, montar toda a estrutura novamente. Isso acarreta em inúmeros transtornos para quem habita o imóvel e para os vizinhos. 

As casas em sistema Steel Frame, além de serem concluídas mais rápido, demandam menos reformas. Visto que as paredes possuem diversos materiais que impedem a proliferação de fungos e umidade. Uma delas é a membrana hidrófuga, que é responsável por proteger as placas que compõem a estrutura. Garantindo assim a ventilação e proteção térmica. 

Além disso, qualquer inconveniente com o sistema hidráulico, como veremos adiante, é facilmente identificado e corrigido. Assim como ocorre com o sistema elétrico apresentado anteriormente.

Você pode se interessar: Como funciona a reforma das casas pré-fabricadas, dá pra ampliar?

De qualquer maneira, quando for necessário mexer nas paredes durante uma reforma para casas em Steel Frame, é necessário primeiramente identificar qual parte da parede se deseja ou se necessita reformar.

As paredes das casas em sistema Steel Frame são compostas pelo revestimento externo, as placas de OSB e a membrana hidrófuga das placas. Além dos materiais que garantem a proteção acústica do ambiente.

Assim sendo, caso se almeje reformar apenas o revestimento externo, não é necessário comprometer toda a parede. Mas caso deseje ou se necessite adentrar as demais camadas da parede, é possível alcançar especificamente aquela que demanda ajustes. 

  • Telhado

O telhado é uma das partes da casa que frequentemente mais demanda manutenção e reforma. Visto que está mais exposto às intempéries climáticas, tais como chuva e granizo, por exemplo. Isso pode acarretar problemas como quebra, infiltrações, umidade, proliferação de fungos e mofos, dentre outros inconvenientes. 

O telhado de uma casa construída em sistema Steel Frame é composto geralmente pela manta asfáltica, a qual ainda é reforçada com fibra de vidro. Além disso, a manta recebe um acabamento em grânulos cerâmicos. Por isso, garante proteção térmica contra raios UV (ultra violeta), fungos e mofos. 

Sendo assim, o próprio método de construção do telhado de uma casa em sistema Steel Frame proporciona um melhor acabamento e proteção ao imóvel. O que acarreta em menos problemas que possam demandar a necessidade de uma reforma. 

De qualquer modo, caso seja desejável ou necessário realizar a troca das telhas, como o sistema Steel Frame é baseado em estruturas pré-fabricadas as quais necessitam apenas serem encaixadas durante a construção do imóvel, durante a troca das telhas é necessário apenas desacoplar as estruturas e substituí-las por novas. 

Agora, se for necessário realizar reparos no teto de uma residência com mais de um andar; Na reforma para casas em Steel Frame o processo segue a mesma técnica apresentada anteriormente na seção “Paredes”. Visto que toda a estrutura de uma casa planejada em sistema Steel Frame é formada de perfis de aço galvanizado, placas e revestimento externo. 

Desse modo, não é necessário comprometer toda a estrutura se não for preciso. Podendo assim, adentrar apenas as camadas que demandam manutenção ou substituição. 

  • Sistema hidráulico

As casas construídas em Steel Frame podem utilizar tanto o sistema hidráulico convencional quanto o PEX. O PEX é um método próprio para residências planejadas em Steel Frame, mas também pode ser empregado na construção de casas elaboradas a partir de abordagens mais tradicionais, como a alvenaria.

Caso o imóvel seja em Steel Frame, mas não disponha do conceito PEX, a técnica de reforma segue a mesma daquela realizada em uma casa de alvenaria, exceto quanto a estrutura da parede e do piso, a qual garante maior facilidade e agilidade no desenvolvimento da reforma, como já apresentado anteriormente. 

Agora, caso a construção em Steel Frame apresente o conceito PEX, a reforma será ainda mais ágil e facilitada. Enquanto em casas de alvenaria com sistema hidráulico tradicional é necessário estudo para encontrar o vazamento para depois quebrar a parede, arrumar e refazer a estrutura, no sistema PEX esse processo é mais simples.

O PEX consiste em um sistema onde a fonte de distribuição de água na casa; Assim, alimenta ponto a ponto cada local que demanda saída de água. Ou seja, há um registro diferente para cada torneira, chuveiro e vaso sanitário da residência. 

Assim, quando há um problema com vazamento, é muito mais fácil identificar qual cano está apresentando problemas. Visto que é possível desligar todos e ir testando um a um. Além disso, para realizar uma reforma para modificar o local de uma pia, é necessário apenas ajustar o cano correspondente. 

Considerações finais

Como você pôde perceber, os mesmos benefícios encontrados na construção de casas em Steel Frame, tais como agilidade, praticidade, menos desperdício de materiais e menor geração de resíduos, também se fazem presentes no momento da reforma, o que torna este sistema muito mais atrativo em diversos aspectos.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário