O que são métricas e como elas vão ajudar na captação de novos clientes para o seu escritório de arquitetura e engenharia

O que são métricas e como elas vão ajudar na captação de novos clientes para o seu escritório de arquitetura e engenharia

Veja neste texto o que são as métricas, quais são os principais tipos e seus benefícios e como aplicá-las corretamente.

Em qualquer negócio é preciso avaliar resultados para manter o foco nas estratégias ou verificar a possibilidade de realizar modificações. O foco ajuda a fazer a manutenção e o aumento de bons resultados. Já as modificações servem para que o profissional verifique onde está errando e por que não está atingindo os resultados que almeja para o negócio. Em um escritório de arquitetura isso não é diferente.

Esse tipo de empreendimento é contratado para prestar serviços relacionados à construção civil, seja de residências ou estabelecimentos comerciais. A partir do andamento das obras e da aquisição de novos clientes, é possível estabelecer algumas métricas que avaliam se o escritório de arquitetura está realmente no caminho certo.

Acompanhe!

O que é uma métrica?

As métricas são o conjunto de parâmetros utilizados para verificar o andamento de determinada ação que é realizada. No caso dos escritórios de arquitetura, as métricas podem medir muitas coisas importantes, como o lucro, a produtividade, os custos, prazos, desperdícios, retorno sobre investimento, entre outras. 

Além disso, existem métricas específicas para identificar se a estratégia de marketing está funcionando. Nesse caso, elas são voltadas para analisar os novos clientes e a fidelização dos antigos. As principais métricas que analisam o marketing digital são a taxa de retenção de clientes, fontes de tráfego, número de visitas, custo por lead, entre muitas outras.

Para definir quais métricas utilizar é preciso ter uma boa estratégia, tanto no caso do dia a dia do escritório, que utiliza as métricas mais gerais de desempenho como um todo, quanto nas métricas voltadas ao marketing.

Com a escolha das métricas adequadas é possível alavancar resultados e verificar onde são necessários ajustes na estratégia. No caso de uma métrica estar com o resultado bem abaixo do esperado, talvez alguns ajustes solucionem o problema. A grande questão aqui é que o escritório só irá identificar esse problema se utilizar a métrica adequada para isso.

Qual a importância das métricas para um escritório de arquitetura?

Qual a importância das métricas para um escritório de arquitetura?

A grande importância das métricas é justamente as informações que elas transmitem aos profissionais envolvidos com o crescimento e o bom andamento da empresa. Como exemplo, podemos citar um escritório de engenharia que investe pesado em marketing digital, mas não tem um aumento sobre o lucro.

Para verificar isso é preciso analisar métricas de retorno sobre investimento, custo por lead, taxa de conversão e muitas outras que podem ser aplicadas. Com esses resultados é possível observar se o dinheiro investido está sendo bem utilizado ou não. Isso leva o profissional a repensar a sua estratégia de investimentos em marketing.

O mesmo ocorre em relação às métricas gerais de andamento do negócio. No caso do escritório de arquitetura, podemos utilizar a métrica da produtividade, caso o empreendimento não esteja conseguindo obter uma boa quantidade de lucro e não se saiba qual é a causa, por exemplo.

Utilizando a métrica da produtividade, que é a divisão da receita líquida de um projeto pelo número de colaboradores envolvidos nele, é possível observar o quando cada um dos funcionários do projeto produz em valores líquidos. 

Se o valor for muito baixo, talvez os funcionários não estejam sendo produtivos o suficiente ou que os valores cobrados não estão ajustados com a situação da empresa ou do mercado. A partir da interpretação dos resultado é que o escritório poderá encontrar boas alternativas para solucionar o problema.

De maneira resumida, a importância de utilizar boas métricas reside no fato de que informação é poder. Quando o gestor do escritório tem as informações adequadas em suas mãos, ele consegue tomar decisões mais acertadas, de modo que o negócio tenha grandes chances de crescimento.

Principais benefícios das métricas

Agora que você já sabe a importância real das métricas em um escritório de arquitetura, veja quais são os principais benefícios que elas podem trazer para o seu negócio:

Identificar os problemas

Como dito anteriormente, nada melhor do que utilizar uma boa métrica para identificar os erros que estão sendo realizados no escritório. Muitas vezes não é possível perceber rapidamente qual o ponto fraco de uma estratégia, ou quais as ações que poderiam ser aplicadas para evitar perdas e desperdícios no trabalho externo. 

A partir disso, as métricas podem dar um direcionamento para o gestor do negócio, de forma que ele consiga pontuar os problemas com a equipe e pensar em uma solução eficaz para essas questões.

Identificar os acertos

As ações certeiras que o escritório realiza também devem ser pontuadas e avaliada nas métricas. Se o escritório tem conseguido um bom desempenho realizando alguma ação, por que não aumentá-la? Por que não fazê-la mais de uma vez? Com o uso e a interpretação adequada dos resultados das métricas, é possível repetir o que deu certo para continuar evoluindo.

Obter maior lucro

Todas as empresas visam lucro e no caso do escritório de arquitetura isso não é diferente. É claro que a qualidade do trabalho nunca deve ser esquecida, bem como o trato com os clientes deve ser feito da melhor maneira possível. Mas é muito válido utilizar as métricas financeiras para verificar onde é desejável realizar ações para aumentar o lucro obtido.

Fidelizar clientes antigos

Os clientes antigos são tão, ou mais, importantes que os novos clientes. São os clientes antigos que voltam a fazer negócio com o escritório. Por isso, não se esqueça deles quando for verificar as métricas ligadas ao marketing físico e digital. Afinal, são eles que levaram o seu escritório até onde ele está hoje.

Conquistar novos clientes

Novos clientes são vitais para qualquer tipo de negócio, inclusive escritórios de arquitetura. A partir disso, não deixe de prospectar clientes, gerar leads e ter uma estratégia de marketing consistente a partir das observações realizadas por causa da utilização das métricas. Dessa forma, o escritório estará sempre em crescimento.

Ter um menor desperdício

O desperdício é um dos principais problemas de diversos negócios. É preciso utilizar métricas precisas que identifiquem se há algum prejuízo e auxiliem o gestor a tomar decisões. Assim, não haverá desperdício de materiais, da força de trabalho, de equipamentos, entre outros.

Essa métrica é bem interessante não só para a parte mais interna do escritório, mas também serve como parâmetro para que a equipe de construção possa verificar se não há desperdícios no canteiro de obras também.

5 Dicas para implantar as métricas

Existem algumas dicas que podem cair muito bem para quem deseja implantar algumas métricas importantes no escritório de arquitetura. Veja quais são elas:

Escolha as melhores métricas

Escolha as métricas que realmente você considera que são importantes para o seu negócio. Se você não trabalha com marketing digital, não é preciso focar nesse tipo de métrica por exemplo. Assim como se você identifica que o lucro não está entrando, talvez a utilização das métricas de lucro, lucratividade e produtividade seja o que você precisa.

Engaje a equipe

A equipe deve estar motivada para conseguir observar o resultado das métricas. Então, assim, propor as soluções que o escritório precisa. Afinal, nem sempre os gestores estarão na linha de frente do negócio. Desse modo, os colaboradores é que vão auxiliar a empresa no momento de analisar e indicar soluções para os problemas.

Faça relatórios

Para que o resultado das métricas não caia no esquecimento, é muito importante que o escritório mantenha relatórios dos resultados. Bem como, as sugestões trazidas pelos funcionários. Mas, principalmente, dos problemas que foram observados ao longo do tempo. Depois de um certo período, será possível verificar a evolução do escritório em relação às métricas.

Aplique soluções aos resultados

De nada adianta obter e saber interpretar os resultados das métricas se nada é feito para solucionar as questões encontradas. Analise tudo e busque sugestões, mas principalmente, tome uma atitude quando verificar que alguma questão não está correta. Isso faz com que os problemas sejam efetivamente resolvidos e não apenas constatados.

Crie metas

As metas são uma excelente forma de se motivar e de motivar os colaboradores da empresa. Crie e estipule prazos para esses objetivos e agradeça se a equipe conseguir cumprir o que foi estabelecido previamente. Isso faz com que todos se sintam vistos e reconhecidos pelo trabalho realizado. Afinal, existe uma melhora dos resultados das métricas.

Considerações finais

Enfim, o conhecimento e a aplicação das métricas tem grande importância no dia a dia de um escritório. Por isso, é preciso que os profissionais estejam atentos quanto aos resultados de cada uma das métricas escolhidas. Já que, assim é possivel compor a estratégia de crescimento da empresa.

A flexibilização dos resultados é permitida e muitas vezes possibilita que a equipe ainda se sinta motivada. Assim, mesmo quando fatores externos impedem o cumprimento daquilo que foi acordado. Assim, o ideal é que sempre se busque soluções imediatas e também de médio e longo prazo. Isso faz com que mais resultados apareçam em seu escritório de arquitetura. Siga as dicas de implementação das métricas e veja seu negócio crescer cada dia mais!

Leia também: Sistemas de gestão de obras: a solução para evitar problemas e atrasos

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário