O que é uma edícula? Confira alguns exemplos

Edícula

Sabe aquelas pequenas casas que geralmente são construídas nos fundos de um terreno? Elas são chamadas de edícula, um tipo de construção que já foi bastante utilizado nos lares dos brasileiros. 

Antigamente,  as construções nesse formato eram criadas com o propósito de gerar uma renda extra para a família. Ao aproveitar uma parte do quintal para construir uma casa independente da residência principal, era possível alugar para outras pessoas morarem. 

O tempo passou e as edículas ainda podem ser utilizadas para esse propósito. Porém, as pequenas construções ganharam um upgrade com projetos modernos e sofisticados, podendo ser usadas de diversas formas. 

Quer saber mais sobre o que é uma edícula e conhecer alguns projetos incríveis? Então continue a leitura!


O Entenda Antes lhe ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

 O que é uma edícula?

A palavra edícula significa literalmente casa pequena e é exatamente isso que ela é na prática. Geralmente, as edículas são compostas por sala, quarto, cozinha e banheiro. Mas nada impede que sejam criadas plantas diferentes. 

Uma utilidade que vem se tornando bastante comum para as edículas é como área de lazer. Dessa maneira, as construções podem conter uma cozinha gourmet, churrasqueira e até área de estar. 

O que você precisa saber antes de construir?

Tem um espaço sobrando no fundo ou nas laterais do terreno e quer construir? Então você precisa ficar de olho em alguns pontos importantes. 

Antes de mais nada, você deve informar-se sobre as questões legais para construir uma edícula. Assim como a maioria dos projetos de reforma ou construção, é necessário obter o alvará de construção na prefeitura. Isso é necessário pois a extensão altera a estrutura original do imóvel. 

Portanto, procure a prefeitura do seu município para conferir quais os documentos e procedimentos necessários para obter o alvará antes de iniciar a obra. 

Além disso, é importante respeitar as regras para construções, como recuo lateral ou de fundo e abertura dos vãos. Também prepare-se pois a construção de uma casa nos fundos será incluída no cálculo do valor para o IPTU. 

Exemplos de edículas para se inspirar

Uma das vantagens de ter uma casa pequena nos fundos do terreno é a versatilidade. Conforme já falamos, esse tipo de construção pode ser utilizado de várias maneiras, de acordo com a necessidade dos moradores. 

Então, se você quer se inspirar, confira alguns exemplos de edículas incríveis. Você vai se surpreender!

1. Edícula com piscina

Primeiramente, este projeto de edícula com piscina é a prova de que é possível criar ambientes extraordinários em uma área pequena!

Edícula - Entenda Antes

Edícula - Entenda Antes

 Flávio Lima Arquitetura

Para isso, o arquiteto Flávio Lima procurou aproveitar o espaço ao máximo e ainda proporcionar um ambiente aconchegante e contemporâneo aos moradores.

O projeto da área externa inclui uma piscina, espreguiçadeiras e até um pequeno jardim. Além disso, não podemos deixar de citar a cascata que deu um toque ainda mais especial nesta edícula com piscina.

2. Edícula com churrasqueira

O nosso próximo exemplo é esta edícula com churrasqueira. O projeto feito pelo arquiteto Igor Henrique é bastante compacto e aconchegante.

Edícula - Entenda Antes

Igor Henrique

A edícula aberta tem uma área gourmet com cozinha, churrasqueira, uma área de estar com mesa de madeira e um banheiro. A leveza do design contemporâneo super combinou com o toque rústico da madeira, dos tijolinhos e outros materiais naturais! O que você achou deste projeto? 

3. Edícula simples

Por fim, não podemos deixar de citar o modelo mais tradicional de edículas. Este projeto do arquiteto Igor Henrique ilustra bem como uma casa pequena pode ser simples e charmosa ao mesmo tempo. 

Edícula - Entenda Antes

Igor Henrique

A construção foi projetada para acomodar os moradores confortavelmente em um quarto, banheiro, sala e cozinha. Já a área externa pode ser complementada com mesas, cadeiras e até mesmo um pequeno jardim. 

E aí, solucionou todas as suas dúvidas sobre o que é uma edícula? Deixe seu comentário abaixo!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário